Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Fiscalização flagra novo cemitério clandestino de ônibus em Manaus

16/03/2012 12h32



Terreno privado fica no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte.
A empresa foi autuada em 351 Unidades Fiscais do Município (UFMs)


Do G1 AM

Terreno abrigava mais de 100 carcaças de ônibus sem licenciamento ambiental (Foto: Divulgação/Semmas)
Terreno abrigava mais de 100 carcaças de ônibus sem licenciamento ambiental (Foto: Divulgação/Semmas)
A
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) autuou, nesta quinta-feira (15), a empresa de transportes União Cascavel por manter cerca de cem carcaças de ônibus, entre outros materiais, sem licenciamento ambiental em um terreno privado no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus. De acordo com a Semmas, a empresa foi autuada em 351 Unidades Fiscais do Município (UFMs), correspondente a multa de R$ 7.044, enquadrada nos artigos 137, inciso 11, e 138, inciso 25, da Lei 605/2001 (Código Ambiental do Município).


De acordo com a Semmas, o terreno abrigava, além dos ônibus, centenas de entulhos de peças, fibras de vidro e restos de veículos, amontoados. Este é o segundo caso de depósito clandestino de ônibus encontrado pela Semmas em menos de dez dias. O primeiro, situado na Avenida Uirapuru, no bairro Cidade de Deus, também abrigava de forma irregular mais de cem ônibus. O proprietário do terreno também foi autuado e tem o prazo de 30 dias, a contar da data da autuação, para apresentar uma solução de retirada dos veículos do local.

O artigo 137, inciso 11, considera infração grave instalar, operar ou ampliar obras ou atividades sem licenciamento ambiental ou em descumprimento de condicionantes e prazos ou em desacordo com legislação e normas vigentes. Já o artigo 138, inciso 25, considera infração muito grave depositar no solo quaisquer resíduos líquidos, gasosos ou sólidos sem a comprovação de sua degradabilidade e da capacidade de autodepuração.

A Semmas informou que fiscais da secretaria vão ao local nesta sexta-feira (16) para notificar o proprietário do terreno a providenciar a retirada os ônibus do terreno. O responsável pelo setor de transporte da empresa União Cascavel, Antônio Carlos, informou ao G1 que os ônibus estão em condições de serem leiloados. Ainda segundo ele, o local escolhido para abrigar os coletivos desativados não oferece riscos à população.

"Deixamos os ônibus em um local que não atrapalha o andamento operacional da empresa nem da comunidade. É uma área isolada, que faz parte de uma propriedade particular. Se a logística de Manaus para enviar esses veículos para outros estados fosse favorável com certeza a União Cascavel e demais empresas tomariam as medidas necessárias", disse.

Fonte: Portal G1-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário