Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Após 7 meses parados em um terreno público, 238 ônibus são entregues

Da Redação

Arquivo/FE
44 anos é o tempo de uso de um ônibus de Terra Nova do Norte

Após sete meses parados em terreno público, os 238 ônibus destinados ao transporte escolar foram entregues aos gestores de 141 municípios. Os ônibus já estavam em poder do governo desde maio, mas só serão utilizados pelos alunos em 2011. Ao todo, Mato Grosso conta com mais de 800 mil alunos (contando estudantes dos municípios e do Estado). Apesar da entrega, eles só irão efetivamente entrar em funcionamento no ano letivo de 2011.


Segundo o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o número ainda é pouco diante da necessidade do Estado. Para ele, são necessários cerca de 3 mil ônibus para fazer o transporte em todas as regiões.
Ele alerta para as condições dos veículos que vinham fazendo o serviço no interior do Estado. “São ônibus muito velhos, que não são apropriados para o transporte de estudantes. Em Terra Nova do Norte, por exemplo, temos ônibus escolares com 44 anos de uso. O que está vindo agora pelo governo é pouco, mas é um começo”, afirmou.


A secretária de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes, afirmou que a demora para a entrega se deu porque foi esperado passar o período eleitoral. Após isso, os ônibus foram encaminhados ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) para emplacamento e registro, serviço que ficou pronto somente na semana passada.


De acordo com a secretária, a entrega dos ônibus faz parte de um novo modelo educacional que busca a inclusão das áreas ruais. Ela confirma que Mato Grosso vinha trabalhando com ônibus muito antigos e inapropriados para o transporte escolar. “Muitos ônibus vão para o campo depois de rodar vários anos na cidade. Municípios pequenos acabam adquirindo estes. Não adianta melhorar a estrada se não há transporte”.


O prefeito de Diamantino, Juviano Licon, reclama da falta de segurança que os ônibus antigos apresentavam. A expectativa do prefeito é que 100% da frota seja renovada. A previsão do governo de Mato Grosso é que até o meio do ano que vem 60% da frota de ônibus escolares seja renovada. A proposta é que até 2014 toda frota já seja composta por veículos novos.

SINARA ALVARES
REPORTAGEM LOCAL

Publicado em : 07/12/2010

Fonte: Folha do Estado
http://www.folhadoestado.com.br/0,,Folha8204

Nenhum comentário:

Postar um comentário