Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Frota moderna nas ruas de Campos

31/05/2011

Os 25 novos ônibus adquiridos pela Empresa Tamandaré são equipados com moderno sistema de monitoramento através de câmeras, elevatória para facilitar acesso e área reservada para os cadeirantes


Vivianne Chagas
Em Campos, após a implementação do Programa Campos Cidadão o valor da passagem foi unificado, passando a R$ 1. Com isso, a prefeita Rosinha Garotinho iniciou um planejamento rodoviário com o Decreto 16/11, que determinou renovação da frota das empresas que operam no município. Visando cumprir a determinação, a Viação Tamandaré coloca 25 coletivos novos nas ruas, a partir de hoje.Os novos ônibus, ano 2010/2010, têm capacidade para 30 pessoas sentadas e 25 em pé. O investimento foi de cerca de R$ 8 milhões. “A parceria com a prefeitura foi essencial para a compra.
Com o programa tivemos a oportunidade de competir com o transporte alternativo, tendo uma passagem mais acessível. Antes, a cidade não tinha uma política de transporte. Hoje, a prefeitura faz sua parte e nós fazemos a nossa”, afirmou o diretor da empresa, Douglas Almeida.Os novos coletivos são equipados com sistema de monitoramento, elevatória e área reservada a cadeirantes. As câmeras têm capacidade de armazenamento de imagens por 24h e sistema inteligente, acionado com o movimento no interior do ônibus.
Já a elevatória para cadeira de rodas atende a uma lei federal, que exige o equipamento em todos os coletivos do país até 2014. Para acioná-la os motoristas da empresa passaram por um curso. “Eles são os responsáveis por descer, ajudar o cadeirante e acionar o dispositivo. Todas as linhas da empresa terão ônibus adaptados. Gostaríamos de contar com o entendimento dos demais passageiros, pois o motorista é o responsável por descer e subir o cadeirante. É uma questão de segurança e respeito às leis”, explicou.
A empresa com 23 linhas no total atende a uma visão pioneira da prefeitura, que determinou média de cinco anos de uso do veículo antes da troca. No Brasil a média já foi de 12 anos e há pouco caiu para 9. Ainda assim, de acordo com Douglas, a média nacional é de 10 anos, o que deixa Campos na frente das demais cidades do país. “A prefeita Rosinha derrubou essa média pela metade visando à melhoria do serviço. Nós estamos aqui com veículos na média de 4 anos, o que nos dá um ano à frente do pedido”.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário