Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

São Paulo - Expresso Tiradentes é o favorito entre paulistanos e transita 78% mais rápido

28 de Novembro de 2012 - 12:05


O corredor de ônibus que liga o bairro do Sacomã ao Parque Dom Pedro, é considerado excelente por 84% dos usuários.


Com pouco mais de cinco anos em operação, o Expresso Tiradentes tem a melhor avaliação dos usuários dos sistemas de transporte da cidade de São Paulo. Dados da última pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) mostram que o Expresso foi avaliado com os conceitos “excelente” ou “bom” por 91% dos seus usuários. A avaliação está ligada à eficiência do sistema, onde é possível ir do bairro do Sacomã ao Parque Dom Pedro II em aproximadamente 13 minutos. Em vias urbanas normais, o mesmo trecho é feito em uma hora, ou seja, quem opta pelo Expresso Tiradentes chega ao destino 47 minutos mais rápido. Uma economia de tempo de 78%.


“É uma maravilha, chego no centro muito rápido”, afirma a vendedora Luiza Villagio, de 65 anos. Moradora do bairro São João Clímaco, ela diz que antes evitava ir ao Centro da Cidade. “Era muito complicado. A viagem demorava mais de uma hora. Agora chego no Parque Dom Pedro II em menos de 15 minutos. Às vezes venho duas vezes por dia comprar mercadorias”, completa.



Com 11 quilômetros de extensão, sendo oito quilômetros sobre vias elevadas, três quilômetros no solo, e seis estações intermediárias, o Expresso Tiradentes nasceu em meados de 1997 com o nome de “Fura-Fila”, mas só foi inaugurado em 2007.



Hoje, o Expresso Tiradentes conta com 50 veículos operando, dos quais são: 36 articulados, 10 biarticulados e 4 híbridos. Todos contendo o sistema GPS e 100% adaptados para pessoas com necessidades especiais.



Extensão



A médio e longo prazo está a conclusão do restante da extensão sudeste do Expresso Tiradentes, cuja obra foi repassado ao governo do Estado de São Paulo e à Companhia do Metropolitano de São Paulo.



Este segundo trecho, cujas obras começaram em 2010, será feito através de uma linha de monotrilho que fará a ligação entre o bairro de Cidade Tiradentes e a Vila Prudente. Neste bairro, será construída uma estação, que também substituirá o atual Terminal Vila Prudente, onde poderá ser feita a transferência de modal, integrando também a estação de metrô Vila Prudente.



Central de monitoramento garante a segurança do usuário



Além da alternativa mais rápida de deslocamento, o Expresso Tiradentes também proporciona segurança e conforto ao usuário. Em média são quatro pessoas por metro quadrado viajando e, até hoje, não houve acidente.



Todo o sistema é monitorado por câmeras de segurança, onde as imagens são transmitidas para uma central de monitoramento que observa os usuários e controla a circulação dos ônibus nas estações intermediárias que integram a linha.



“Eu nunca tinha entrado no Expresso e não sabia para qual direção ir. Um funcionário me viu pelas câmeras de segurança e rapidamente apareceu uma pessoa para me ajudar”, contou o serralheiro José de Moura, de 42 anos. “Moro em Mauá e por causa do trânsito resolvi deixar o carro por lá. O que eu não imaginava era que faria o caminho tão rápido e de forma tão segura e confortável”, destacou.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário