Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 27 de outubro de 2012

Bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos HOJE (2)















Bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos neste sábado
Um dos cartões postais mais famosos do Brasil vai faz aniversário hoje. São cem anos de funcionamento do bondinho do Pão de Açúcar.

O BONDINHO EM 1912

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da capital fluminense, inaugurado em 1912.

O primeiro "cmarote carril" foi feito pela empresa alemã J. Pohling e transportava 17
passagerios. Seu interior era forrado e tinha bancos, que com o tempo foram retirados, alterando a sua capacidade para 24 pessoas. Outros materiais foram trocados, mas a cabine manteve o formato por 60 anos, até 1972

Tempo de viagem e velocidade
Priemeiro Trecho: 4 a 5 minutos a 2m/s
Segundo Trecho: 6 minutos a 2m/s

Tamanho
4m de comprimento com 1,8m de largura

CONCORRENTES À ÉPOCA
Até 1912 só havia dois teleféricos no mundo: o de Wetterhorn, na Suiça, e o de Monte Ulia, na Espanha. O bondinho carioca é o primeiro em perímetro urbano.

POR QUE "BONDINHO"
Os "camarotes carris" do teleférico lembravam muito, na cor e no formato, os bondes que circulavam pela cidade. Por isso o povo apelidou a nova atração de "Bondinho".


PÃO DE AÇUCAR

O Pão de Açucar, que consiste na verdade em 2 montanhas, é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Para se chegar ao topo o visitante sobe nos famosos bondinhos envidraçados, que saem da Praia Vermelha. A primeira parada é no Morro da Urca, que fica a 220 metros acima do nível do mar. A segunda parada é no Morro do Pão de Açúcar que fica a 396 metros. O percurso total de 1.330 metros é feito em 6 minutos.

Lá de cima tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.

ENDEREÇO:

Endereço do Bondinho que dá acesso ao Morro da Urca e Pão de Açúcar: Av. Pasteur, 520 - Urca - Praia Vermelha


COMO CHEGAR:

Como chegar ao Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar fica na Praia Vermelha no bairro da Urca. Pode-se chegar das seguintes maneiras:

De ônibus - Alguns ônibus te levam até lá como o 107 (Central-Urca) e 511/512 (Urca-Leblon, circular).

De Metrô - Comprar bilhete Integração Metrô-Ônibus, saltar na Estação Botafogo e pegar o ônibus integração 511A e saltar na Avenida Pasteur, próximo ao número 458. Caminhar 3 minutos até o local.

De táxi - Para quem está hospedado na Zona Sul ir de táxi é relativamente barato, além de confortável e seguro. Mas atenção: Alguns taxistas são desonestos, então exija que seja cobrado o valor do taxímetro.

Lá em cima - Estando lá em cima, tudo é feito a pé pois as distâncias são bem curtas. O visitante que chega ao Morro da Urca vindo da estação da Praia Vermelha, caminha aproximadamente 300 metros em direção ao outro lado do morre para pegar outro teleférico na estação que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.


Site:


Como e quando foi construído o bondinho do Pão de Açúcar?




Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
Sábado, 27 de outubro de 2012



Comentário: Eu, João Manoel estive no Rio em 2000 e tive o prazer de viajar nesse bondinho. Uma maravilha, um espetáculo a vista lá de cima.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário