Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

São Paulo - Fotos



 Acima - Avenida 23 Maio - Corredor Norte-Sul

 Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira, Jabaquara

Indicação da Rua Vergueiro

Fotos de João Manoel em São Paulo entre os dias 23 e 25 de outubro

Os ônibus fotografados nestas vias estão no Litoralbus-11

LitoralBus 11 - Postagens

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MAN Latin America capacita profissionais de concessionárias de ônibus

24/10/2014

treinamento


A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, recebe, em sua fábrica, nesta semana, cerca de 80 monitores de pós-vendas de ônibus de todas as concessionárias da marca no Brasil. O objetivo é capacitar esses profissionais ao longo de quatro dias de imersão em conhecimentos técnicos e administrativos com foco no atendimento em produtos e serviços.

Estão em pauta a linha Volksbus, o mercado de ônibus, rentabilidade e melhores práticas do setor. Trata-se da maior ação em termos de conteúdo já realizada pela montadora com esses profissionais, que são fundamentais para a satisfação do cliente. Linha de frente no relacionamento com o mercado, sua capacitação faz a diferença no resultado do negócio e, por isso, a empresa investe continuamente em seu aprimoramento.

Diversas áreas contribuem para essa formação para garantir a abrangência global do negócio. Os monitores estão em contato com profissionais de Vendas e Marketing; Peças e Acessórios; Treinamento e Desenvolvimento da Rede; Garantia e Atendimento a Clientes; e Assistência Técnica. Cada representante detalha a estratégia de negócio e apresenta suas últimas novidades.

Os monitores têm ainda a oportunidade de testar os produtos para entender melhor, na prática, toda a avançada tecnologia que ofertam ao cliente. Realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America (Acav), o evento também estreita ainda mais o vínculo entre consultores de pós-vendas da fábrica e monitores da rede. O encontro reforça a importância do foco do cliente quanto à disponibilidade e a custo operacional do produto.

“Estamos sempre ao lado do concessionário e de sua equipe para explorarmos juntos as oportunidades do mercado. Nesse treinamento exclusivo, promovemos os diferenciais de nossos produtos e serviços, além de fortalecermos a integração e o alinhamento com esses profissionais que são a alma do nosso relacionamento com o cliente”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas. 

Ação busca incentivar ainda mais mercado prioritário
O mercado de ônibus é estratégico para a MAN Latin America e os monitores de pós-vendas são cruciais para o sucesso do relacionamento com o cliente. Com sua linha Volksbus criada em 1993, a montadora é vice-líder no mercado brasileiro, com 25,9% de participação, de acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A empresa conta hoje com um portfólio completo de soluções para mobilidade.

Fonte: MAN Latin America
http://www.man-la.com/sala-de-imprensa/33-noticia-sem-categoria/21563-man-latin-america-capacita-profissionais-de-concessionarias-de-onibus

Caio Induscar realiza sua tradicional Festa do Dia das Crianças

24/10/2014


Caio Induscar realiza sua tradicional Festa do Dia das Crianças

A fabricante de carrocerias Caio Induscar realizou no último domingo, dia 19 de outubro, sua tradicional Festa do Dia das Crianças, nas dependências do Sesi, em Botucatu, SP, com a presença de 6 mil pessoas, entre pais e os filhos entre 6 meses e 14 anos.

A festa contou com diversas atrações que estimulam a criatividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças como, mágica, dança, canto, pintura livre, arte com bexigas, recreação com jogos interativos, teatro, além de brinquedos infláveis e a entrega de brindes.

Para os pais, foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, zumba, entre outros.

Durante a festa, foram distribuídos cachorros quentes, sucos, pipocas e sorvetes para todos os presentes, tornando o dia ainda mais alegre.

Após a festa, a fabricante de carrocerias entregou pães e brindes restantes, para bairros carentes da cidade.

Para a Caio Induscar, é fundamental realizar eventos que proporcionem bem estar para os colaboradores, seus filhos e comunidade.

Fonte: Caio Induscar
http://www.caio.com.br/noticias.php?p=107&lg=P

EMTU/SP leva a Jacareí a Central Móvel de Atendimento ao Passageiro Especial

27/10/2014 

A EMTU/SP irá disponibilizar na próxima quinta-feira, 30/10, uma Central Móvel de Atendimento ao Passageiro Especial no município de Jacareí.
O CAPES Móvel atenderá a população para prestar informações sobre a concessão de gratuidade às pessoas com deficiência no transporte público intermunicipal. 
O atendimento estará disponível das 9h30 às 14h30 no Pátio dos Trilhos, localizado no centro da cidade.
CAPES nas regiões metropolitanas de São Paulo
O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, responsável pela emissão da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES), funciona desde setembro de 2000 na Região Metropolitana de São Paulo. A primeira unidade, o CAPES Sul, tem capacidade para cerca de 450 atendimentos por dia. Em julho de 2008 foi inaugurado o CAPES Leste, com capacidade de 300 atendimentos/dia. 
Em Campinas o serviço foi implantado em janeiro de 2009 com capacidade de 100 atendimentos por dia. Em São José dos Campos está em funcionamento, desde maio de 2013, a unidade que atende o Vale do Paraíba e o Litoral Norte, localizada na Rua Itororó, nº 186, no Jardim Paulista, que também conta com capacidade diária para 100 atendimentos.
Todos os postos do CAPES fornecem aos usuários a Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES), benefício emitido somente aos usuários enquadrados nas categorias de deficiências físicas, visual, mental e auditiva, que tenham sua capacidade de trabalho comprometida, além de usuários com doenças orgânicas como HIV e tumores malignos.


Serviço

CAPES Móvel em Jacareí
Data: 30/10
Horário: 9h30 às 14h30
Local: Pátio dos Trilhos - Praça Raul Chaves, 110 - Centro

Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/imprensa/emtu-sp-leva-a-jacarei-a-central-movel-de-atendimento-ao-passageiro-especial.fss

EMTU/SP promove ação de prevenção ao câncer de mama no Terminal São Mateus

27/10/2014 

A EMTU/SP, em parceria com a Associação Rosa Mulher, promove na próxima sexta-feira (31/10) a campanha “Outubro Rosa” que tem como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama.  A ação será realizada no Terminal São Mateus das 10h às 16h.
Na ocasião, a equipe da associação dará orientações sobre o auto-cuidado da mama e ainda haverá distribuição de material informativo.
Criada em 8 de março de 2012 por iniciativa de Beatriz Helena Dobke Sakano, diagnosticada com câncer de mama em 2001, a associação desenvolve diversas ações de assistência social à mulher vítima deste tipo de câncer, realizando palestras, reuniões de autoajuda, terapia ocupacional etc.
Esta ação faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, de inclusão social, além de campanhas ligadas à saúde da população.
Serviço:
Data: 31/10
Horário: 10h às 16h
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, n.º 100 – Jd. Vera Cruz – São Paulo 

Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/imprensa/emtu-sp-promove-acao-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-no-terminal-sao-mateus.fss

EMTU/SP lança campanha de uso consciente dos assentos nos ônibus metropolitanos

16/10/2014

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP lançou nesta semana a campanha com o slogan “Todos os assentos são preferenciais quando o assunto é respeito”. A intenção é motivar o respeito aos idosos e passageiros preferenciais e o uso consciente dos assentos, sejam eles preferenciais ou não.
A ação faz parte da campanha “Tenha uma atitude cidadã” da Secretaria dos Transportes Metropolitanos que abordará outros itens de comportamento do usuário.
Nesta semana estão sendo afixados seis mil cartazes no interior dos coletivos e em terminais das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. 
Essa iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, de inclusão social além de campanhas ligadas à saúde da população.
visualizador

Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/imprensa/emtu-sp-lanca-campanha-de-uso-consciente-dos-assentos-nos-onibus-metropolitanos.fss

sábado, 25 de outubro de 2014

GMC Coach ODC-210 - Americano



    GMC Coach ODC-210 americano

Carroceria: ODC Coach-210
Chassi: General Motors
Empresa: Durham_Bulls (time de beisebol da Carolina do Norte/EUA)
Foto(s): Imagens do filme "Sorte no Amor"


A Ética em Primeiro Lugar!

Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotográficos de Seus Autores  


Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

São José dos Campos - Moradores aprovam mudanças na Estação de Conexão

17/10/2014




O novo terminal do Campos de São José foi elogiado em seu primeiro dia de funcionamento por usuários do transporte coletivo, motoristas e cobradores de ônibus. O espaço está mais amplo, conta com cobertura para a proteção nos dias de calor e chuva, banheiros, bebedouro com água fresca, plataformas na altura do piso dos ônibus e iluminação. O entorno também passou por obras de revitalização da sinalização viária, implantação de ilhas de segurança, rampas de acessibilidade, ampliação de rotatória e de acessos.
“O espaço ficou muito bonito e agradável. E tenho certeza que vai ficar ainda melhor, mas do jeito que está já estamos felizes. Antes tinha gente que chegava a passar mal porque não tinha banheiro. Pode parecer bobagem, mas faz diferença”, afirmou a aposentada Douka Rodrigues da Silva, 71.
O aposentado José Augusto Bueno, 86, também comentou sobre o benefício com os banheiros e destacou ainda a implantação da cobertura metálica. “Temos mais conforto para esperar os ônibus, como o espaço maior e com sombra”, disse.
A lojista Thaís Lopes de Araújo, 18, elogiou a organização das linhas entre as plataformas. “Antes se formavam filas em um mesmo lugar, tinham filas muito grandes. Agora está mais organizado, isso deixa o ambiente até mais tranquilo”, afirmou.
As alterações no terminal do Campos de São José beneficiaram ainda motoristas e cobradores, que passaram a ter um espaço para descanso e para fazer as refeições.
“Agora ficou muito bom. Tem banheiro, água fresca, sombra, espaço pra gente. Isso melhora o nosso dia a dia no trabalho”, disse o motorista Antônio Marcos Corrêa.
Nos próximos dias serão concluídos alguns ajustes na ECO, como instalação de placas com informações sobre as linhas e horários, estacionamento para bicicletas, além de uma lanchonete, que terá ponto de recarga de créditos do Bilhete Único.
Cerca de 15 mil passageiros utilizam a estação diariamente nos deslocamentos para as regiões do Campos de São José, Mariana 1 e Mariana 2, Pousada do Vale, Santa Cecilia 1, Santa Cecilia 2, Serrote, Jardim Helena, Monterrey e Cajuru.
Melhorias
As alterações no terminal do Campos de São José começaram a ser discutidas com a população no ano passado, quando foi realizada uma pesquisa de avaliação do espaço e um plebiscito para consultar a opinião da comunidade, que aprovou a manutenção do sistema e indicou a principais melhorias a serem realizadas.
As obras seguiram o projeto apresentado e aprovado pelos usuários do sistema. Na primeira fase dos trabalhos, foram feitas as adequações viárias para o acesso à estação e a colocação de guias e sarjetas no espaço interno. O tráfego de ônibus foi transferido para que fosse remanejada a rede de água e esgoto.
O antigo prédio do terminal foi desmontado para que o material pudesse ser utilizado em outras obras do Município. Em novembro, foi concluída a estrutura física, com banheiros, lanchonete, espaço de descanso para os motoristas, duas plataformas para a separação dos coletivos e a pavimentação de cerca de mil metros quadrados da área da estação.
Neste ano, começaram os trabalhos para a concretagem dos dez pilares da cobertura, de cerca de seis metros de altura. Foram necessários dois dias para o içamento das vigas e um mês para a montagem da estrutura. A cobertura tem 960 metros quadrados, o que corresponde ao tamanho de uma quadra de futebol society, e abrange toda a área do novo terminal, incluindo as plataformas de embarque e desembarque.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=18585

São José dos Campos - Ônibus circulam com orientação da Lei Seca

20/10/2014



Quem circula por São José dos Campos já percebeu que não são somente as blitze no período noturno que alertam para os riscos da mistura de álcool e direção. Veículos do transporte público também estão sendo utilizados na campanha para orientar a população.
Nesta semana, os ônibus estão circulando com a mensagem: “Lei Seca. Se beber, vá de ônibus.” O adesivo de cerca de 4 metros foi aplicado na lateral dos coletivos. A parceria acertada com as empresas faz parte da segunda etapa do programa, que pretende ampliar para os mais diferentes ambientes os esforços de conscientização para inibir a embriaguez ao volante.
No mês passado essas iniciativas atingiram os supermercados, bares e restaurantes da cidade. Nesta semana, chegam as praças de alimentação de shoppings e pontos comerciais.
Além dessas ações, o programa atua com orientações, blitze educativas e abordagens para empresas, escolas e centros de formação de condutores. O material distribuído reforça o alerta sobre os perigos da mistura da bebida alcoólica com o volante.
Para o coordenador do programa Lei Seca, as parcerias para divulgação do programa podem mudar o comportamento do motorista joseense. “A divulgação nos locais onde a população circula periodicamente é uma forma de ampliar o alcance de nossas ações. Nas blitze, percebemos que a população apoia o programa, mas nunca é demais lembrar essas orientações na rotina das pessoas. A população precisa saber que o programa está acontecendo na cidade e o motorista pode planejar formas de voltar para casa, depois de ingerir bebida alcoólica”, afirmou.
A Lei Seca de São José dos Campos é uma operação inédita no Vale do Paraíba. O município mantém ações permanentes com a Polícia Militar em todos os finais de semana na região. O programa também fez blitze conjuntas com o Detran, em parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Estadual.
O programa foi lançado em junho e já realizou 15 blitze, resultando na vistoria de cerca de 1.200 veículos e detenção de 18 pessoas por embriaguez ao volante.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=18624

São José dos Campos - Guarda recebe micro-ônibus adaptados para o combate às drogas

21/10/2014



A frota da Guarda Civil Municipal foi ampliada com mais dois micro-ônibus adaptados, com câmeras de segurança, que serão usados como bases móveis no trabalho de combate às drogas em São José dos Campos. Os veículos foram apresentados nesta terça-feira (21) pelo prefeito em cerimônia no Fórum, no Jardim Aquarius, região oeste da cidade.
Os veículos foram doados pelo Ministério da Justiça e entregues na sede da Guarda na sexta-feira (17). As viaturas serão usadas no trabalho de combate ao uso e tráfico de entorpecentes na cidade, com base no Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, proposto pelo Governo Federal por meio do programa “Crack - É Possível Vencer”.
Cada um dos micro-ônibus possui seis câmeras de segurança acopladas em partes internas e externas dos veículos e nove telas de monitoramento. Os painéis vão registrar imagens de câmeras que serão instaladas em pontos vulneráveis de tráfico de drogas na cidade.
“A vinda destes equipamentos é importante, pois são uma ferramenta a mais para a Guarda Civil Municipal atuar em conjunto com as polícias Militar e Civil, na proteção da nossa população e no combate à violência, já que estes recursos ligados às tecnologias de comunicação e informação ajudam a tornar ainda mais eficiente a atuação dos órgãos de segurança”, disse o prefeito.
Durante a apresentação das viaturas, o secretário especial de Defesa do Cidadão, disse que as câmeras vão funcionar num sistema de videomonitoramento móvel independente. Segundo a comandante da GCM, Maria dos Milagres Araújo de Farias cada micro-ônibus terá uma guarnição de cinco guardas.
A GCM aguarda a entrega do termo de doação dos equipamentos, pelo Ministério da Justiça, para que possa providenciar o emplacamento dos carros e partir daí circular pelas ruas da cidade. Com a chegada destes veículos, a frota da Guarda Municipal passa a ser de 36 viaturas, 14 motocicletas e três bases móveis.
Na adesão do município ao projeto, em meados de 2013, a Guarda foi escolhida para atuar nas ações de autoridade e prevenção às drogas. Além dos micro-ônibus, a GCM já recebeu este ano, por meio do programa federal, quatro viaturas modelo Sedan, quatro motocicletas, pistolas de eletrocondutividade e ampolas de spray de pimenta.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=18644

Comil - Aguarde! Em breve novidades...


Comil Ônibus


Foto: Aguarde! Em breve novidades...
Aguarde! Em breve novidades...

Fonte: Comil ônibus
https://www.facebook.com/comilonibus?fref=ts

Mais um Campione 3.45 da Prime Plus saindo da fábrica.

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Mais um Campione 3.45 da Prime Plus saindo da fábrica. 
Fonte: Comil ônibus
https://www.facebook.com/comilonibus?fref=ts

Marcopolo comemora produção de mil unidades do Novo Torino

21/10/2014

Modelo é o mais vendido da marca em toda a história da indústria do ônibus no Brasil
A Marcopolo comemora a produção de mil unidades do ônibus urbano Novo Torino, lançado no final do ano passado. A milésima unidade foi fabricada na Marcopolo Rio, centro exclusivo de produção de ônibus destinado ao transporte de passageiros em centros urbanos da Marcopolo.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a produção de mais de mil unidades reforça o grande sucesso alcançado pelo novo modelo. Com mais de 30 anos de fabricação, o Torino é o ônibus de maior sucesso de toda a história da indústria brasileira, com produção superior a 100 mil unidades. “As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado”, explica o executivo.
O Novo Torino foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacionais e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conta com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, sistema de ar-condicionado opcional, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal com luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
Com capacidade para transportar 47 passageiros, o Novo Torino possui maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, iluminação interna em LEDs e poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes. As poltronas City são mais ergonômicas, contam com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos passageiros, além de moderna decoração. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). 
A Marcopolo Rio está localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tem capacidade para produzir mais de 7.500 unidades por ano e conta com aproximadamente 2,6 mil colaboradores.            
Crédito das fotos: Eduardo Ginaid


Fonte: Marcopolo
 http://www.marcopolo.com.br/marcopolo/multimidia/noticias/detalhes/2014-10-21/marcopolo_comemora_producao_de_mil_unidades_do_novo_torino

Marcopolo fornece ônibus Paradiso 1800 Double Decker para Angola


16/10/2014


Empresa brasileira realiza primeira exportação de veículos de dois pisos para o país
A Macon, maior operador de transporte de Angola, amplia a sua frota com cinco novos ônibus Marcopolo do modelo Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos). As unidades, destinadas às linhas rodoviárias do país, serão entregues durante a Feira Internacional dos Transportes e Logística 2014 (Expotrans), que acontecerá em Luanda, de 20 a 23 de novembro, e ficarão expostas no estande da empresa.
Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, esta é a primeira venda do modelo Paradiso 1800 DD para empresas de Angola. “Estamos muito felizes por fechar este negócio. O país africano é um comprador tradicional de ônibus brasileiros e agora os usuários poderão conhecer os benefícios de segurança, conforto e confiabilidade dos nossos veículos rodoviários de dois pisos”, explica o executivo. 
O Marcopolo Paradiso 1800 DD foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão de qualidade disponível no mercado nacional e internacional. Com nível de conforto e comodidade comparável ao da primeira classe de voos internacionais para proporcionar uma viagem ainda mais agradável e prazerosa, o veículo tem capacidade para transportar 46 passageiros no piso superior, em poltronas semileito, e 12 no piso inferior, em poltronas leito. As poltronas são revestidas de couro e utilizam espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais largos e macios. 
Com chassi Mercedes-Benz O500RSD, o modelo conta com camarote para o motorista auxiliar, bar com geladeira e cafeteira, sistemas de áudio e vídeo com cinco monitores, ar-condicionado e sanitário. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados.
Fundada em 2001, para atender as linhas urbanas na cidade de Luanda, a Macon emprega atualmente 1.800 funcionários e realiza o transporte de passageiros por toda Angola, com uma frota de ônibus permanentemente modernizada para proporcionar mais segurança e conforto a seus clientes.            
Crédito da foto: Marina Peluso Bueno da Silva
Fonte: Marcopolo

http://www.marcopolo.com.br/marcopolo/multimidia/noticias/detalhes/2014-10-16/marcopolo_fornece_onibus_paradiso_1800_double_decker_para_angola

Corumbá - Zero quilômetro, ônibus da Viação Cidade Corumbá já estão chegando à cidade

20 de Outubro de 2014 - 07h00

Foto Marcos Boaventura

Foto Marcos Boaventura

Foto Marcos Boaventura

Foto Marcos Boaventura

Foto Marcos Boaventura
Foto Marcos Boaventura

A Viação Cidade de Corumbá começa a operar no transporte coletivo municipal daqui 11 dias, em 01 de novembro. A frota da empresa é composta por 25 ônibus, todos zero quilômetro, adaptados para cadeirantes e portadores de necessidades. Os veículos já estão chegando à cidade e agora passam pelo processo de regularização da documentação.

“O problema do transporte coletivo em Corumbá, que se arrastava há décadas, será solucionado definitivamente em poucos dias. Este é mais um compromisso que assumimos com a população corumbaense ainda durante a campanha eleitoral e que estamos cumprindo em 1 ano e dez meses de administração”, comentou o prefeito Paulo Duarte.

“É o fim de uma longa novela que se arrastava por anos. Não foi fácil, a dificuldade foi grande, mas tomamos todos os cuidados jurídicos para que a solução fosse dada à população”, continuou o prefeito, que na última sexta-feira, 17 de outubro, visitou a garagem da Viação Cidade de Corumbá e recebeu a garantia de que os funcionários da Viação Canarinho terão prioridade no preenchimento das novas vagas de trabalho.  

A confirmação foi feita pelo diretor da empresa, Silval Martins Araújo. “Esses trabalhadores devem vir até a sede já com a carteira de trabalho preenchida e preencher uma ficha admissional”, explicou. “Atendendo um pedido do prefeito Paulo Duarte, esses funcionários terão prioridade de contratação”, complementou Silval. O escritório fica no bairro Centro América, no cruzamento das ruas Albuquerque e Rui Barbosa.

Todos os ônibus da nova empresa vão rodar com motorista e cobrador. Serão 18 veículos operando na área urbana e três na área rural. Outros três carros ficarão de reserva para a cidade e um para o campo. Além de aumentar o número de ônibus circulando normalmente, a Prefeitura e a Viação Cidade de Corumbá vão implantar uma linha específica para o Bairro Universitário.

A princípio, a cidade contará com um veículo na linha do Universitário; dois atendendo o Maria Leite; um no Dom Bosco; dois na linha da fronteira; dois na linha da Popular Velha; três no Guanabara; três na linha do Guató; dois na do Cristo Redentor, e dois fazendo a linha da Popular Nova. Se for necessário, esses quantitativos podem ser aumentados, de acordo com a demanda.

Vale Transporte

Para que a população não tenha problemas a partir do início das atividades da Viação Cidade Corumbá, a Agência Municipal de Transito e Transporte (Agetrat) informa que os passes e vales transportes adquiridos junto à Empresa Canarinho Ltda., terão validade até o dia 31 de outubro.  A venda de vales transportes às empresas de Corumbá começa nesta segunda-feira, 20 de outubro.

Já a venda de vale transporte para estudante, com desconto de 50%, acontecerá a partir do dia 28 de outubro. Em relação à entrega de novos passes estudantes, a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco, adiantou que isto será feito pela própria Agência Municipal, a partir do dia 28. Até o dia 1º de novembro, todas as escolas estarão com os passes para repassar aos estudantes beneficiados.

O secretário de Governo, Marcio Cavasana, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson Melo, além da diretora-presidente da Agetrat, acompanharam o prefeito Paulo Duarte na visita da última sexta-feira. 

Fonte: Prefeitura de Corumbá
http://www.corumba.ms.gov.br/noticias/zero-quilometro-onibus-da-viacao-cidade-corumba-ja-estao-chegando-a-cidade/17152/

Corumbá - População terá nova empresa de transporte coletivo agora, em novembro

16 de Outubro de 2014 - 11h57

transporte
A partir do dia 1º de novembro, transporte coletivo na cidade terá nova empresa 
(Arquivo PMC)

A partir do dia 1º de novembro, sábado, a Viação Cidade Corumbá inicia suas atividades no Município com 25 ônibus para atender a população corumbaense, da zona urbana e rural, conforme estabelecido no contrato de concessão assinado pelo prefeito Paulo Duarte e pelo diretor da Viação Cidade Corumbá Ltda., Sinval Martins Araújo.

Para que a população não tenha problemas a partir do início das atividades da Viação Cidade Corumbá, o prefeito orientou a Agência Municipal de Transito e Transporte (Agetrat) para tomar todas as providências necessárias em relação a passes, vales transportes, entre outros.

Dessa forma, a Agetrat informa que os passes e vales transportes adquiridos junto à Empresa Canarinho Ltda., terão validade até o dia 31 de outubro. “A venda de vales transportes às empresas de Corumbá começa no dia 20 de outubro. Os interessados deverão entrar em contato com a Viação Cidade Corumbá que já estará atendendo a partir do dia 20”, explicou Silvana Ricco, diretora-presidente da Agência.

O escritório da empresa está localizado na Rua Albuquerque, 81, Bairro Centro América. Outra informação é que a venda de vale transporte para estudante, com desconto de 50%, acontecerá a partir do dia 28 de outubro.

Em relação à entrega de novos passes estudantes, Silvana adiantou que isto será feito pela própria Agetrat, a partir do dia 28. “Até o dia 1º de novembro, todas as escolas estarão com os passes para repassar aos estudantes beneficiados”, esclareceu, lembrando que a carteirinha do estudante terá validade até o dia 31 de dezembro de 2014.

Fim de um drama

O início das atividades da nova empresa põe um ponto final no precário serviço de transporte coletivo que vinha sendo prestado na cidade, e que levou o prefeito a decretar, em janeiro deste ano, intervenção na Viação Canarinho.

“Estamos solucionando um problema que perdurava há décadas. Isto sempre foi uma das nossas prioridades e um dos compromissos que assumimos com a população durante a nossa campanha para a Prefeitura de Corumbá. Em menos de dois anos, resolvemos um grave problema e a partir de novembro, a população terá um transporte coletivo digno, com ônibus em condições de atender os usuários do sistema”, ressaltou Duarte.

Fonte: Prefeitura de Corumbá
http://www.corumba.ms.gov.br/noticias/populacao-tera-nova-empresa-de-transporte-coletivo-agora-em-novembro/17143/

Porto Alegre - Parceria entre POAdigital e Moovit contabiliza 150 mil usuários

21/10/2014 17:22:41


Foto: Divulgação/PMPA
Baseado em dados oficiais públicos, Moovit pode ser acessado gratuitamente
Baseado em dados oficiais públicos, Moovit pode ser acessado gratuitamente
A startup israelense Moovit, responsável pelo aplicativo de mesmo nome, atingiu a marca de 150 mil usuários em Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 22, pelo gerente da empresa no Brasil, Pedro Palhares. A ferramenta chegou oficialmente à capital gaúcha em março deste ano, fruto de parceria da prefeitura - por meio do POAdigital e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) -, e a empresa de tecnologia para mobilidade urbana.
"Lembro quando começamos a conversar com a equipe do aplicativo. Estamos contentes com o resultado atingido, sobretudo por ser uma ferramenta que valoriza aspectos como colaboração, engajamento e utilização de dados abertos", destacou o coordenador do #POAdigital, Thiago Ribeiro.
O Moovit é baseado em dados oficiais públicos, a maioria deles já disponibilizados no portal municipal de dados abertos Datapoa.com.br. A solução pode ser acessada gratuitamente nos sistemas iOS e Android ou pelo computador. Além de Porto Alegre, está presente em outras 22 cidades no Brasil, somando quase 2,5 milhões de usuários. No mundo, são mais de 10 milhões de cadastrados, espalhados por mais de 400 cidades em 41 países.




Texto de: Lisiane Cordeiro
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: Portal PMPA
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=173385&PARCERIA+ENTRE+POADIGITAL+E+MOOVIT+CONTABILIZA+150+MIL+USUARIOS

Curitiba - Gerenciamento do transporte é detalhado para administradores e servidores

21/10/2014 14:10:00

principal

Um grupo de servidores municipais de diversas secretarias e das administrações regionais da Prefeitura de Curitiba esteve nesta terça-feira (21) na Urbs, empresa que gerencia o transporte da cidade, para conhecer mais de perto o funcionamento deste sistema.
A apresentação feita para os servidores é a mesma preparada para estudantes e entidades da sociedade civil e tem o objetivo aproximar a administração desse serviço e a comunidade.  
O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, detalhou as mudanças realizadas na Urbs a partir do ano passado, com base no plano de governo da atual gestão da Prefeitura.
“Buscamos uma governança mais participativa, de acordo com o plano adotado pelo prefeito Gustavo Fruet a partir de janeiro de 2013 e o projeto ´Conhecendo a Urbs´ tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pela Urbs e seus desafios institucionais”, explica o presidente da Urbs.  
A Urbs foi criada em 1963, como empresa responsável por obras e saneamento. Em 1986, já sem a atribuição anterior, passou a responder pelo gerenciamento do transporte coletivo e, em 1997 também pelo trânsito, com a criação da Diretoria de Trânsito, Diretran - extinta em 2011, quando foi criada a Secretaria Municipal de Trânsito.
Segundo Silva Júnior, representando 1% do total da frota motorizada da cidade, os 1.945 ônibus do transporte coletivo respondem por 45% dos deslocamentos da cidade. O transporte individual, que representa 82% da frota motorizada, responde por 22% dos deslocamentos, um pouco mais, apenas, do que o percentual de deslocamentos feitos a pé, de 20%.
O presidente da Urbs destacou também a extinção de duas diretorias – Jurídica e de Planejamento e Desenvolvimento  - e a criação da diretoria de Urbanização, com maior número de atribuições.
Além do transporte coletivo, uma das atribuições da Urbs é o gerenciamento e fiscalização do transporte comercial – táxi, escolar, fretamento e motofrete – e quase 1,5 mil equipamentos urbanos. Entre os equipamentos, estão a Rodoviária, terminais de transporte, Rua 24 Horas, Shopping Popular, Mercado Central da Praça Rui Barbosa, Centro de Eventos do Parque Barigui, espaços comerciais em equipamentos públicos, bancas de jornais e revistas, floriculturas e sanitários, além de terrenos remanescentes da época em que a Urbs respondia também por obras de infraestrutura.
“Para quem trabalha no dia a dia da comunidade, é importante conhecer essa estrutura, conhecer a história da Urbs, as inovações e melhorias, pois a população quer saber”, diz o administrador da Regional Cajuru, Francisco Caetano Martin.
Encontros semelhantes foram realizados, por exemplo, com integrantes do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Associação Comercial do Paraná (ACP). O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, que também integra o Conselho de Administração da Urbs, lembrou que o projeto é importante para aproximar as discussões e importância do transporte coletivo para a comunidade. “As pessoas passaram a entender o papel da Urbs, quais suas atribuições e os serviços oferecidos que vão muito mais além do que a circulação de ônibus pela cidade”, lembra.
CCO
Em uma sala na Rodoviária, diante de um telão, fiscais da Urbs podem acompanhar ao vivo de 89 câmeras instaladas em ruas e avenidas da cidade e de 622 câmeras instaladas em terminais e estações tubo. Equipados com GPS e computadores de bordo, os ônibus são acompanhados em telas de trabalho que permitem comunicação com os motoristas em tempo real, quando o ônibus está parado no semáforo, no terminal ou no ponto.
“Assim, é possível saber se o ônibus está circulando dentro do horário, se está atrasado ou ainda adiantado", explica o presidente da Urbs.
Os servidores ainda acompanharam o funcionamento 1140 semáforos espalhados pela cidade, além de como é possível fazer contato direto com os fiscais da Urbs que estão em circulação pela cidade.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/gerenciamento-do-transporte-e-detalhado-para-administradores-e-servidores/34498