Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Paraíba-Linha Integração reduz tempo de espera no Cidade Universitária


11 jun 11

Vinte e três minutos. Esse foi o tempo de viagem que o ônibus Integração levou para percorrer o itinerário Jardim Cidade Universitária e voltar ao terminal do bairro, localizado na Genésio Gambarra Filho (por trás do Geo Sul). O novo sistema passou a funcionar no bairro para atender melhor os moradores, que vinham sofrendo com os atrasos nas viagens das linhas 3510 (Via Epitácio Pessoa/ D.Pedro II) e 5310 (Via D. Pedro II/ Epitácio Pessoa), devido a obras de infraestrutura realizadas em algumas vias do bairro.
A nova linha passou a operar gratuitamente e em caráter provisório desde o último sábado (4), saindo do terminal de bairro para integrar com as linhas 5310 e 3510, que passaram a fazer o percurso pela Rua Antonio Targino Pessoa da Silveira ( rua do Colégio Geo). As linhas tiveram o itinerário modificado devido à realização de obras de infraestrutura nas Ruas Radialista Antonio Assunção de Jesus e Rejane Freire Correia. Em virtude da obra, a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) colocou um ônibus ‘Integração’ como forma de amenizar o problema temporariamente.
Pela avaliação dos fiscais e da diretoria de transporte do órgão, mesmo tendo que fazer alguns ajustes desde que o ‘Integração’ começou a circular, a decisão foi acertada. O ônibus está com tempo de viagem de 20 minutos, em média, com dois embarques e desembarques na Rua Antonio Assunção de Jesus (próximo ao colégio Século), que fica há 150 metros da Avenida Walfredo Macedo Brandão, e no terminal de bairro.
“Todos os dias a fiscalização se encontra aqui no terminal do bairro orientando à população quanto 
ao uso do ônibus ‘Integração’, e monitorando a operação para identificar qualquer falha e corrigi – lá”, disse o fiscal de transportes, Assis Cavalcante. Segundo ele, no início houve reclamações, mas agora muitos usuários estão elogiando a medida por terem à disposição uma linha que faz todo o percurso dentro do bairro em pouco tempo.
Esse é o caso da moradora Verônica Maciel, que disse que o tempo de espera do ônibus diminuiu consideravelmente por conta da integração, que deixa os passageiros há poucos metros da principal dos Bancários, ou no terminal de bairro, que é bem mais seguro. “Saio de casa e em poucos minutos o ônibus ‘Integração’ passa. Então, fiquei muito satisfeita com esse serviço implantado”, afirmou a usuária.
A estudante universitária Karol Santos mora a três anos naquela localidade e também aprovou essa mudança provisória. “Antes, por conta da infraestrutura, as linhas atrasam e nós acabávamos esperando muito. Agora, com a integração, melhorou o tempo de espera”, ressaltou.
A moradora Rosângela Souza disse que achou as medidas tomadas pela STTrans um avanço para assegurar mobilidade à população. “A integração não é exatamente o que a população solicitou, mas pelo menos depois da alteração feita no itinerário facilitou muito para os moradores do Jardim Cidade Universitária”, afirmou Rosângela.
Quem também se beneficiou com a integração foram os alunos que moram naquela localidade e estudam em colégios próximos à Avenida Walfredo Macedo Brandão.  Muitos estes se deslocavam para a escola a pé e, agora, estão pegando o ônibus ‘Integração’. A linha atende em média 40 usuários por viagem.
Na avaliação do diretor de transporte, Adalberto Araújo, a modificação está sendo positiva tendo em vista que o horário da linha ‘Integração’ vem sendo cumprido e, com isso, os problemas das linhas circulares 3510 e 5310 diminuíram. Depois da mudança, o tempo de viagem dessas linhas no percurso bairro/centro/bairro vem sendo feito em 88 minutos. Ele explicou que isso se deve ao fato de o ônibus ‘Integração’ realizar seu tempo de viagem em 20 minutos, fazendo com que os atrasos sejam minimizados nas linhas circulares. “Ao longo dos dias estão sendo realizados ajustes para melhorar o serviço no local,” garantiu o diretor.
Segundo Wallace Pereira, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Cidade Universitária, a mudança só beneficiou os moradores que antes tinham dificuldades de ir para seus trabalhos e escolas, esperando o ônibus por um longo tempo. “Hoje estudantes e funcionários da UFPB preferem pegar o integração para chegar ao seu destino, pois é mais rápido e objetivo”, afirmou Wallace.
A fiscalização de transporte está monitorando os horários de chegada e saída dos coletivos. Informações sobre o trânsito e transporte  na cidade podem ser obtidas através do telefone da Central de Reclamações e Informações (Cerin) da STTrans:             0800 281 1518      .
Itinerário do ônibus ‘Integração’ - Terminal de bairro (por trás do Colégio Geo), Rua Genésio Gambarra Filho, Rua Rejane Freire Correia, Rua Profª Maria Lianza, retorna para a Rua Rejane Freire Correia, Rua Ag. Fis. Walfredo Bezerra da Silva, Rua Drº Efigênio Barbosa da Silva, Rua Neurismar de Andrade Carneiro, Rua Rad Antônio Assunção de Jesus, Rua Antônio Targino Pessoa da Silveria, Rua Genésio Gambarra Filho, Terminal de bairro.
Itinerário das linhas 3510 e 5310 - Terminal de Bairro, Rua Genésio Gambarra Filho, Rua Antônio Targino Pessoa da Silva, Avenida Walfredo Macedo Brandão em direção ao centro.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário