Atualmente, 52% das empresas com mais de 100 funcionários oferecem transporte por fretamento, conforme levantamento da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, sobre administração de Recursos Humanos. Um avanço, se considerarmos que até 1985 as organizações não eram obrigadas a custear o transporte de seus funcionários.
Segundo a legislação vigente, hoje, o empregador deve antecipar as despesas para o trabalhador deslocar-se no trajeto casa-trabalho e vice-versa, sem natureza salarial. De acordo com pesquisa feita pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, empresas que oferecem o transporte de fretamento aos colaboradores têm vários ganhos para sua imagem institucional, tanto com relação ao seu público interno como externo.
A modalidade de transporte de passageiros por fretamento começou na década de 50, com objetivo de suprir a necessidade de locomoção dos trabalhadores das indústrias que surgiam na região do ABC Paulista, o que levava os funcionários a percorrerem grandes distâncias até chegar ao trabalho.
Na época, com o transporte público praticamente inexistente nessas localidades, temendo prejuízo na produção, as fábricas passaram a oferecer o serviço de transporte coletivo privado aos seus colaboradores, como forma de evitar atrasos e faltas constantes. Hoje, o setor conta com 4.900 empresas transportadoras em todo o Brasil. Só na região metropolitana de Campinas partem diariamente 180 ônibus para Capital.
Segundo estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) dos 6 mil profissionais de Campinas que trabalham em São Paulo, 60% deles utilizam o serviço de fretamento. No ano passado, o setor movimentou R$2,82 bilhões no Estado de São Paulo. Percebendo os benefícios para a produtividade, companhias da região metropolitana da Campinas optaram pelo serviço de transporte fretado para seus profissionais.
Exemplo dessa realidade é o que acontece em empresas, como a Algar Tecnologia, que oferece soluções de tecnologia para processos de negócios, por meio de serviços de dados, voz, datacenter, service desk e contact center. Só em Campinas, a companhia conta com 1.700 associados (forma como são chamados os profissionais da empresa). Desses, aproximadamente 1.200 são usuários do transporte de fretamento.
O benefício recentemente adotado pela Algar Tecnologia tem o objetivo de diminuir o absenteísmo e melhorar a qualidade dos serviços. "Optamos pelo fretamento por ser um facilitador para as condições de trabalho dos nossos prestadores de serviço", afirma Sérgio Carlos Tavares, coordenador de Talentos Humanos.
Segundo ele, segurança, conforto, rapidez, praticidade, além da diminuição dos atrasos recorrentes dos colaboradores, pela dependência do transporte público, foram outras vantagens decisivas para que a empresa aderisse à modalidade. "Desde que passamos a oferecer o benefício, a assiduidade dos profissionais aumentou de 79% até 96%", relata.
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