Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sorocaba - Ônibus da Mulher e do Homem


Ônibus do Homem e da Mulher

Confira as agendas dos Ônibus da Mulher e do Homem clicando aqui

A Prefeitura de Sorocaba foi pioneira no Brasil a manter duas unidades móveis, que visitam os bairros especialmente para cuidar da saúde da população: os Ônibus da Mulher e do Homem, que oferecem gratuitamente diversos tipos de atendimentos.
O Ônibus da Mulher, ou Ônibus Rosa, foi inaugurado em maio de 2007, com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres das comunidades mais distantes aos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba. A unidade móvel é totalmente adaptada e equipada para funcionar como unidade de saúde da mulher.Ônibus Rosa leva programas de saúde da mulher a diversos bairros
Entre as ações, as mulheres podem realizar exames de prevenção do câncer de colo de útero, recebe orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) para adultos e adolescentes, exames de mama, coleta de papanicolau (o exame preventivo do câncer de colo uterino), consultas de enfermagem, pedidos e encaminhamentos de exames, como mamografia, por exemplo, e consultas com especialistas. As mulheres não precisam agendar consulta, basta procurar o ônibus seguindo a programação divulgada pelo Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br.
Em pouco mais de um ano, o Ônibus Azul ultrapassou os 30 mil atendimentosJá o Ônibus do Homem, ou Ônibus Azul, começou a visitar os bairros da cidade em agosto de 2010, sendo criado para ampliar o acesso e orientação à população masculina sobre os cuidados com a saúde. O programa inclusive tornou Sorocaba destaque no 33º Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em Florianópolis (SC).
A unidade conta com dois consultórios para consultas médicas. A equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. Já, as consultas, são enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Além disso, a unidade também oferece testes de HIV e sífilis, dentro da campanha "Fique Sabendo".

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário