Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Porto Alegre - Capital terá frota de táxi adaptado para cadeirante


12/09/2012 09:29:02

Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Serão 85 novos táxis adaptados, além dos 1.672 ônibus com acesso especial
Serão 85 novos táxis adaptados, além dos 1.672 ônibus com acesso especial
Foi apresentado na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o modelo para os novos táxis adaptados para cadeirantes de Porto Alegre. Os veículos são do tipo utilitário, possuem elevador elétrico, feitos em aço que suportam até 485 kg e são operados por controle remoto. Ao todo, serão 85 novos táxis desse modelo na frota, com licitação prevista para o final desse ano. Atualmente, a Capital conta com 3.925 táxis.
 
O equipamento, que permite o acesso do cadeirante no veículo em pouco mais de um minuto, é homologado pelo Inmetro. A capacidade do táxi adaptado é de cinco passageiros. Com o cadeirante, o número muda para quatro. “Mesmo adaptados, a tarifa será a mesma dos táxis comuns. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a acessibilidade no transporte público da cidade.”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC. 

Acessibilidade - Atualmente dos 1.672 ônibus da Capital, 886 (53%) já estão adaptados para cadeirantes. Em razão de lei municipal, todos os novos ônibus que entram na frota já devem ser adaptados. Das 403 lotações, 136 possuem espaço para cadeirantes.
 


Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Caren Mello

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário