Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 23 de setembro de 2012

12 anos de Linha Turística do Bonde de Santos





Linha Turística do Bonde de Santos completa 12 anos com mais de 1 milhão de passageiros.

Cercado de glaumour, o bonde turístico que circula no Centro Histórico completa no dia 23 de setembro de 2012 (domingo), 12 anos caindo no gosto de santistas e visitantes.

Nesse dia, também se comemora o DIA DO BONDE, conforme lei municipal 2551/2008. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), desde sua inauguração, em 23 de setembro de 2000, até agosto de 2012, a linha criada pela prefeitura já transportou mais de 1 milhão de passageiros.

Museu Vivo
Hoje, Santos tem o Museu Vivo de Bonde, com 12 veículos procedentes de vários países. Seis estão em circulação: três escoceses, dois portugueses, alem de outro escocês que serve de posto de informações turísticas no Gonzaga, além de um reboque de prefixo nº 1.

Na garagem da CET estão alguns exemplares de Portugal, Itália e Estados Unidos à espera de restauração. Em agosto, Nagasaki (Japão) doou um bonde para a cidade, que dever ser entregue em até dois anos.

Passeio
Passear de bonde pelas ruas do Centro Histórico é como voltar  a um passado de nostalgia e romantismo. A saída é da Estação Buck Jones (Praça Mauá). O trajeto tem cinco km e leva 45 minutos acompanhado de guia bilingue, que conta a história da cidade e dos locais. O roteiro envolve 40 pontos turísticos, históricos e culturais, como a Estação do Valongo, Catedral, Teatro Coliseu, Pantheon dos Andradas, Palácio Saturnino de Brito (Sabesp), Bolsa do Café, Monte Serrat, entre outros. O bonde cirucla de terça a domingo, das 11:00 às 17:00 horas. O ingresso custa R$ 5,00.

A Setur (Secretaria de Turismo) também agenda passeios para grupos de escolas, associações, entidades, empresas e idosos. Mas é preciso agregar, no mínimo 10 pessoas por viagem (o bonde tem capacidade para 45 passageiros sentados). Contatos pelo telefone 3201-8000.

Fotos: Anderson Bianchi

Fonte: Diario Oficial de Santos nº 5739 de 22 de setembro de 2012

Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário