Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ônibus cor-de-rosa leva saúde para mulheres



Quase 1 mil mulheres já foram atendidas pelo ônibus cor-de-rosa
Quase 1 mil mulheres já foram atendidas pelo ônibus cor-de-rosa

Caravana de saúde móvel está sendo utilizada na Semana da Mulher; iniciativa é da Prefeitura de Pirajuí

Ele não é a pantera, mas é todo cor-de-rosa. O “Ônibus da Mulher” faz parte do Programa Municipal de Saúde da Mulher de Pirajuí. O veículo todo personalizado na cor rosa está sendo utilizado na Semana da Saúde da Mulher, que ocorre esta semana, entre os dias 5 e 8 de março.
A semana ocorre em pontos diferenciados, como comunidades rurais, e envolve desde atendimentos de beleza, atividades físicas, orientações sobre a saúde da mulher, entre outras atividades.  A ação é realizada pela prefeitura da cidade, Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista (Gepron) e outros parceiros.
Ônibus da Mulher 
Adquirido com recursos do município e do Governo Federal, desde 2008, o veículo todo personalizado na cor rosa e estampado com rostos femininos pertence ao Programa Municipal de DST/Hepatites/HIV e Aids e recebe as pirajuenses de segunda a quinta-feira, conforme a agenda do mês divulgada previamente nos meios de comunicação da cidade.

Os atendimentos são realizados por uma equipe composta por um ginecologista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, todos colaboradores do Gepron. Mais de 941 mulheres já foram atendidas.
Mulheres mais saudáveis 
Segundo a diretora adjunta da Saúde do município, Yara Garcia, a iniciativa qualificou as ações de atenção básica à saúde da mulher, possibilitando o alcance de novos territórios e pacientes, uma vez que grande parte da população está na zona rural nos distritos.

“Por meio da prevenção, desejamos combater os casos de câncer de colo de útero e de mama. Esse ônibus nos ajuda nesse propósito. Quando ele chega a mulherada fica toda animada. Mal conseguem acreditar. Chama muita atenção”, conta Yara. 
A paciente Fátima Aparecida Santiago Requeijo é uma das usuárias e afirma que fica lisonjeada com o atendimento. “Somos tão bem tratadas, parece que é mentira que esse ônibus existe. Toda cidade deveria ter um desse”.
Fonte: Bom Dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário