Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caio Induscar Solar Foz

Caio Induscar Solar Foz

Produto : Fretamento : Solar Foz


Características

Fretamento. Solução economica para os transportes de curtas e médias distâncias
Maior espaço interno da categoria, design moderno e sofisticado, linhas arredondadas, acabamento de alta qualidade e tecnologia. Aplicações em motor dianteiro e traseiro.

Aplicações

Fretamento.

Tipos de Chassis

OF 1418, OF1722, VW 17230 e outros.

Especificações

Bagageiro
Tipo passante na traseira, também nas laterais(não passante) para motor dianteiro, revestida em chapa de aço canelado com cristais minimizados e iluminação.
Divisória
Moderna revestida em vidro colado proporcionando maior isolamento térmico acústico.
Itinerário
Eletrônico
Párabrisa
Bi-partido ou inteiriço
Piso
Em madeira revestido em Taraflex anti-derrapante
Porta de Acesso
Com movimento pantográfico
Porta-pacotes
Tipo bandejão, com luz de leitura
Porta-focos
Com iluminação de LED de alta eficiência e numeração das poltronas iluminadas
Tanque
300 litros
Vidro do Janela do Motorista
Colados na parte interna, não utilizando borracha de vedação
Dimensões
• Comprimento Total: 10.500 a 13.200mm
• Largura Externa: 2.600mm
• Altura Externa: 3.260mm
• Altura Interna: 1.950mm


Opcionais


• Ar condicionado
• Bagageiro com proteção de mala
• Calefação
• Calotas
• Divisória total
• Monitor de vídeos
• Porta-copos
• Porta-pacotes com detalhes em vinil
• Relógio digital
• Sanitário
• Tanque de combustível de 400 litros
Veja mais fotos no link acima


Solar Foz


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Caio Induscar lança nova carroceria

Novidade será apresentada em “Encontro de Empresas”.

27/09/2010

Marcelo de Paula, AB

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar apresentará,
durante o 11º Encontro das Empresas de Fretamento e
Turismo, em Atibaia, São Paulo,a carroceria ‘Solar’,
indicada para fretamento e turismo.
Segundo a empresa, o novo modelo tem a maior largura
da categoria, 2.600 mm, o que proporciona mais espaço
para movimentação no interior do veículo e,
consequentemente, mais conforto.

As poltronas são reclináveis e têm 1040 mm de largura.
O apoia braço é padrão para todas as poltronas, sendo o
do meio compartilhado.
O design contempla padrão com divisória em vidro
colado duplo, com isolamento sonoro e térmico.

Entre os opcionais, estão ar-condicionado,
bagageiro com proteção de mala, calefação, calotas,
anteparos em substituição da divisória total,
monitor de vídeo, porta-copo,
porta-pacote com detalhe em vinil, relógio digital,
sanitário, tanque de combustível de 400 litros
e comissaria.

Fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.aspx?id_noticia=8037

Ônibus na pista evita contato do Fla com torcida em Goiânia

Por Eduardo Peixoto Goiânia

27/09/2010
ônibus Flamengo
O ônibus da delegação rubro-negra em Goiânia
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

Não seria uma recepção grandiosa, como o clube está acostumado. Mas os poucos torcedores do Flamengo que foram no início da noite desta segunda ao aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, saíram decepcionados. Por questão de logística, um ônibus aguardou a delegação ao lado da pista de pouso. Os jogadores foram conduzidos rapidamente ao veículo, que seguiu escoltado por três viaturas policiais até o hotel que servirá de concentração para a partida contra o Goiás, nesta terça-feira, no Serra Dourada.


Fonte: Globo Esporte

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/09/onibus-na-pista-evita-contato-do-fla-com-torcida-em-goiania.html

Kassab diz que reajustes da tarifa de ônibus ainda não foram definidos

Da Rádio Bandeirantes

cidades@eband.com.br

O prefeito Gilberto Kassab afirmou, nesta quarta-feira, que ainda não sabe como serão os reajustes da tarifa de ônibus para o ano que vem. Kassab disse ainda que há um equívoco na informação sobre o reajuste da passagem a partir de dezembro.



“Não existe ainda nenhuma decisão, podemos até abaixar a tarifa, podemos aumentar, é um equívoco essa suposição”, disse o prefeito em entrevista coletiva em Osasco.



Inicialmente, foi divulgado que a tarifa passaria de R$ 2,70 para R$ 2,90. Entretanto, o prefeito afirmou que as alterações serão incluídas no Orçamento que será enviado à Câmara Municipal, mas que esta questão só será discutida em dezembro.

Fonte:http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000351870

Citaro FuelCELL Hybrid: contribuição ao ambiente

23 de Setembro de 2010

Citaro FuelCELL Hybrid

Depois de 30 mil unidades vendidas – marca alcançada neste ano, o ônibus Citaro da Mercedes-Benz ganha uma nova versão.

Novamente, o foco é sustentabilidade. O ônibus FuelCELL Hybrid combina a solução de duas gerações anteriores de veículos movidos por célula de combustível com a tecnologia do Citaro G BlueTec Hybrid.

Nesse lançamento, dois sistemas de célula de combustível estão localizados atrás do sistema de ar condicionado no teto. No lugar do motor diesel, componentes eletrônicos que dão impulso ao veículo.

Dois motores elétricos nos cubos de rodas produzem a força do veículo, com uma potência constante de 120 kW e uma potência máxima de 240 kW. O novo Citaro pode fazer mais de 250 quilômetros com um tanque de hidrogênio, dependendo do perfil de utilização, destacou a montadora, que disse que a vida útil do modelo triplicou em relação à da geração anterior.

A Mercedes-Benz produzirá 30 unidades do Citaro FuelCELL Hybrid. As dez primeiras unidades começam a ser testadas no transporte público de Hamburgo a partir de 2011.


Fonte: Webtranspo

http://www.webtranspo.com.br/canais/iaa-2010/19749

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Volvo testa ônibus híbrido no Brasil

28 de Setembro de 2010

Montadora busca criar modelos mais limpos

Testes durarão três meses em Curitiba

A Volvo Bus iniciou uma série de testes de seu novo ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. Por três semanas, o 7700 Hybrid rodará em uma rota de 42 quilômetros na cidade de Curitiba (PR) e, posteriormente, a montadora estenderá para outras cidades do País.

De acordo com a empresa, o ônibus híbrido surge como uma alternativa limpa para os centros urbanos - pois seu sistema de propulsão reduz as emissões de CO2 na atmosfera - e uma solução para os altos preços de combustíveis de origem fóssil, que devem atingir níveis ainda maiores no futuro em razão do esgotamento das reservas naturais.

O veículo traz dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.


Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19806-volvo-testa-onibus-hibrido-no-brasil

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Porto Alegre-Linhas serão identificadas à distância

Tecnologia chega aos coletivos de Porto Alegre

DPS2000 auxilia inclusão e acessibilidade de passageiros


O sistema de transporte coletivo de Porto Alegre ganhará uma nova tecnologia para autonomia, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual, idosas ou analfabetas. A secretaria municipal de acessibilidade apresentou o DPS2000, que será aplicado nos ônibus no sentido de melhorar a identificação dos veículos.


Pelo sistema, um receptor instalado em veículo possibilita ao usuário com transmissor saber, a um mínimo de 100 metros de distância do ponto em que esteja, que o ônibus da linha desejada está prestes a passar. Ao mesmo tempo, mensagem de voz avisa ao motorista do ônibus a presença do usuário no ponto.

A cidade paulista de Jaú é a primeira do Brasil a utilizar a nova tecnologia. Do tamanho de um telefone celular, o equipamento permite ao passageiro sinalizar o pedido de embarque ao motorista por meio de radiofrequência, sendo programável por menu de áudio.

O DPS2000 foi criado por Dácio Pedro Simões e Julio Cesar David de Melo, do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola de Engenharia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por quem foi patenteado, em associação com a empresa Geraes Tecnologias Assistivas. O aparelho receptor é vendido por R$ 700, enquanto o transmissor custa R$ 300.

27 de Setembro de 2010
Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/19789-linhas-onibus-serao-identificadas-a-distancia

Funcionários do transporte de Cubatão aceitam acordo e cancelam greve

27 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line



Motoristas e cobradores de Cubatão aceitaram proposta da concessionária Trans Lider e cancelaram a greve marcada para esta segunda-feira. A oferta foi apresentada à categoria durante assembleia realizada na noite deste domingo no Município.

Os 250 profissionais exigiam aumento salarial e pagamento de benefícios, explica o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Valdir Pestana, o que foi aceito pela concessionária. “Eles não têm vale-refeição, plano de saúde e odontológico, cesta-básica e nem PLR”.

Conforme a proposta, o reajuste será de 6%. Com isso, o piso salarial dos motoristas de ônibus sobe para R$ 1.485,40 e o de micro-ônibus para R$ 1.039,98. O mesmo índice foi repassado para os profissionais de manutenção, operação e administração. Os novos salários serão pagos já na folha deste mês.

O vale-refeição será de R$ 10,00 por dia. O plano de saúde de titulares e dependentes será implantado em novembro e o odontológico, em dezembro, informa a assessoria do sindicato.

Reajuste de 6% evita greve de ônibus em Cubatão

De A Tribuna On-line

26 de setembro de 2010
Créditos: Divulgação
A categoria aceitou contraproposta que iguala os salários com as demais empresas da região

Motoristas e cobradores de Cubatão aceitaram proposta da concessionária Trans Lider e cancelaram a greve marcada para esta segunda-feira. A oferta foi apresentada à categoria durante assembleia realizada na noite deste domingo no Município.

Os 250 profissionais exigiam aumento salarial e pagamento de benefícios, explica o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Valdir Pestana, o que foi aceito pela concessionária. “Eles não têm vale-refeição, plano de saúde e odontológico, cesta-básica e nem PLR”.

Conforme a proposta, o reajuste será de 6%. Com isso, o piso salarial dos motristas de ônibus sobe para R$ 1.485,40 e o de micro-ônibus para R$ 1.039,98.

O mesmo índice foi repassado para os profissionais de manutenção, operação e administração.

Os novos salários serão pagos já na folha deste mês. O vale-refeição será de R$ 10,00 por dia.

O plano de saúde de titulares e dependentes será implantado em novembro e o odontológico, em dezembro, informa a assessoria do sindicato.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=57663&idDepartamento=5&idCategoria=5

Motoristas decidem se entram em greve neste domingo

26 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Raimundo Rosa
Motoristas e cobradores de Cubatão ameaçam a partir de segunda-feira. Se a greve for deflagrada, 22 mil passageiros enfrentarão problemas no Município. O Sindicato dos Rodoviários faz nova assembleia neste domingo, às 20 horas, para bater o martelo sobre a paralisação.

A Prefeitura exige a garantia de, pelo menos, 30% da frota nas ruas para não prejudicar os moradores. Mas a opção para a população deverá ser mesmo o transporte alternativo. A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) deverá pôr em prática um plano emergencial envolvendo as peruas de lotação.

De acordo com o superintendente da CMT, Silvano Lacerda, os detalhes da operação sairiam em uma reunião marcada para este sábado. A grande dúvida se refere à gratuidade das passagens dos idosos e o passe escolar dos estudantes, pois as peruas não aceitam este tipo de embarque.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=57557&idDepartamento=5&idCategoria=5

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MAN TGX será o 1º produzido no Brasil

Empresa vai fabricar pesado em Resende, no RJ

Modelo chegará ao mercado no próximo ano

24 de Setembro de 2010

Empresa vai fabricar pesado em Resende, no RJ

A fabricante de caminhões MAN, detentora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no País, acaba de anunciar que o primeiro modelo da marca a ser fabricado por sua fábrica brasileira, localizada em Resende (RJ), será um cavalo mecânico da linha TGX.

Conforme anunciado, as primeiras unidades serão comercializadas no Brasil a partir do primeiro semestre de 2011. “O primeiro caminhão MAN a rodar pelas estradas brasileiras terá motor da mesma marca, e será o primeiro no País a atender as normas de emissões Euro IV”, destaca Roberto Cortes, presidente da montadora.

“O novo MAN TGX complementará a linha de veículos da marca, que hoje conta com os modelos VWCO. Nossa empresa se mantém na liderança em vendas de caminhões no Brasil há quase oito anos consecutivos, além de ser hoje a maior exportadora brasileira desse produto", diz Cortes.


Fonte:Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/rodoviario/19770-man-tgx-sera-o-1o-produzido-no-brasil

MAN inicia atuação no Brasil com um "supercaminhão"

DCI | 24/09/2010

"O aquecimento do mercado interno associado à alta demanda de tradicionais clientes da Volkswagen Caminhões por veículos superpesados fizeram com que a MAN decidisse trazer para o Brasil o seu primeiro caminhão", afirma o presidente para a América Latina da MAN, Roberto Cortes. Segundo ele, o veículo será produzido na fábrica de Resende (RJ) e terá, inicialmente baixo índice de nacionalização. "Em cerca de 24 meses, o caminhão terá 60% de nacionalização", explica.

"O novo caminhão será comercializado a partir do primeiro semestre de 2011", diz. Fabricado na Alemanha, o primeiro caminhão da marca MAN no Brasil já conta com 300 unidades vendidas e uma carteira com clientes como "Júlio Simões e Arcom", afirma Cortes. Segundo o executivo, existem ainda 200 pedidos "praticamente fechados".

O investimento para adequar a linha de produção de Resende ao novo caminhão, importação de peças e divulgação do novo caminhão foi de R$ 100 milhões.

O presidente da MAN na América Latina fez questão de frisar que a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus não será substituída. "Mas agora as concessionárias da VW contarão com o caminhão super pesado da MAN ", explica Roberto Cortes. Ele afirma ainda que, inicialmente, a empresa só trará este tipo de caminhão para o Brasil.

"O próximo passo, será a entrada no mercado com os ônibus MAN ".


Cenário

A MAN aponta o cenário positivo da economia brasileira como um dos fatores para o lançamento do caminhão super pesado no País. "O crescimento da construção civil, além de novos investimentos em infraestrutura, justificam a intensificação da nossa presença no Brasil", diz Cortes.

O caminhão da MAN , modelo TGX , deve complementar a linha de veículos da empresa na América Latina, que hoje conta com os modelos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus." Nossa empresa se mantém na liderança em vendas de caminhões no Brasil há quase oito anos consecutivos, além de ser hoje a maior exportadora brasileira desse produto", afirma Cortes.

O grupo MAN é uma das empresas líderes no setor de veículos comerciais, motores e engenharia mecânica da Europa, com um faturamento anual de aproximadamente 12 bilhões de euros, contando globalmente com cerca de 47 mil colaboradores. A MAN é fornecedora de caminhões, ônibus e motores a diesel, assim como turbomáquinas.

Brasil

A MAN está presente no Brasil desde que assumiu o controle da divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen, há quase dois anos. Entre janeiro e agosto de 2010, a companhia vendeu 44.800 caminhões e ônibus, 54% a mais que no mesmo período do ano anterior. A MAN agora espera vender no mínimo 60.000 unidades no ano todo. Quase 36.000 unidades foram vendidas de abril a dezembro de 2009.

A MAN na América Latina introduziu um terceiro turno em março de 2010 para aumentar sua capacidade de produção de 50.000 para 72.000 chassis de caminhões e ônibus por ano e alavancar as oportunidades de mercado. "A economia brasileira está num caminho de crescimento estável. O mercado de caminhões também é suportado pelo impacto avançado da norma de emissão Euro V, que entra em vigor em 2012, especialmente já que a idade média da frota atual está um pouco alta em 17 anos," explica o presidente da MAN na América Latina . Ele acrescentou também que os programas de investimento do governo, partes dos quais foram recentemente estendidos até o final de 2010, têm sido estímulos adicionais.

A participação de mercado da MAN na América Latiba era de 33,5% em agosto de 2010. O lançamento dos caminhões extra-pesados da marca MAN com mais de 370 hp para o ano de 2011 também permitirá que a MAN conquiste outro segmento do mercado na América do Sul.

Roberto Cortes afirma ainda que a MAN da América Latina lidera as vendas brasileiras de caminhões desde 2003, e está consolidando sua presença em toda a região, graças as fábricas de Resende, no Brasil, e em Querétaro, no México. "Somos uma empresa dinâmica, com uma capacidade de produção de 80 mil unidades por ano. E já oferecemos um portfólio de produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus a mais de 30 países"

O Brasil também é um mercado chave do futuro para as soluções da planta de energia da MAN

Diesel & Turbo, bem como suas turbinas e compressores. Um contrato avaliado em 300 milhões de euros para fornecer seis plantas de energia com motores e equipamentos foi firmado no início do ano.

Fonte:http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/imprensa/noticias.asp?id=8153

Ônibus híbrido na linha Interbairros II na segunda-feira

24/09/2010
principal








Passageiros da linha Interbairros II conhecerão a partir de segunda-feira (27) o ônibus híbrido, que roda com um motor elétrico e outro movido a diesel. O ônibus, fabricado pela empresa Volvo, na Suécia, será testado em Curitiba durante três semanas.

"Esperamos que a população aprove o veículo, e que a empresa alcance os resultados necessários para a fabricação em larga escala. É a tecnologia beneficiando o meio ambiente", diz o prefeito Luciano Ducci, que conheceu o ônibus na quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro.

Além de Curitiba, o ônibus está sendo testado também em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dependendo dos resultados, o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo em Curitiba e incorporado à frota da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

O ônibus começará as viagens às 5h12, no Capão Raso, e será recolhido às 15h47 para avaliações. Cada um dos cinco trajetos feito pelo ônibus híbrido terá 41 quilômetros, totalizando 205 quilômetros por dia.

O Interbairros II passa pelos Terminais Capão Raso, Campina do Siqueira, Cabral, Campão da Imbuia e Hauer, parando, em média, a cada 500 metros entre os terminais.
"No começo os passageiros poderão estranhar, pois a aparência externa do ônibus é diferente do veículo da cor verde que estão habituados", alerta o gestor de Operação de Transporte da Urbs - Urbanização de Curitiba S.A.

O “Hibribus” tem capacidade para até 80 passageiros, 32 sentados, tem piso baixo, permitindo aos passageiros embarques e desembarques no mesmo nível da calçada, motor a diesel traseiro, enquanto as baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo.

No sistema híbrido, o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h. Depois, entra em ação o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas vai recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado.

Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta, a emissão de poluentes do ônibus híbrido é 50% menor do que nos ônibus comuns. A economia de combustível fóssil chega a 40%. O ônibus também pode utilizar o biodiesel.


Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/onibus-hibrido-na-linha-interbairros-ii-na-segunda-feira/20661

Diego Negrão

Diego Negrão Chiuratto 02/09/10

As escolas de futebol oficiais do Coritiba contam com um ônibus caracterizado, que divulga a marca do projeto de formação de atletas nas categorias de base.

O ônibus da “Escolinha Coxa” foi adesivado no sistema de plotagem, com tons de verde e também em branco, com o escudo estilizado do Verdão.


Fonte: Globo Esporte

http://globoesporte.globo.com/platb/luizcarlos/2010/09/02/onibus-da-escolinha-coxa-branca

Atletas do Mundial circulam em ônibus verde do Exército italiano

24/09/2010

Por Carol Oliveira Direto de Verona, Itália

Motorista fardado leva os jogadores de vôlei do hotel para o ginásio; no treino da seleção brasileira, técnico Bernardinho dá ênfase ao saque flutuante

As seleções que estão em Verona para a disputa do Campeonato Mundial de vôlei se deslocam em um ônibus das Forças Armadas italiana. Na direção, um oficial devidamente fardado leva os jogadores do hotel para o ginásio. O mesmo acontece na volta. Todo verde e com a bandeira da Itália na parte de trás, o ônibus não parece ser dos mais confortáveis, mas até agora ninguém reclamou.

Ônibus da seleção brasileira de vôlei no Mundial
Os jogadores da seleção brasileira dentro do ônibus do Exército (Foto: Carol Oliveira / Globoesporte.com)

Tietagem

Após o treino do Brasil nesta sexta-feira, no caminho para o ônibus, dois soldados foram falar com o oposto Leandro Vissotto. Pareciam envergonhados, mas abraçaram o gigante de 2,12m e pediram para tirar uma foto.

Saque com jeito

As atividades do Brasil na tarde desta sexta, no ginásio de aquecimento do Palaolimpia, tiveram cerca de 30 minutos dedicados ao fundamento saque. Bernardinho pediu que os jogadores treinassem repetidamente os flutuantes, deixando um pouco a força de lado.

Fonte: Globo Esporte
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2010/09/curtinhas-atletas-do-mundial-circulam-em-onibus-verde-do-exercito-italiano.html

Prefeitura de Cubatão e empresa de transporte se reúnem para evitar greve de ônibus

De A Tribuna On-line

24 de setembro de 2010

A prefeita de Cubatão Márcia Rosa e a empresa Trans Líder, concessionária responsável pelo transporte coletivo da Cidade, se reúnem na tarde desta sexta-feira com o objetivo de evitar a greve de funcionários do setor na próxima segunda-feira. Se a paralisação for deflagrada, cerca de 22 mil passageiros serão prejudicados.


Por meio de nota, a Prefeitura informou acreditar em um acordo entre os envolvidos. Caso necessário, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) informou que está preparada para colocar em prática um plano emergencial, envolvendo as peruas de lotação. Esse plano emergencial também será detalhado durante o encontro.


Na noite de quinta-feira, os trabalhadores da empresa Trans Líder confirmaram a paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira. Mas eles esperam uma contraproposta por parte da empresa, antes de cruzarem os braços. No domingo, uma nova assembleia será realizada.


Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Valdir Pestana, a empresa não apresentou proposta salarial para os 250 motoristas e cobradores.


A categoria reivindica piso salarial de R$ 1.485,00 para motoristas de ônibus convencional, e R$ 1.039,00 de micro-ônibus, além de benefícios como vale-refeição, plano de saúde e odontológico, cesta básica, participação nos lucros ou resultados, comissão de prevenção de acidentes (Cipa) e crachás.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=57325&idDepartamento=5&idCategoria=5

Bonde italiano começa a circular na linha turística


23/09/2010

Um veículo muito 'speciale' entrou em operação na noite desta quinta-feira (23) dentro das comemorações do Dia do Bonde. Foi o exemplar italiano, de prefixo 3265, doado pela cidade de Turim, na Itália, e recuperado pela prefeitura, novo integrante da linha turística no Centro Histórico, que completou 10 anos de funcionamento. A solenidade de entrega, realizada na Estação do Valongo, incluiu ainda a reinauguração do relógio da torre central do prédio, ao som de música italiana com a banda Volare, bolo de aniversário e a presença de munícipes e autoridades.

"Santos, com sua linha turística, é exemplo para o Brasil. Este é o primeiro exemplar italiano do circuito e, com ele, estamos definitivamente compondo o Museu Vivo do Bonde, que já conta com dois veículos escoceses e dois portugueses em operação, além de outras unidades que aguardam manutenção", disse o prefeito João Paulo Tavares Papa.

Segundo ele, um armazém na parte de trás da Estação, com cerca de 2,7 mil m², será sede do museu, reunindo objetos sobre a história do bonde, como fotos e filmes, além de servir de garagem para os veículos e abrigar a oficina especializada de recuperação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O bonde italiano é datado de 1958 e foi fabricado pela Fiat, sendo inédito no país. Tem comprimento de 14 metros, quase o dobro dos demais da linha. Anteriormente com 18 assentos, tem agora 29 e recebeu diversas melhorias, como um circuito interno de TV com duas câmeras, uma na parte traseira do veículo e outra na lateral esquerda. "Isso ajudará nas manobras do motorneiro", destacou o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.

No interior do veículo também foram instalados 22 painéis fotográficos que mostram a trajetória deste bonde. Entre os curiosos que foram conferir a novidade estava o motorista Paulo Roberto Vecchia, 47, morador do Campo Grande. "É uma bela máquina. Era preciso algo da colônia italiana, que é muito grande na cidade", disse ele, descendente de imigrantes da Itália.O veículo recebeu a benção do frei André Becker, pároco do Valongo, e partiu por volta das 19h para sua primeira viagem.

Novo bonde
Outra novidade foi o anúncio de mais um bonde para a cidade, que será cedido pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). O veículo escocês, de 1911, pertencia a Santos e atualmente está no Memorial do Imigrante em São Paulo. A formalização da cessão em comodato foi assinada pelo prefeito e o diretor da entidade, Carlos Alberto Rollo, que elogiou a linha turística da cidade.

"A iniciativa santista tem de ser copiada por muitas cidades do país", disse Rollo. Já a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, destacou o sucesso dos 10 anos de funcionamento do passeio. "Por onde a linha passou trouxe vida. Hoje não existe turismo em Santos sem a associação ao bonde, que resultou numa transformação do Centro e até se tornou a logomarca da cidade".

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação desse meio de transporte na cidade, a linha criada pela prefeitura já recebeu 950 mil passageiros, sendo mais de 69 mil em 2010. São 5 km de trajeto, que passa por mais de 40 pontos históricos, turísticos e culturais. O bonde circula normalmente de terça a domingo, das 11h às 17h, com ingressos a R$5,00 e R$2,50 (meia-passagem).

Relógio
Desativado há mais de 16 anos, o relógio de modelo inglês instalado na torre central da Estação do Valongo, sede da Setur (Secretaria de Turismo), voltou a funcionar após a recuperação custeada pelo Rotary Club de Santos, cujo presidente, José Roberto Claro, participou da cerimônia . Agora também ganhou holofotes, para sua melhor visualização. O conserto do equipamento foi realizado pelo relojoeiro Antonio Rodrigues de Lima, o Toninho, especialista neste tipo de trabalho.

Atualizado em 23/09/2010, às 20:20


Atualizado em 23/09/2010, às 20:20
Foto de Tadeu Nascimento (D.O.Santos)
Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

Praia Grande - Ônibus das linhas 13 e 12 terão itinerário alterado

23 de setembro de 2010


De A Tribuna On-line

A partir desta sexta-feira, com a inauguração da via pública implantada para interligar a Rua Nancyr Feliciano de Oliveira (Bairro Tupiry) à Rua Caminho do Guaramar (Bairro Antártica), que acontece às 17 horas, as linhas municipais de ônibus 13TR e 12CO terão trecho dos itinerários alterados, o que reduzirá o percurso e o tempo de viagem dos passageiros.

A linha 13TR sofrerá modificações somente no sentido Terminal Tático/Terminal Tude Bastos. O trecho alterado seguirá o seguinte trajeto: Rua Idelfonso Galeano, Rua Ariovaldo Augusto de Oliveira, Rua Nancyr Feliciano de Oliveira, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Celso Ramos de Oliveira, Rua Maria Rosa Correia e Rua Sérgio Gregório.

Na linha 12CO as alterações serão realizadas em ambas as direções. Para quem utiliza o ônibus no sentido Terminal Tude Bastos/Terminal Tático, o itinerário no trecho modificado será: Avenida do Trabalhador, Rua Alécio Messiano, Rua Luzia Borba Ranciaro, Rua Alcino Vicente Leal, Avenida do Trabalhador, Rua Madalena Garcia Fonseca, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Durval Pereira da Fonseca, Avenida Ministro Marcos Freire, Rua João de Paula Philbert, Rua Carlos José Ângelo Berti, Rua Ariovaldo Augusto de Oliveira e Rua Idelfonso Galeano.

J
á para quem utiliza o ônibus no sentido Terminal Tático/ Terminal Tude Bastos, o novo itinerário é o seguinte: Rua Nancyr Feliciano de Oliveira, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Durval Pereira da Fonseca, Rua Caminho do Guaramar, Rua Franklin Alves Moura, Rua Madalena Garcia Fonseca, Avenida do Trabalhador, Rua Alcino Vicente Leal, Rua Luzia Borba Ranciaro, Rua Alécio Meassiano, Avenida do Trabalhador, Rua João Abdalla, Rua Maria Rosa Correia, Rua Sérgio Gregório e Avenida do Trabalhador.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=57161&idDepartamento=5&idCategoria=7


Funcionários da Trans Líder aprovam deflagração de greve a partir de segunda

23 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Irandy Ribas

Os funcionários da empresa de transportes de passageiros Trans Líder, que opera em Cubatão, aprovaram na noite desta quinta-feira a deflagração de greve geral a partir de segunda-feira. A paralisação da categoria já havia sido aprovada no período da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região.
Apesar dos trabalhadores já terem aprovado um indicativo de greve, eles esperam uma contraproposta por parte da empresa, antes de cruzarem os braços. No domingo, uma nova assembleia será realizada.

O presidente do sindicato, Valdir de Souza Pestana, considera difícil, porém, não impossível, a Trans Líder formalizar uma proposta de acordo coletivo de trabalho.
“Como a esperança é a última que morre, quem sabe a empresa dê uma resposta até o momento da assembléia de domingo. Esperamos que isso aconteça. Se isso ocorrer será muito bom”, afirma.

A categoria reivindica piso salarial de R$ 1.485,00 para motoristas de ônibus convencional, e R$ 1.039,00 de micro-ônibus, além de benefícios como vale-refeição, plano de saúde e odontológico, cesta básica, participação nos lucros ou resultados, comissão de prevenção de acidentes (Cipa) e crachás.

A Trans Líder transporta 22 mil pessoas por dia e sua frota tem 31 ônibus convencionais, 24 micrões e 20 micrinhos, É a única empresa da região a utilizar cobradores. Com informações de A Tribuna.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Praia Grande-Ônibus das linhas 13 e 12 terão itinerário alterado

De A Tribuna On-line

23 de setembro de 2010

A partir desta sexta-feira, com a inauguração da via pública implantada para interligar a Rua Nancyr Feliciano de Oliveira (Bairro Tupiry) à Rua Caminho do Guaramar (Bairro Antártica), que acontece às 17 horas, as linhas municipais de ônibus 13TR e 12CO terão trecho dos itinerários alterados, o que reduzirá o percurso e o tempo de viagem dos passageiros.

A linha 13TR sofrerá modificações somente no sentido Terminal Tático/Terminal Tude Bastos. O trecho alterado seguirá o seguinte trajeto: Rua Idelfonso Galeano, Rua Ariovaldo Augusto de Oliveira, Rua Nancyr Feliciano de Oliveira, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Celso Ramos de Oliveira, Rua Maria Rosa Correia e Rua Sérgio Gregório.

Na linha 12CO as alterações serão realizadas em ambas as direções. Para quem utiliza o ônibus no sentido Terminal Tude Bastos/Terminal Tático, o itinerário no trecho modificado será: Avenida do Trabalhador, Rua Alécio Messiano, Rua Luzia Borba Ranciaro, Rua Alcino Vicente Leal, Avenida do Trabalhador, Rua Madalena Garcia Fonseca, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Durval Pereira da Fonseca, Avenida Ministro Marcos Freire, Rua João de Paula Philbert, Rua Carlos José Ângelo Berti, Rua Ariovaldo Augusto de Oliveira e Rua Idelfonso Galeano.

J
á para quem utiliza o ônibus no sentido Terminal Tático/ Terminal Tude Bastos, o novo itinerário é o seguinte: Rua Nancyr Feliciano de Oliveira, Rua Caminho do Guaramar, Rua Dante Chini, Rua Durval Pereira da Fonseca, Rua Caminho do Guaramar, Rua Franklin Alves Moura, Rua Madalena Garcia Fonseca, Avenida do Trabalhador, Rua Alcino Vicente Leal, Rua Luzia Borba Ranciaro, Rua Alécio Meassiano, Avenida do Trabalhador, Rua João Abdalla, Rua Maria Rosa Correia, Rua Sérgio Gregório e Avenida do Trabalhador.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=57161&idDepartamento=5&idCategoria=7


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Santos entrega novo bonde turístico nesta quinta-feira

22 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação/Prefeitura

Para celebrar os 10 anos da linha turística do bonde no Centro Histórico de Santos, a Prefeitura entrega nesta quinta-feira, às 17 horas, o novo exemplar que vai se juntar aos quatro modelos já em circulação na Cidade. O modelo vindo da cidade italiana de Turim integrará o acervo do Museu Vivo do Bonde.

A primeira viagem pelos trilhos santistas partirá da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº) e será gratuita. Durante a cerimônia, também volta a funcionar o relógio da antiga estação São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos.

O modelo Peter Witt, único no Brasil, foi fabricado pela Fiat na década de 40. Ele chegou às garagens da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) em 2009.

De acordo com a companhia, o veículo conta com sistema elétrico diferenciado, quatro motores (os outros já reconstruídos têm dois), dois trucks (quando o normal é um), que é o que faz a sustentação do equipamento e onde se encaixam as rodas.

Como na Itália a largura entre os trilhos é maior, houve necessidade de reduzir a distância interna entre os frisos das rodas para o perfeito funcionamento na linha no Centro Histórico. O bonde tinha 18 assentos e agora conta com 29. Outra novidade foi a instalação de circuito interno de TV, além de 22 painéis fotográficos, com imagens de quando o bonde estava em atividade na Itália e do trabalho de recuperação na CET.

Pontos turísticos

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação, a linha já recebeu 950 mil passageiros, sendo mais de 69 mil este ano. O passeio tem 5 km de extensão, com passagem por pontos turísticos e culturais, como a Catedral, Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp), Monte Serrat, Estação do Valongo e Teatro Coliseu. O bonde circula normalmente de terça a domingo, das 11h às 17h. Excepcionalmente nesta quinta-feira, funcionará das 11h às 16h.


Ônibus antigos se reúnem em São Paulo

22/09/2010 - Foto: Primeiro Clube do Ônibus Antigo
Ônibus antigos se reúnem em São Paulo

Evento nos dias 20 e 21 de novembro mostra evolução do meio de transporte

da Redação

Com o intuito de relembrar o passado à bordo de ônibus históricos, o Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro realizará o evento "Expo Viver, Ver e Rever. A Evolução", onde serão apresentados antigos modelos de ônibus e caminhões.

O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro de 2010 no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com a presença de exemplares de coleções particulares e de museus de empresas, além de mostrar a evolução do transporte rodoviário. Também haverá a exposição de miniaturas e itens de época.


Fonte:http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/09/22/onibus-antigos-se-reunem-em-sao-paulo

Fogo em fábrica da Marcopolo no Rio de Janeiro mata seis pessoas

Seis morreram no incêndio - Fabiano Rocha/Agencia O Globo
Seis morreram no incêndio

Foto: Fabiano Rocha/Agencia O Globo


Seis pessoas morreram e sete ficaram feridas em um incêndio que atingiu a Ciferal Indústria de Ônibus, empresa do Grupo Marcopolo, de Caxias do Sul, no Estado do Rio de Janeiro.

A fábrica está localizada na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Rede Globo, os mortos seriam funcionários da empresa que tentavam combater o incêndio.

Bombeiros do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos e dos quartéis de Duque de Caxias, Paradas de Lucas e São João de Meriti combateram o fogo e fizeram o atendimento às pessoas intoxicadas. Um posto de atendimento da Defesa Civil está montado no local.

O incêndio começou por volta das 8h15m no subsolo da indústria onde são fabricadas as carrocerias de ônibus.

A lista com os nomes dos funcionários mortos foi divulgada na tarde desta quarta.

Não há gaúchos entre as vítimas fatais, informou a empresa.

As vítimas fatais
— Marcelo Borba da Silva
— Edmundo Santos
— Edson da Silva Werneck
— Sérgio Correia
— Sérgio Teixeira
— Carlos Henrique Vieira


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,3048766,Fogo-em-fabrica-da-Marcopolo-no-Rio-de-Janeiro-mata-seis-pessoas.htm


No Dia Sem Carro, Volvo apresenta ônibus híbrido: diesel e elétrico

21/09/2010
principal











Nesta quarta (22), Dia Mundial Sem Carro, a Volvo apresenta em Curitiba o ônibus 7700 Hybrid, com dois motores, um a diesel e outro elétrico. A apresentação será às 11h, no estacionamento da Prefeitura, com presença do prefeito Luciano Ducci e do presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta.

O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. A diminuição das emissões de gases poluentes que saem do escape é de cerca de 50%.

O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de cerca de 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.

A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

Antes da apresentação do ônibus híbrido, o prefeito Luciano Ducci assinará editais de licitação para obras de recuperação de asfalto. Os editais são de R$ 595 mil para 9,6km em obras de fresagem e de R$ 525 mil para 42km em obras de microrevestimento. A assinatura será às 10h, no Gabinete do Prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/no-dia-sem-carro-volvo-apresenta-onibus-hibrido-diesel-e-eletrico/20612

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Curitiba testa ônibus híbrido na linha Interbairros 2

21/09/2010

Um ônibus híbrido movido a eletricidade e biodiesel entrará em teste por três semanas, a partir de 27 de setembro, na linha Intebairros 2, com acompanhamento técnico da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A. O ônibus é fabricado pela Volvo, na matriz sueca, e importado pela filial brasileira da montadora, na Cidade Industrial de Curitiba.

O projeto do ônibus híbrido é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido pela Volvo, Urbs e Fundação Clinton, que disponibiliza a nova tecnologia em Curitiba, graças a recursos repassados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O “Hibribus”, como é conhecido, porque é simultaneamente movido a eletricidade e óleo diesel. Tem capacidade para até 80 passageiros, 32 deles sentados, piso baixo (low floor), o que permite ao passageiro embarcar em nível - quando a suspensão se “ajoelha” para embarques e desembarques no mesmo nível da calçada -, motor diesel traseiro e baterias no teto do veículo.
“O Hibribus é mais um passo que Curitiba dá ao buscar novas tecnologias, uma vez que a cidade há cerca de 40 anos foi a primeira do país a inovar com a implantação de canaletas", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.

Durante os 21 dias em que o Hibribus estiver em fase de testes, será submetido às condições de tráfego similares aos dos demais ônibus dessa linha, percorrendo trajetos com diferentes tipos de pavimentação, trafegando em horários normais como também nos de maior movimento.

Durante os testes, o Hibribus será monitorado pelos técnicos da Volvo e da Urbs, para avaliação do desempenho, e o veículo estará sob a guarda da Auto Viação Redentor. Um ônibus Volvo B-7 movido a diesel, com características mecânicas similares ao Hibribus, da Transporte Coletivo Glória, também no mesmo período estará na linha Interbairros II, para futura avaliação dos dados técnicos dos dois ônibus e coleta de resultados operacionais.
“Curitiba mais uma vez é pioneira ao testar um veículo ecologicamente correto, que dispõe da mais moderna tecnologia e capaz de atender a demanda crescente de passageiros, graças a Volvo, que mais uma vez inova, trazendo ao Brasil o ônibus híbrido já produzido em escala comercial na Europa”, diz Marcos Isfer.

O presidente da Volvo Latin America, Luís Carlos Pimenta, disse que a montadora instalada na Cidade Industrial de Curitiba cogita produzir, a partir da autorização pela matriz sueca, chassis para ônibus tipo Padron a partir de 2012, como também articulados, até 2013, e para ônibus biarticulados, até 2014.
“Tudo depende de avaliações que a montadora faz, para que mais uma vez esteja na vanguarda tecnológica, tendo a Prefeitura de Curitiba, por intermédio da Urbs, como parceira nesse empreendimento”, disse Pimenta.

Pimenta explicou que o Hibribus, além de silencioso por causa do motor elétrico, é em média 30% mais econômico no consumo de diesel B-5. O ônibus em teste usa o motor elétrico movido por baterias instaladas no teto, para iniciar o seu deslocamento, e quando chega aos 20 km/h usa o motor a diesel par alimentar as bateris e realizar os deslocamentos.

A cada frenagem, segundo Pimenta, o sistema elétrico é realimentado, dispensando, a exemplo da maioria dos veículos elétricos, reabastecimentos com ajuda de tomadas, o que obriga os veículos a permanecer parados durante horas. Sempre que o ônibus para num cruzamento, em ruas com engarrafamento ou em ponto para embarque e desembarque, o motor desliga automaticamente para maior economia de combustível. Basta um leve toque o acelerador, para que o motor elétrico realize uma arrancada suave, garantindo o confotto dos usuários.

Características técnicas – O Hibribus tem 12 metros de comprimento e o motor a diesel, com quatro cilindros e 210cv, já obedece à norma Euro V em vigor na Europa, correspondente ao equivalente, no Brasil, Conama P-7, que o Conselho Nacional de Meio Ambiente exigirá das montadoras apenas a partir de 2012, reduzindo ainda mais os índices de poluição decorrente do óleo diesel expelido pelos coletivos movidos diesel.

O motor a diesel do Hibribus conta ainda com injeção de solução de uréia, responsável pela redução de gás carbônico no catalisador. Como no tráfego local o ônibus atenderá uma linha com dezenas de pontos parta embarque e desembarque, cerca de 40% do tempo de viagem será com o motor girando em rotação constante, o que significa economia de combustível.

Essa economia, segundo o gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte Coletivo da Urbs, Élcio Karas, é ainda maior com o desligamento automático do motor tão logo é desacelerado. Esse é o resultado do uso da mais nova tecnologia, com uso de um motor estacionário de pequeno porte que permite o deslocamento do ônibus com peso de onze toneladas.

Outra vantagem é que nas arrancadas, o coletivo utiliza o motor elétrico, não expelido nenhum fumaça, reduzindo assim os índices de emissões. Já o conjunto elétrico, segundo técnicos do Departamento de Engenharia da Volvo, é formada por um motor e também um gerador, ora funcionando um, ora funcionando o outro. Os ônibus urbanos Volvo 4 x 2 atualmente fabricados têm seis cilindros e motores traseiros com potência de 290cv.

Esse motor/gerador tem potência equivalente a 120 quilowatts, que correspondem a cerca de 160cv. A soma de funcionamento da parte elétrica e do motor a diesel, de acordo com os técnicos, mostra que a potência total obtida é superior à de um motor a diesel usado em ônibus convencionais.

O Hibribus usa o motor elétrico desde que seja ligado até alcançar a velocidade inicial de 20 km/h. A partir daí usa o motor híbrido (elétrico/diesel), enquanto o motor a diesel funciona exclusivamente quando a carga da bateria elétrica está baixo do nível operacional, ou em trechos acidentados, como rampas e aclives que exijam esforço maior do motor do veículo.

O novo ônibus tem duas largas portas e poltronas estofadas, embarque frontal e desembarque pela porta que fica no meio da carroceria. É climatizado e extremamente silencioso.

Luís Carlos Pimenta destaca que, iniciada a produção em série na fábrica de Curitiba, a Volvo oferecerá ao mercado tanto chassis normais para os futuros ônibus híbridos - como os usados nos ônibus convencionais, expressos e “ligeirinhos”, permitindo embarques em nível nos terminais e estações-tubo, como chassis baixos (low entry), nivelados com as calçadas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-testa-onibus-hibrido-na-linha-interbairros-2/20615

SPTrans amplia viagens de ônibus no Dia Mundial Sem Carro em SP

Provável aumento de demanda de passageiros motiva medida.
No total, horários de pico da manhã e da tarde ganham mais duas horas.

Do G1 SP


Onibus parada
SPTrans ampliará número de viagens em razão do
Dia Mundial Sem Carro (Foto: Arquivo/G1)

Em razão do Dia Mundial Sem Carro, que acontece nesta quarta-feira (22), a SPTrans irá ampliar o horário de pico das linhas de ônibus de São Paulo em duas horas. A decisão foi tomada por conta do provável aumento de demanda de passageiros do transporte público.

No pico da manhã, que normalmente se estende das 5h às 8h30, o período de maior fluxo de ônibus será ampliado em 30 minutos, terminando às 9h. À tarde, quando mais veículos de transporte público circulam pela cidade entre 16h e 20h, a operação acontecerá das 15h30 às 21h.

Ao todo, a SPTrans oferecerá 36.442 viagens adicionais nesta quarta. Em dias normais, são feitas pela manhã 93.076 viagens e à tarde, 112.418 (serão 241.936 nesta quarta). Além da ampliação programada, todas as linhas do sistema de transporte público municipal serão monitoradas e, caso haja demanda, poderão receber carros extra.


Fonte: Portal G1

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/sptrans-amplia-viagens-de-onibus-no-dia-mundial-sem-carro-em-sp.html

Bonde italiano que integrará linha turística de Santos entra em funcionamento nesta quinta-feira

21 de setembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação/Prefeitura
O novo bonde italiano doado à Prefeitura de Santos entra em circulação a partir desta quinta-feira, quando será celebrado o Dia do Bonde Turístico e os 10 anos de funcionamento da linha que circula pelo Centro Histórico.

A solenidade de entrega do equipamento será realizada às 17 horas, em frente à Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), quando também será reativado o antigo relógio da São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos. No local haverá, ainda, apresentação do grupo Volare, de música italiana.

Passeio gratuito

Quem ainda não deu uma volta de bonde pelas ruas da Cidade poderá aproveitar o dia para fazer o passeio. Conforme decreto publicado na edição desta quarta-feira, do Diário Oficial de Santos, durante todo o dia, o transporte na linha turística será gratuito. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O bonde circula nesta quinta, excepcionalmente, das 11h às 16h.

Restauração

O bonde italiano, modelo de 1958, foi totalmente restaurado pela equipe especializada da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foram seis meses de planejamento e trabalho cuidadoso de recuperação, para que o veículo mantivesse as características de funcionamento semelhantes às de quando rodava na Itália.

Além de ter a estrutura recuperada, teve instalado circuito interno de TV com duas câmeras. A parte interna será ilustrada por 22 painéis fotográficos com imagens do veículo em atividade na Itália e dos serviços executados pelos funcionários da CET.

A linha turística teve seu percurso ampliado no ano passado, passando de 1,7 km para 5 km de extensão, percorre os principais pontos históricos e culturais do Centro e funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=56857&idDepartamento=5&idCategoria=2