Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Começa o teste com o primeiro ônibus articulado de Guarulhos

24/10/2012 - 13:46


Testes com ônibus articulado durarão 30 dias 
(foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG)


O primeiro ônibus articulado a circular em Guarulhos foi apresentado na última quarta-feira, dia 24, no Terminal Pimentas, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, pelo secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira. O veículo, assim como praticamente 100% da frota do município, é adaptado aos deficientes físicos e portadores de mobilidade reduzida, contendo o sistema confiare, que trava a saída do ônibus quando as portas estão abertas.
A linha é a 713 - Terminal Pimentas/Centro (via Bom Clima), operada pela concessionária Campo dos Ouros. Trata-se de um veículo Mercedes Benz/Marcopolo Viale, com câmbio automático e motor Euro 5, que tem a mesma tecnologia aplicada hoje na Europa no controle de emissão de gases poluentes. A capacidade é para 132 passageiros. São cerca de 150 passageiros em média por viagem.
Secretário Atílio apresenta o ônibus articulado 
(foto: José Luiz/PMG)
A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) realizará testes por 30 dias, período em que acompanhará a operação do veículo para analisar, principalmente, as linhas que melhor se adequam ao novo sistema, tendo em vista que o objetivo deste projeto da Prefeitura é a integração dos articulados à frota já existente, proporcionando maior conforto aos usuários.
Dessa maneira, está descartada qualquer possibilidade de substituição dos ônibus, pois a tecnologia dos convencionais é apropriada para muitas linhas que se tem no atual sistema. Além disso, segundo o Departamento de Transportes da STT, não se estuda a troca de dois convencionais por um articulado, já que desta maneira não se minimizaria os problemas de superlotação registrados em algumas linhas em horários específicos.
A tecnologia dos articulados se adequa às linhas que concentram grande demanda com destinos semelhantes, como é o caso daquelas que partem dos terminais sentido centro da cidade. Por isso, o projeto é para integrar os ônibus articulados à frota que opera nas regiões do Pimentas, Jardim São João e Taboão.
Terminal Pimentas é o primeiro a passar pelos testes com o ônibus 
articulado na linha 713 (foto: José Luiz/PMG)

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário