Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 19 de junho de 2011

Volvo: fábrica no PR produzirá híbrido

TER, 14 DE JUNHO DE 2011
Empresa venceu disputa com duas filiais
Primeiras unidades devem entrar em operação em 2012
O Grupo Volvo anunciou que a unidade fabril localizada na cidade de Curitiba (PR) será a responsável pela produção dos primeiros modelos dos ônibus híbridos – eletricidade e a diesel – fora do território sueco. O Hibribus é resultado de um projeto mundial da montadora que visa desenvolver e fornecer ao mercado alternativas diferenciadas para o transporte urbano.
Há três anos, a fabricante sueca passou a testar o protótipo de ônibus híbrido em seu país e, posteriormente, em Londres, Bélgica e no Brasil, nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). A fábrica brasileira venceu a disputa com as unidades da companhia na Índia e no México.
Segundo Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, pesou na decisão do Grupo Volvo a boa aceitação que o ônibus híbrido teve no País no ano passado. “Muita gente ficou interessada”, diz o executivo. A empresa testou, até o início deste ano, o chassis 7700 Hybrid, importado da Suécia.
Também colaborou para a escolha da fábrica local o grande potencial de vendas desse modelo de chassis a diesel para os sistemas organizados de transporte coletivo urbano, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit na sigla em inglês), como o existente na capital paranaense.

De acordo com a empresa, a pré-produção do Hibribus começa no próximo ano, com uma previsão de 80 unidades a partir de um investimento R$ 16 milhões, com geração de 30 empregos. O desenho do chassi do Hibribus será feito em Curitiba.
Presidente da Volvo (dir) confirmou o propósito ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci
Além da linha de produção do Hibribus, a Volvo também terá investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões na ampliação da fábrica de pintura, na expansão do Centro de Operações Logísticas e na nacionalização das linhas de motores de 11 litros e de caixas de transmissão eletrônica para ônibus e caminhões.

O produto escolhido é um chassi padrão, na configuração 4x2 eixos. De acordo com Luciano Ducci, prefeito de Curitiba, os primeiros 60 ônibus entrarão em operação no sistema de transporte coletivo da capital paranaense já em 2012.Funcionamento
O ônibus opera com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
Informações da fabricante afirmam que a tecnologia permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%. Outro grande benefício, segundo a Volvo, é a redução de ruídos na comparação com os veículos convencionais.
Fonte:  WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário