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quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prefeitura institui tarifa única para ônibus urbanos no Rio


Cinco milhões de passageiros/mês serão beneficiados com a adoção da tarifa básica

29/05/2013  » Autor: Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio publica na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (29/05) decreto instituindo tarifa única no sistema público de passageiros por ônibus, integrada ao Bilhete Único Carioca (BUC). Os ônibus urbanos com ar-condicionado passarão a adotar a tarifa modal básica praticada pelos ônibus urbanos sem ar-condicionado. Com isso, a cidade terá apenas uma tarifa para todos os ônibus urbanos, em vez das seis tarifas distintas em vigor. A medida, que passa a valer a partir da 0h (zero hora) do próximo sábado, dia 1º de junho, beneficiará cerca de cinco milhões de passageiros por mês que viajam em ônibus urbanos com ar-condicionado e poderão economizar até R$ 3 por viagem.

Hoje, enquanto a tarifa básica é de R$ 2,75, as tarifas de ônibus urbanos com ar-condicionado variam de R$ 2,85 a R$ 5,40 de acordo com a distância percorrida por cada linha. Moradores da Zona Oeste, que percorrem os maiores trajetos, poderão economizar cerca de R$ 130 por mês no deslocamento de casa para o trabalho. Com a instituição da tarifa única na cidade, apenas os ônibus rodoviários com ar-condicionado (frescões) terão tarifa diferenciada.

 Integração plena dos ônibus no Bilhete Único Carioca - BUC
  
A instituição da tarifa única garantirá que a cidade atinja o objetivo de integração plena do sistema de ônibus urbanos por meio do BUC. Os cariocas poderão fazer qualquer integração ônibus/ônibus através do BUC pagando apenas a tarifa modal básica. Isso aumentará a disponibilidade de transportes e propiciará maior rapidez nas baldeações para todos os trajetos e em todas as regiões da cidade. Além disso, os ônibus com ar-condicionado estarão acessíveis para toda a população que poderá utilizar veículos mais modernos e confortáveis pagando menos. Essa medida ganha ainda mais relevância com a meta estabelecida no Plano Estratégico da Prefeitura de progressivamente dotar toda a frota de ônibus urbanos do Rio de ar-condicionado.
  
 Reajuste da tarifa modal para ônibus urbanos
  
De acordo com o contrato de concessão, o reajuste anual de tarifas de ônibus na cidade do Rio de Janeiro deveria ter sido concedido no dia 1º de janeiro deste ano. Por solicitação do Governo Federal, a Prefeitura do Rio decidiu adiar o reajuste. Também na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, o decreto municipal autoriza a mudança da tarifa modal para R$ 2,95, com vigência a partir da 0h do próximo sábado, dia 1º de junho de 2013.
  
O reajuste da tarifa, calculado com base em índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cuja fórmula está prevista no contrato de concessão, foi feito a partir da variação de preço dos itens que compõem a planilha tarifária, como insumos (pneus, combustível, etc.) e mão de obra. Além disso, o cálculo considerou a unificação da tarifa dos ônibus urbanos com e sem ar-condicionado e a desoneração do PIS/CONFINS para operadores de transportes de passageiros, anunciada pelo Governo Federal.
  
TARIFA CALCULADA (fórmula prevista no contrato, variação jan2012-mai2013)  = R$3,039

Unificação Tarifa com Ar-Condicionado = R$0,029

Desoneração PIS/COFINS = R$ 0,112
  

TARIFA FINAL = R$2,956
 

TARIFA ARREDONDADA = R$2,95

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Táxis da cidade vão divulgar informações sobre acesso ao Cristo Redentor


24/05/2013

A Secretaria Municipal de Transportes publica hoje resolução que determina a obrigatoriedade de informativo sobre os meios de transporte e modos de comercialização de ingressos para acesso ao Monumento do Cristo Redentor nos 33 mil táxis da cidade.

A partir de hoje (24/5), todos os taxistas, incluindo os cooperativados, receberão por meio do sindicato e das cooperativas o material gráfico que deverá ser afixado no vidro traseiro direito dos veículos em até 90 dias.

O objetivo é garantir maior visibilidade e promover a informação, facilitando o acesso dos turistas ao monumento.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Rio recebe ônibus equipados para combate ao crack


Cinco veículos doados pelo Governo Federal ficarão em pontos estratégicos da cidade para atender usuários

24/05/2013  » Autor: Flávia David/Fotos: Beth Santos

A cidade do Rio de Janeiro recebeu nesta sexta-feira (24/5), em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, cinco ônibus que servirão de bases móveis de monitoramento do programa “Crack, é Possível Vencer”, do Governo Federal. Equipados com 20 câmeras cada um, os veículos vão auxiliar a Prefeitura do Rio no monitoramento do movimento migratório dos usuários de crack em pontos estratégicos da cidade: Complexo da Maré, Central do Brasil, Catete e Lapa, além de operar com uma base volante.

Essas unidades, que começam a funcionar na próxima semana, durante 24h, vão contar com agentes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social. Na ocasião, outros nove municípios do estado do Rio formalizaram parceria com o programa do Governo Federal e, a partir do próximo ano, também receberão os veículos.

Os equipamentos foram doados pelo programa “Crack, É Possível Vencer”, parceria entre os ministérios da Justiça, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Além dos ônibus, vai ser entregue em breve uma frota de dez carros e dez motocicletas para auxiliar no combate ao crack na cidade.

- Combater o crack é um dos nossos maiores desafios, um problema que envolve vários setores da administração municipal. Estamos tratando de um aspecto importante, que é a vigilância e a possibilidade de identificação do usuário para que outros setores do governo possam fazer o acolhimento e tratar essas pessoas. E essa é uma tarefa que só se torna possível se houver integração, ação conjunta dos governos. Não há como fazer isso sem parcerias e aporte de recursos, que deve ser permanente - disse Paes, acompanhado do vice-prefeito Adilson Pires (também secretário de Desenvolvimento Social) e dos secretários municipais Rodrigo Bethlem (Governo) e Hans Dohmann (Saúde), além do Inspetor-Geral da Guarda Municipal do Rio, Leandro Matielli.

Os veículos dispõem de recursos para que uma equipe multidisciplinar se faça presente em determinado local por longo período. Além de ajudarem as equipes a manter a ordem em determinada região, os ônibus servirão como um ponto de referência para aquelas pessoas que desejem buscar ajuda em pontos conhecidos de uso da droga.

- O veículo volante ficará de sobreaviso para a necessidade de um deslocamento rápido. Ou seja, usaremos a tecnologia a nosso favor, como mais um instrumento para que as pessoas se sintam estimuladas a abandonar o vício - afirmou Bethlem.

Cada veículo é equipado com 20 câmeras, capazes de capturar imagens a cerca de 500 metros de distância. Elas possuem um dispositivo infravermelho capaz de registrar à noite placas de veículos e áreas de venda e consumo de drogas. Além disso, os ônibus contam com equipamento telescópico, com poder de monitorar câmeras estratégicas, e serão capazes de se comunicar com o Centro de Operações Rio, enviando e recebendo imagens.

As equipes serão beneficiadas com escritórios equipados com computadores que gravam as imagens externas, podendo ser utilizados em ações de observação e investigação. Os profissionais também terão à disposição um espaço para reuniões com monitores de LCD, além de cozinha e banheiro. Representando o governo federal, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, também ressaltou a necessidade de se trabalhar em conjunto, apontando a dependência química como uma das maiores causas da degradação social:

- É um problema que atinge não somente os viciados, mas seus familiares. Estes passam a viver uma situação de inércia, de descrença com a própria vida. Daí a importância de parcerias como essa. Uma ação integrada é a garantia de atenção integral a essas pessoas.

Até o final de 2014, o Governo Federal terá alocado cerca de R$ 4 bilhões em projetos e ações de enfrentamento do crack no país. Entre os municípios que formalizaram com o Governo Federal a participação no programa estão Niterói, representada pelo vice-prefeito Axel Grael, Macaé, Belford Roxo, Magé, Petrópolis, São João de Meriti, Volta Redonda, Itaboraí e Campos dos Goytacazes. 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Praia Grande - Prefeito defende que VLT contemple Litoral Sul

Notícia do dia 17/5/2013
Por Paola Vieira, MTB: 43.705
Proposta foi debatida em reunião com representante da AGEM
MARCELO GUEDES
PG é a sétima cidade a receber visita
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, recebeu em seu gabinete, quinta-feira (16), o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Marcelo Bueno. Assuntos como Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista e maior abrangência do projeto VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) foram discutidos na reunião. Praia Grande é a sétima cidade a receber o representante da AGEM, que busca ouvir os anseios e projetos dos prefeitos dos nove municípios da região.

Sobre a implantação do VLT, Mourão destacou a necessidade de avaliação do projeto considerando, especialmente, a realidade das cidades do Litoral Sul. “Em Praia Grande, por exemplo, transportamos mensalmente para Santos cerca de 2 milhões de passageiros, de acordo com dados da empresa de transporte. Temos um sistema de transbordo referencial. Acho que é preciso amadurecer o projeto”, comentou.

O prefeito também sugeriu adaptação do sistema para facilitar a circulação e o atendimento aos usuários do transporte coletivo para o eixo sul da Região. “Deveria ser estudado um sistema de ônibus biarticulado (duas articulações e três vagões), circulando nas marginais de Praia Grande à Peruíbe, no estilo VLP (Veículo Leve sobre Pneus)”, argumentou.

Mourão, que presidiu o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na gestão de 2006, lembrou ainda que o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada foi uma ideia que já defendia desde a sua gestão no órgão.

A parceria público-privada com o segmento da construção civil, uma maior integração das nove cidades da Baixada Santista e a participação da sociedade nas decisões da região metropolitana, com consolidação de uma cultura de pensamento regional, foram outros aspectos discutidos com o representante da AGEM. “Mourão tem vasta experiência no setor público e conhece as precariedades e o funcionamento da região. As colocações do prefeito são pertinentes”, disse Marcelo Bueno.

Bueno aproveitou a ocasião para lembrar que a próxima reunião ordinária do Condesb será realizada em Praia Grande, dia 28 de maio. Além dos prefeitos da região, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, também participará do encontro.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande - Condesb: Prefeitos fazem moção de apoio a estudos de transporte hidroviário

Notícia do dia 28/5/2013
Por Paola Vieira, MTB: 43.705
  
 
Anfitrião, Alberto Mourão sugeriu reunião entre prefeitos e ministérios para soluções no transporte
 
 
MARCELO GUEDES
Reunião ocorreu em PG
Uma moção de apoio aos estudos da Câmara Temática Especial de Sistema Hidroviário Regional, sugerida pelo prefeito de Praia Grande Alberto Mourão, foi aprovada pelos prefeitos e representantes das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, durante 164ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) ocorrida em Praia Grande, nesta terça-feira (28).

O pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Engenharia (FDTE), Rui Gelehrter da Costa Lopes, apresentou estudo encomendado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal, sobre transporte hidroviário. “A quantidade de hidrovias que banha todos os municípios da Baixada Santista é impressionante e ninguém as usa para o sistema de transporte. É possível, mediante aperfeiçoamento, utilizá-las, assim melhoramos o acesso dos caminhões e aumentamos a mobilidade do transporte de carga de/para o Porto de Santos”, disse o pesquisador, ressaltando que esta é uma opção de se fazer transporte com modais de cargas mais baratos e ecologicamente mais corretos.

De acordo com os membros do FDTE, o estudo começou no setor intra-estuarino de atividade portuária, onde foram identificados locais para expansão da atividade portuária incrementando a economia de outros municípios da região, sendo que já havia um estudo da câmara temática. Ao apresentarem o termo de referência para contratação desses estudos não havia recursos próprios do Condesb. No começo deste ano a SEP procurou a Fundação para expansão dos estudos, para buscar recursos no Ministério das Cidades, mas para isso seria preciso apoio das cidades da região.

“A moção de apoio dos prefeitos é muito importante. Fazer com que todos os chefes dos executivos se conscientizem de que eles têm que melhorar a mobilidade urbana tanto de carga como de passageiros é fundamental”, comemorou Rui Gelehrter.

O projeto de transporte de carga está quase no fim, deve ser entregue em junho para a SEP e a previsão é de que a partir daí seja iniciada a segunda etapa que é a implantação, com prazo aproximado de dois anos.

Além de aprovar os estudos, apontando a urgência na resolução da questão da mobilidade na região, o prefeito de Praia Grande ainda sugeriu uma reunião conjunta entre os nove prefeitos e os Ministérios responsáveis pelo assunto, discutindo o projeto como prioridade regional para acabar com o problema enfrentado hoje em relação ao volume excessivo de caminhões dentro do sistema viário regional.

“É mais um componente para dar resposta à situação que estamos passando. O Porto de Santos e Baixada Santista estão pagando muito pela questão do Ferroanel, não há investimento na malha viária que desce a serra. Vejo que a hidrovia dá respostas a algumas questões das nossas Cidades que precisam criar um desenvolvimento econômico regional integrado”, disse o prefeito, que em seu mandato como deputado federal se destacou pela atuação na presidência da Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis.

Segundo o prefeito, entre os benefícios do transporte hidroviário está a elevação da atividade produtiva para outros municípios da região saindo do eixo Cubatão/Santos. “Precisamos crescer o nosso PIB (Produto Interno Bruto) regional, mas para isso precisamos atrair novos setores produtivos que hoje se afastam pela falta de mobilidade”.

Orla Cultural – O secretário estadual adjunto de cultura, Sérgio Tiezzi falou sobre o projeto Orla Cultural, em que 15 museus localizados em cinco cidades da Baixada Santista: Praia Grande, Bertioga, Santos, Itanhaém e São Vicente contam com acervos exclusivos e visitas monitoradas. O objetivo do projeto implantado em 2012 é de promover a cultura e divulgar o passado rico e histórico da região aos turistas. Mais informações podem ser obtidas no orlacultural.wordpress.com.

Bicicletas – A secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, fez exposição da Câmara temática de Transporte Público de Passageiros, de Transportes, Sistema Viário e Deslocamento referente ao workshop Bicicletas na Baixada Santista. Na apresentação foram destacados pontos como a importância da interligação das ciclovias com as cidades da região, a necessidade de bicicletários, e do cadastro metropolitano de ciclistas para uso e consultas das prefeituras.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Mongaguá intensifica fiscalização de veículos de fretamento turísticos

Semutram


A Prefeitura de Mongaguá intensificou a fiscalização para coibir a entrada de veículos de fretamento turístico sem o alvará de licença municipal. Este ano, sete veículos foram apreendidos pelo Serviço Municipal de Trânsito. A infração é punível com multa de 200 UFESP (ônibus), 120 (UFESP) e 90 (UFESP). Para 2013, o valor da UFESP é de R$ 19,37.
O diretor do Serviço Municipal de Trânsito, Celso Carlos Perezin, informa que o acesso, circulação e estacionamento de veículos de fretamento turístico (ônibus, microonibus e vans), com capacidade acima de 10 passageiros, provindos de outros municípios, somente serão permitidos nos limites de Mongaguá, com a concessão de alvará de licença, emitido pela Diretoria Municipal de Administração.
Perezin explica que a solicitação de autorização de acesso deverá ser protocolada pelo interessado, na forma de requerimento, junto ao setor de protocolo, mediante recolhimento de taxa no valor de duas UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), com antecedência de 10 dias úteis em relação à data prevista para a entrada do veículo, em Mongaguá. O formulário está disponível no site da Prefeitura (www.mongagua.sp.gov.br).
A taxa de licença é equivalente a 25 UFESP para ônibus; 20 UFESP para microonibus e 15 UFESP para vans. A conversão para moeda corrente será feita no dia em que o pagamento for efetivado. “É muito mais barato requer a autorização municipal do que arcar com a multa em caso de apreensão do veículo”, disse Perezin.
Estes veículos deverão estar vinculados a estabelecimentos de hospedagem, em Mongaguá, como hotéis, pousadas, colônias de férias, pensões e similares. Os estabelecimentos classificados como camping poderão receber veículos, desde que suas instalações estejam de acordo com as disposições do Poder Público.
Estão isentos do pagamento de taxa de licença veículos destinados ao transporte de estudantes em razão de excursões organizadas por estabelecimentos de ensino, desde que sem fins lucrativos. A isenção também é válida, para veículos de prefeituras, participantes de eventos esportivos ou culturais, organizados pela Prefeitura de Mongaguá.
No caso de eventos culturais, educacionais ou religiosos organizados pela Municipalidade ou particulares a isenção é apenas para um veículo por entidade/instituição cultural, educacional ou religiosa participante, sem fins lucrativos. Para dois ou mais veículos, a taxa, neste caso, será de 05 UFESP para cada, independente do tempo de permanência em Mongaguá. No caso de eventos esportivos, organizados por particulares, será devida a taxa de licença no valor de 12 UFESP para ônibus e 10 UFESP para microonibus. “De qualquer maneira, os responsáveis pelas excursões devem apresentar o requerimento, com antecedência mínima de 10 dias”, ressalta Perezin.
Para esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Municipal de Administração (3445-3010 ou 3445-3037) e Serviço Municipal de Trânsito (3445-3049).
Fonte: Prefeitura de Mongaguá

Primeiros Volksbus 4x4 chegam ao Chile

28.05.2013

Pela primeira vez, ônibus Volkswagen 4x4 rodarão no Chile. Cinco unidades do modelo Volksbus 15.190 serão embarcados em breve e utilizados em operações de suporte à extração de minério no País. Os veículos foram adquiridos por meio de licitação governamental e consolida a estratégia de abertura de novos mercados pela MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais da Volkswagen e MAN.
 
O modelo é fabricado sob medida na fábrica de Resende, no Brasil, pelo inovador conceito de produção do Consórcio Modular, onde sete empresas parceiras juntam-se à companhia para fazer a montagem de conjuntos completos de peças direto na linha de produção. Em parceria com a BMB, empresa responsável pelas modificações mais específicas da montadora, os veículos passarão à configuração 4x4 e chegarão ao Chile prontos para início das operações.
 
O primeiro contato de clientes chilenos com o modelo aconteceu em março desse ano, quando o veículo 4x4 foi enviado para homologação e posterior demonstração para clientes em feiras e ações de marketing. Com a estrutura da recém-chegada Porsche Holding, foi possível desenvolver um programa totalmente customizado para o acesso e apresentação do modelo.
 
O Volksbus 15.190 é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias.  Na versão 4x4, o modelo leva eixos e caixa de transmissão Marmon Harrington, amortecedor reforçado, barra estabilizadora dianteira modificada, barra estabilizadora traseira e respiros dos eixos elevados, ideal para suportar operações mais rígidas.
 
Mercado em destaque
 
O Chile possui um mercado em ascensão, tanto pelo turismo, quanto pela estrutura alocada no País, que favorece o crescimento do transporte em diversas vertentes. Corresponde a um dos principais mercados de exportação da MAN Latin America: somente nos primeiros quatro meses do ano, foram absorvidos quase 500 veículos Volkswagen, respondendo por 21% da parcela de mercado. Em 2012, foram embarcados mais de mil caminhões e ônibus.



Fonte: MAN  Latin America

São Paulo - Trecho de corredor de ônibus será implantado na Ponte Eusébio Matoso pela Operação Dá Licença Ônibus


29/05/2013 17h28



Medida tem como objetivo privilegiar o transporte público no corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar trecho de corredor de ônibus sobre a ponte Eusébio Matoso, em ambos os sentidos. As intervenções ocorrerão de segunda à sexta-feira no período das 4h às 23h, e no sábado, das 4h às 15h, em uma extensão de 460 metros.
As faixas exclusivas, que fazem parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, funcionarão à esquerda como ligação no corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, e a ativação terá início nesta segunda-feira (3).
Localização
O novo trecho do corredor exclusivo está localizado sobre a Ponte Eusébio Matoso, nas faixas da esquerda, em ambos os sentidos. No sentido bairro, entre a praça Antônio Sabino e a rua Gerivatiba. Já no sentido centro, entre a rua Henrique da Cunha e a praça Eugene Boudin. De acordo com os órgãos, as demais faixas serão mantidas ao tráfego geral de veículos.

No sentido bairro da ponte Eusébio Matosos, segundo a SPTrans, circulam 23 linhas de ônibus, que transportam cerca de 287 mil passageiros em um dia útil, com frequência média de 347 ônibus/hora. No sentido centro, operam 18 linhas que transportam, em média, 227 mil passageiros por dia útil, com frequência média de 267 ônibus/hora.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na pista exclusiva à esquerda de ônibus é uma infração grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

São Paulo - 6ª Conferência Municipal debate prioridades para desenvolvimento urbano


29/05/2013 19h08



Munícipes poderão participar das discussões que ocorrem nos dias 31 de maio e 1º de junho no Anhembi
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) promove nos dias 31 de maio e 1º de junho a 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo. O evento, que é uma etapa preparatória da Conferência Estadual e Nacional das Cidades e também uma consolidação da fase inicial do processo de Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE), será realizado no Anhembi, na zona norte da capital. Serão desenvolvidos trabalhos a partir do tema nacional: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”.

O encontro tem o objetivo de fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano e mobilizar os diversos segmentos da sociedade para o estabelecimento de metas e planos de ação no enfrentamento dos problemas do município. Estão em pauta discussões sobre temas de grande relevância como política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento.

Nos debates, a municipalidade destacará a importância da aplicação do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor Estratégico, instrumentos pelos quais cumpre sua função social.

Podem participar da Conferência quaisquer munícipes que tenham interesse em discutir os problemas de São Paulo e realizar proposições a respeito deles. Para isso, basta credenciar-se no momento de abertura da conferência.

Mulheres na Conferência
Na última terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres convidou as munícipes de São Paulo para um pré-debate que tinha como intuito estimular a participação delas na Conferência Municipal, como forma de incitar a criação e implementação de políticas públicas com perspectiva de gênero.

Revisão do Plano Diretor
Aprovado em 2002, o plano direciona o desenvolvimento da cidade, com regras para organizar o uso e ocupação do solo, construir nos terrenos, implantar prédios altos e fazer grandes construções. No total, o cronograma de revisão do PDE possui quatro etapas. A primeira delas, iniciada no dia 27 de abril, define-se por encontros temáticos realizados junto à população.

Serão realizadas outras três etapas, todas participativas. A segunda delas, com início previsto para o dia 8 de junho, trará oficinas públicas nas 31 subprefeituras para o levantamento de propostas e contribuições. Em seguida, haverá uma sistematização e consolidação das sugestões recebidas para a preparação de uma minuta de Projeto de Lei.

A quarta e última etapa define-se pela devolutiva em relação às propostas e contribuições levantadas e a discussão da minuta do Projeto de Lei em audiências públicas para, enfim, o seu encaminhamento à Câmara. A previsão é que o projeto seja encaminhado a Câmara ainda no segundo semestre de 2013.

A agenda completa e detalhada do plano de revisão está disponível no site Gestão Urbana, da SMDU.

Serviço
6ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo
Data: 31 de Maio e 1º de Junho de 2013
Local: Palácio das Convenções – Parque Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana

Programação do evento
31 de maio
7h às 14h – credenciamento
7h às 9h – café da manhã
9h às 11h – mesa de abertura
11h às 12h – votação do regulamento
13h às 18h – discussão em grupos

1.º de junho
9h às 12h – plenária
13h às 16h – eleição dos delegados
16h às 17h – encerramento

Fonte: Prefeitura de São Paulo


São Paulo - Nova tarifa de R$ 3,20 passa a valer no próximo domingo


27/05/2013 14h55


Decreto publicado no Diário Oficial de sábado (25) oficializa novos valores da passagem no sistema de transporte público municipal
Atualizada às 14h55


A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial de sábado (25) o decreto que oficializa a nova tarifa de ônibus da cidade, no valor de R$ 3,20. O preço da passagem mudará a partir das 0h do próximo domingo, 2 de junho.



O reajuste de 6,67% está abaixo da inflação acumulada desde janeiro de 2011, quando passou a vigorar a tarifa atual de R$ 3,00. De acordo com a inflação calculada pelo IPC/Fipe para o período, o reajuste poderia chegar a R$ 3,40.



A mudança da tarifa não altera o sistema de integração gratuita por três horas para o bilhete comum e de duas horas para os demais bilhetes. A integração dos ônibus com o metrô e os trens da CPTM passará a custar R$ 5. Para os estudantes, a cota de junho será calculada com base no valor de R$ 1,60, metade da nova passagem.



O sistema de ônibus receberá subsídios de cerca de R$ 1,25 bilhão em todo o ano de 2013.

Veja abaixo o decreto completo


DECRETO Nº 53.935, DE 24 DE MAIO DE 2013
Autoriza a cobrança de novas tarifas para o
Sistema de Transporte Coletivo Urbano de
Passageiros na Cidade de São Paulo.



FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo,
no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,
D E C R E T A:
Art. 1º Fica estabelecida a tarifa de R$ 3,20 (três reais e
vinte centavos) para os veículos que operam no Sistema de
Transporte Coletivo Urbano de Passageiros na Cidade de São
Paulo, válida por 3 (três) horas para o Bilhete Comum e por 2
(duas) horas para os demais bilhetes.



Art. 2º O bilhete escolar, para utilização nos serviços a que
se refere o artigo 1º deste decreto, fica fixado em R$ 1,60 (um
real e sessenta centavos), representando redução de 50% (cin-
quenta por cento) no valor da tarifa estabelecida, para utiliza-
ção restrita aos períodos letivos, podendo ser adquirido de acor-
do com a quota mensal de passes concedida a cada estudante.



Art. 3º Para as viagens integradas entre o Sistema de Trans-
porte Coletivo Urbano de Passageiros na Cidade de São Paulo e
o Sistema Estadual de Transporte Metropolitano sobre Trilhos,
fica definido o valor de R$ 5,00 (cinco reais) para a tarifa das
viagens com até 3 (três) integrações, limitado a apenas um
desses registros no último sistema (Companhia do Metropo-
litano de São Paulo - METRÔ ou Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos - CPTM).



Art. 4º As tarifas fixadas por este decreto entrarão em vigor
a partir de 00h00 (zero hora) do dia 2 de junho de 2013, cum-
prindo aos operadores, desde logo, a adoção das medidas que
se fizerem necessárias.



Art. 5º Este decreto entrará em vigor na data de sua publi-
cação, mantidas as disposições do Decreto nº 49.426, de 22 de
abril de 2008, bem como as demais condições de utilização dos
bilhetes previstas nos Decretos nº 46.893, de 6 de janeiro de
2006, e nº 49.822, de 25 de julho de 2008.



PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 24 de
maio de 2013, 460º da fundação de São Paulo.
FERNANDO HADDAD, PREFEITO
JILMAR AUGUSTINHO TATTO, Secretário Municipal de
Transportes
ANTONIO DONATO MADORMO, Secretário do Governo
Municipal
Publicado na Secretaria do Governo Municipal, em 24 de
maio de 2013.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Obras do VLT têm início na Conselheiro Nébias (2)


29/05/2013 - Governador Alckmin inicia obras do VLT da Baixada Santista, o primeiro do Brasil com tração elétrica

A construção de 9,5 km entre Barreiros (São Vicente) e Conselheiro Nébias (Santos) marca o começo do empreendimento que vai modernizar o transporte público da região

O governador Geraldo Alckmin dá início nesta quarta-feira, 29, às obras do primeiro trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), empreendimento do Governo do Estado que faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), projeto de reestruturação do transporte público da Baixada Santista gerenciado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos por meio da EMTU/SP. A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho de 2014.

O trecho entre Barreiros (São Vicente) e Conselheiro Nébias (Santos) tem 9,5km e será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente) e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos.

O investimento em obras neste trecho alcança R$ 313,5 milhões. O investimento total do empreendimento é de cerca de R$ 1 bilhão, sendo R$ 209 milhões destinados ao material rodante (VLTs) e R$ 123 milhões aos sistemas de Energia, Telecomunicação, Arrecadação, Controle Semafórico e Controle dos VLTs que abrangerá também o trecho Porto – Conselheiro Nébias - Valongo.

Benefícios

Já em operação há alguns anos em cidades médias europeias, com bons resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa. As novas estações construídas impulsionam a modernização do entorno, trazendo mais conforto e qualidade de vida. A redistribuição do tráfego acabou por transformar o ambiente de todas as cidades onde o sistema foi implantado, melhorando consideravelmente a mobilidade da população.

No caso da Baixada Santista, o VLT atenderá diretamente 70 mil usuários/dia, com intervalo médio de 210 segundos entre os veículos. Quando a reestruturação das linhas intermunicipais e municipais estiver concluída, nos próximos anos, cerca de 220 mil usuários serão beneficiados com mais qualidade de vida e conforto no transporte público, incluindo a ampliação das ciclovias já existentes.

De maneira indireta, todos os 1,7 milhão de habitantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista vão usufruir dos benefícios do VLT, já que haverá menos ônibus em circulação, menos poluição sonora, além do da redução do tempo gasto nas viagens entre os municípios. Com menos ônibus circulando, a expectativa é de uma economia de aproximadamente R$ 21 milhões/ano em gastos como acidentes e manutenção de viário. Está prevista também redução significativa do consumo de energia, pois o VLT consome 2,6 menos energia do que os ônibus e 5,4 menos do que os automóveis.

Características do VLT

O VLT da Baixada Santista apresenta características inéditas no mercado brasileiro: é o primeiro com tração elétrica, piso 100% baixo – ao nível do chão, facilitando o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção – e é o único a operar com capacidade para 400 passageiros em cada composição.

São veículos com janelas amplas, ar condicionado, luminárias de led (sistema que converte mais de 80% da energia em luz), espaço para cadeirantes e obesos e portas de plataforma, instaladas nas plataformas de embarque e que abrem de maneira sincronizada com as portas dos VLTs.

Foram adquiridos 22 veículos. Características: 2,65m de largura por 44m de comprimento; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h). O cronograma de entrega prevê que o 1º Veículo deve ser entregue em junho de 2014. A entrega de todas as composições deve ser concluída até maio de 2015.

Trecho Conselheiro Nébias-Valongo

O segundo trecho, Porto- Conselheiro Nébias-Valongo, terá dois terminais (Porto e Valongo), uma Estação de Transferência (Conselheiro Nébias), pátio de manobras no Porto e 14 estações de embarque/desembarque.

Com 5,6km e mais a extensão de 1,5km entre a Estação ConselheiroNébias e o Porto, encontra-se em fase de licenciamento ambiental e as obras serão iniciadas assim que as licenças forem obtidas junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à Cetesb. O investimento previsto em obras neste trecho é de R$ 250 milhões.

Com relação à operação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano (VLT + reestruturação dos sistemas de ônibus intermunicipal e municipal), a previsão de publicação do edital é novembro de 2013 e a empresa vencedora será anunciada no primeiro semestre de 2014.

Histórico do projeto

- 2011 - Governador Geraldo Alckmin anuncia a construção do VLT durante o

Plenária Governo Presente em Santos (agosto)

- 2012 - Conclusão do Projeto Básico do trecho Barreiros - Porto

- 2013 - Conclusão do Projeto executivo da extensão Conselheiro Nébias/Valongo

Início das Obras Civis do Trecho Barreiros-Conselheiro Nébias (maio)

- 2014 - Conclusão das obras do 1º.trecho (junho)

Chegada do 1º. veículo (julho)

2015 - Chegada do 22º Veículo (maio)

Atualizado em: 29/05/2013 17:52:02


Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)