Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Campo Grande - Consórcio Guaicurus começa a operar transporte e reforça frota com 25 ônibus

Terça-Feira 27 de Novembro de 2012 

     Foto:David Majella    

Ainda na primeira quinzena de dezembro, o transporte coletivo de Campo Grande terá o reforço de mais 37 ônibus, uma ampliação de quase 7% da frota, que passará de 537 veículos para 574. O primeiro lote de 25 ônibus (sendo 5 articulados) foi colocado em circulação nessa segunda-feira (26) pelo Consórcio Guaicurus, vencedor da licitação, que vai explorar o transporte coletivo na Capital por 20 anos. Até 2014, todos os 44 ônibus articulados em circulação vão ser substituídos pelos modelos novos, adaptados para o sistema BRT (Sistema Transporte Rápido e Ônibus), que será implantado na Capital com a criação de corredores previstos no projeto de Mobilidade Urbana.
O prefeito Nelson Trad Filho acompanhou ontem pela manhã a primeira viagem de um dos novos ônibus articulados, percorrendo o trecho entre os terminais das Moreninhas e Guaicurus. Ele anunciou que no próximo dia 12 de dezembro entram em circulação mais 12 ônibus. “Não se troca de ônibus antigos por novos, mas de ampliação da frota, o que vai reduzir o tempo de espera, menos lotação, o usuário terá mais conforto”, explicou.
Os primeiros usuários que embarcaram no novo articulado ficaram surpresos com as inovações do modelo (climatizados, mais altos, com monitores para acompanhamento do tempo de duração da viagem até o terminal seguinte), que estampam na lataria desenhos refletivos de Ypê, a árvore símbolo de Campo Grande, que também poderão ser vistos à noite. “Além de bonitos, são bem mais confortáveis, principalmente porque a gente não vai enfrentar o calor na volta pra casa à tarde”, comentou a aposentada Alunil Senna, residente no Jardim Santa Felicidade, bairro vizinho às Moreninhas. “Espero que todos os ônibus sejam iguais a este novo”, comentou.
Enquanto os novos articulado vão atender as linhas troncais (que ligam os terminais), os 20 convencionais que já estão circulando vão reforçar as linhas Expresso Aero Rancho (083), Aero Racho – Shopping (082), Júlio de Castilho – UCDB (074), Jardim Carioca (421) e Dom Antônio Barbosa (319).
Nova tecnologia
Segundo o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior, os novos ônibus têm uma tecnologia que reduz em 99% a emissão de gases poluentes, estão equipados com GPS, câmeras de vídeo que vão gravar o embarque e desembarque de passageiros; acesso a internet wi-fi. Por um aplicativo no celular, os usuários também vão poder acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades. Além dos elevadores para garantir acesso aos cadeirantes, foi colocado um cinto de segurança melhor e mais reforçado.
Fonte/Autor: Flávio Paes Mtb/MS 07

Fonte: Prefeitura de Campo Grande


Nenhum comentário:

Postar um comentário