Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Governo do Estado inicia neste sábado (22/09) operação comercial do Terminal Cecap, em Guarulhos


17/09/2012


Serão beneficiados 35 mil usuários/dia, com integração física entre linhas da EMTU/SP e municipais; investimento foi de R$ 6,6 milhões
Começa a operar neste sábado (22/09) o Terminal Metropolitano Cecap, em Guarulhos, localizado na confluência das avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves. Com nove linhas metropolitanas e 21 municipais, o terminal beneficia diretamente 35 mil usuários/dia do município e da região norte de São Paulo, que contam com integração física entre as linhas intermunicipais e municipais. O investimento do governo do Estado na obra foi de R$ 6,6 milhões.
O local é dotado de infraestrutura que inclui rampas, passeios, banheiro, piso podotátil, plataforma elevada de 28 cm, corrimão e guarda-corpo (proteção para cadeirantes), sinalizações visual e tátil de ambientes e bicicletário com 130 vagas.
Com 8.500 m2 de área construída, o terminal faz parte do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi), que terá 32,3 km de extensão e está em construção pela EMTU/SP sob a coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O empreendimento suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar futuramente os usuários ao sistema metroferroviário nas estações Tucuruvi, do Metrô, e Tiquatira, da CPTM.
O Terminal Cecap será ligado ao Terminal Taboão - em operação desde maio - por um viário de 3,5 km a ser entregue ainda em 2012. Estima-se que o trecho seja utilizado por 10 mil passageiros/dia (dois sentidos de operação), usuários de uma linha municipal troncal e cinco linhas metropolitanas troncais previstas para operarem no trecho. Com os dois terminais operando, a movimentação de usuários é estimada em 60 mil passageiros / dia, número que inclui as linhas municipais e intermunicipais que passam pelos terminais Taboão e Cecap.
Os dois terminais se destacam pela condição estratégica na reorganização das redes metropolitana e municipal de transporte coletivo por ônibus. São locais de concentração de linhas que estavam com seus pontos finais localizados em ruas e avenidas do município de Guarulhos, causando, na maioria das vezes, incômodos aos moradores vizinhos e transtornos ao trânsito local.
Linhas intermunicipais
Nove linhas metropolitanas atenderão ao Terminal Cecap (segue abaixo relação)
Origem no Terminal
499 Guarulhos (Terminal Metropolitano Cecap) / São Paulo (Estação CPTM Dom Bosco)
De passagem pelo Terminal
016 Guarulhos (Terminal Urbano de Guarulhos) / São Paulo (Metrô Armênia)
121 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) / São Paulo (Penha)
139 São Paulo (São Miguel Paulista) / Guarulhos (Centro)
301 Itaquaquecetuba (Rancho Grande) / Guarulhos (Jardim Santa Mena)
318 Poá (Terminal Cidade Kemel) / Guarulhos (Centro)
318 VP1 São Paulo (São Miguel Paulista) / Guarulhos (Centro)
575 Guarulhos (Terminal Urbano de Guarulhos) / São Paulo (Metrô Armênia)
577 Guarulhos (Jardim Ipanema / São Paulo (Metrô Armênia)
Corredor Guarulhos – São Paulo
Até 2014, está prevista a conclusão de três trechos: Taboão – Cecap (3,5 km), Cecap – Vila Galvão (12,4 km), e Vila Endres – Tiquatira/Penha (6,5 km).
Trecho Taboão – Cecap: previsão de conclusão em 2012.
Trecho Cecap – Vila Galvão: previsão de conclusão em 2013.
Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha: previsão de conclusão em 2014.
Divulgação à população
O início da operação comercial do Terminal CECAP neste sábado promoverá várias alterações nos pontos de parada que estão hoje localizados nas proximidades do Terminal. Para comunicar e reforçar o novo serviço, a EMTU-SP desenvolveu folhetos,  divulgação à Imprensa( jornais, rádios, tvs e sites da Grande São Paulo), 0800, além de cartazes dentro dos ônibus. A comunicação começa a ser veiculada neste início de semana.
EMTU/SP em Guarulhos
A EMTU/SP gerencia e fiscaliza o transporte intermunicipal na Região Metropolitana de São Paulo, dividida em quatro áreas de concessão. Guarulhos faz parte da Área 3, que inclui ainda os municípios de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. O município é servido por 122 linhas intermunicipais operadas pelos consórcios Internorte e Unileste.

Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário