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terça-feira, 23 de outubro de 2012

Seis consórcios querem sinalização do VLT da Baixada Santista


VLT

Veículo Leve sobre Trilhos de Santos, que deve começar a operar em 2014,
teve mais uma etapa de licitação iniciada. Seis consórcios entregaram as propostas
 para a concessão de sistemas de fornecimento de energia, sinalizações, telecomunicações
 e controle de passageiros e arrecadação. Foto apenas ilustrativa.
Consórcios entregam propostas para sistemas e sinalizações do VLT de Santos
Vencedor desta fase do certame deve ser divulgado na semana que vem
ADAMO BAZANI – CBN
Seis consórcios apresentaram nesta segunda-feira, na sede da EMTU –
 Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em São Bernardo do Campo, as
 propostas para serem os responsáveis pela implantação dos sistemas fornecimento de energia,
sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros para o SIM/VLT – Sistema Integrado Metropolitano do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que vai atender a Baixada Santista, ligando o Porto de Santos ao Terminal Barreiros, em São Vicente, e a extensão entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.
De acordo com a EMTU, o primeiro critério a ser levado em conta será o preço oferecido pelos consórcios. Em seguida, a comissão julgadora vai avaliar a metodologia de execução e a documentação dos consórcios.
O resultado deve ser publicado já na semana que vem, de acordo com o Governo do Estado.
A EMTU espera também para este ano publicar o edital das obras e assinar a contratação para o início das construções e assinar também o contrato com a empresa, grupo ou consórcio que devem vender os trens de pequeno porte.
As empresas interessadas em participar das obras já foram pré-qualificadas em agosto.
Os consórcios que entregaram nesta segunda-feira as propostas para o fornecimento de sistemas de energia, sinalização, telecomunicações e controles são:
Consórcio SICE
- SICE do Brasil Ltda.
- Sociedad Ibérica de Construcciones Eléctricas S.A.
Consórcio VLT RMBS
Composição:
- Construtora Ferreira Guedes S.A.
- Trans Sistemas de Transportes S.A.
- Adtranz Engenharia e Sistemas Ltda.
- Brascontrol Indústria e Comércio Ltda.
Consórcio VIA PORTO
Composição:
- Efacec do Brasil Ltda.
- Efacec Engenharia e Sistemas S.A.
- Trail Infraestrutura Ltda.
- Spavias Engenharia S.A.
Consórcio Sistemas VLT – SANTOS
Composição:
- Isolux Projetos e Instalações Ltda.
- Isolux Ingeniería S.A.
- Indra Sistemas S.A.
- Indra Esteio Sistemas S.A.
Consórcio VLT SANTOS – SISTEMAS
Composição:
- MPE – Montagens e Projetos Especiais S.A.
- Siemens Ltda.
- Tesc Sistemas de Controle Ltda.
Consórcio TT VLT SANTOS
Composição:
- Telvent Brasil S.A.
- TIISA – Triunfo Iesa Infraestrutura S.A.
CUSTOS E DEMANDA:
O VLT de Santos vai ter cerca de 15 quilômetros de extensão e em sua primeira fase deve atender a uma demanda de 70 mil passageiros por dia. Cada composição terá capacidade para 400 passageiros no total, com 2,65 metros de largura e 44 metros de comprimento.
Depois de inaugurar o VLT, a EMTU estima reduzir em 23% o número de linhas de ônibus intermunicipais., entre Santos e São Vicente, caindo de 52 trajetos para 32 .
O sistema, promete a EMTU, deve ser interligado com ônibus locais e intermunicipais.
O primeiro veículo deve ser entregue em abril de 2014 e a frota completa estará em operação em março de 2015. Só para os veículos, o Governo deve investir R$ 284,3 milhões.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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