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domingo, 31 de março de 2013

Caraguatatuba - Pessoas com deficiência têm até dia 2 para renovar a carteira de gratuidade nos ônibus intermunicipais


28/03/2013 |

Em Caraguá, as pessoas com deficiência que possuem a carteira de isenção para utilizar o transporte intermunicipal têm até o dia 2 de abril para efetuar o recadastramento. O novo prazo foi concedido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que assumiu o serviço. A carteira, emitida pela Litorânea, perderá a validade a partir dessa data.
Os usuários deverão fazer o recadastro do novo documento, a Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes), no setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas Madre Teresa de Calcutá, localizado no bairro Jardim Primavera, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para quem ainda não tem cadastro e deseja obter a carteira é necessário levar os seguintes documentos: laudo médico que comprove a patologia, laudo de exames (raio x, tomografia, ou ressonância), carteiras de identidade e de trabalho e comprovantes de residência (originais e xerox) e de aposentadoria ou outro benefício.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, na Avenida Rio de Janeiro, 860, bairro Indaiá. Telefone (12) 3897-7023 ou 0800-7747055.
Serviço
Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação “Madre Teresa de Calcutá”, Praça Renato Navarro Magalhães – Jardim Primavera. Telefone (12) 3886-1200.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Cresce o número de empresas habilitadas para o novo modelo de transporte público do DF

Quarta, 27 Março 2013 13:39

Marôa Pozzebom, da Agência Brasília

Cresce o número de empresas habilitadas para o novo modelo de transporte público do DF

Nessa quinta-feira, o GDF divulga as propostas das empresas habilitadas que concorrerão à administração das bacias 1,3 e 4. Etapa finaliza o processo de licitação que renova o sistema de transporte público do DF
O Governo do Distrito Federal avançará, quinta-feira (27), em mais uma etapa do processo licitatório do sistema que será implantado no transporte público. O modelo irá distribuir as 31 regiões administrativas do DF em cinco bacias (veja no mapa). As cinco operadoras vencedoras da licitação vão oferecer e administrar uma frota de 3 mil ônibus novos, o dobro existente, até o final de setembro deste ano.

As três empresas habilitadas que concorrerão na licitação das bacias 1,3 e 4 são: Consórcio HP-ITA, de Goiás, e a Auto Viação Marechal Ltda, de Curitiba e a Viação Piracicabana, do município de Piracicaba (SP). Apresentaram propostas para Bacia 3, que será disputada,amanhã, as empresas HP-ITA e a Auto Viação Marechal Ltda.

Com a escolha da operadora para gerir essa bacia, automaticamente a segunda colocada assume a Bacia 4, já que a única empresa habilitada para concorrer à Bacia 1 é a Viação Piracicabana.
 
As empresas habilitadas terão que oferecer os menores preços da concorrência; não dever ao governo, ao INSS nem aos empregados; ter capacidade de operar mais de 500 ônibus por região; oferecer uma garantia de cerca de R$8 milhões ao GDF; e disponibilizar uma frota 0 km dentro de seis meses para vencer a população.
 
"Nós temos hoje uma média de 1,2 milhão de pessoas que utilizam o transporte público por dia. Com a entrada dos veículos novos, a integração e os corredores exclusivos, vamos ampliar muito essa demanda, o que alcançaremos com esse novo modelo, explica o secretário de Transportes José Walter Vázquez.
 
Cada empresa, após a assinatura do contrato, tem 180 dias para se adequar ao novo sistema. Assim, teremos um transporte rápido, confortável e seguro", garante o secretário.
 
Está prevista, ainda, para o início de julho,a nova administração das operadoras Viação Pioneira e Expresso São José, que venceram a concorrência das bacias 2 e 5. A primeira atende a população das cidades do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way com 640 ônibus.
 
A outra atenderá as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga com frota de 576 veículos. Os novos veículos terão TV de informação, câmeras de monitoramento e acessibilidade, como elevadores para deficientes físicos.

bacias-tranporte-publico

Fonte: Agência Brasília

MAN Latin America atinge marca de 600 mil veículos em Resende

27.03.2013
600 mil veículos em Resende


A fábrica da MAN Latin America em Resende alcançou a marca de 600 mil veículos produzidos, na última terça-feira (26/03). O recorde da fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN foi registrado com a montagem de um modelo VW Constellation 24.280, o mais vendido no mercado brasileiro. Primeira indústria automotiva a apostar no Sul Fluminense, a montadora desempenha papel decisivo para a formação desse novo polo automotivo do país, atraindo diversos fornecedores para a região com seu crescente volume de produção.

O maior volume produzido na unidade foi de caminhões da linha Worker, que aliam robustez e versatilidade, com cerca de 275 mil unidades. Em segundo lugar, vêm os Constellation, lançados em 2005, com aproximadamente 150 mil veículos; seguidos pela linha Volksbus, com 110 mil ônibus. 

Os modelos da linha Delivery aparecem na quarta posição, com quase 65 mil veículos. Com menos de um ano de mercado, foram produzidos mil caminhões extrapesados MAN TGX. Desses montantes, quase 90 mil veículos foram destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua.

Desde a inauguração, em 1996, a fábrica da MAN Latin America está em franca expansão. Recursos de R$ 2,5 bilhões, aplicados de 1995 a 2011, levaram a montadora à capacidade de produção de 100 mil veículos por ano. No ciclo 2012-2016, o investimento de mais de R$ 1 bilhão vai contribuir para aumentar ainda mais esse potencial produtivo. 

“Hoje, a cada três minutos sai um novo caminhão ou ônibus de nossa linha de produção. No início, montávamos apenas um veículo por dia. Essa evolução beneficiou não só nosso negócio, mas sobretudo o desenvolvimento econômico da região com a geração de empregos, além da arrecadação de impostos”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. 

Em 1996, a  operação começou com pouco mais de 300 colaboradores em um turno de produção. Hoje são mais de 6 mil colaboradores e há atividades na fábrica nas 24 horas do dia. Somente nos últimos cinco anos, foram abertas mais de 1,5 mil novas vagas.


Salto na produção com Consórcio Modular

A implantação da fábrica em Resende, com o Consórcio Modular, alterou o curso da história da MAN Latin America. Criada em 1981 ainda como uma divisão da Volkswagen do Brasil, a operação de caminhões e ônibus acumulava menos de 150 mil veículos produzidos e respondia por uma fatia de 17% do mercado até a inauguração da unidade de Resende, em 1996.

Com o modelo de produção no qual os fornecedores dividem com a MAN a responsabilidade pela montagem dos veículos, a MAN Latin America aumentou gradativamente sua eficiência em vendas e produção. Comemorou, em 2012, a liderança de vendas de caminhões pelo décimo ano consecutivo, com 30,3% de participação.

Fonte: MAN Latin America


Mercedes-Benz e Franz Beckenbauer entregam Sprinter para entidade com foco no esporte educacional



  • Doação ocorreu no Laureus World Sports Awards, considerado o oscar do esporte, realizado este mês, no Rio de Janeiro
  • A entidade beneficiada, Bola pra Frente, recebeu o veículo para implementar a ação “Chuteiras para o Rio”, iniciativa que auxilia crianças de rua da cidade
  • A lenda do futebol Franz Beckenbauer, o veterano campeão mundial Carlos Alberto e o chefe de comunicações da marca Mercedes-Benz Cars, Anders Sundt Jensen, entregaram a van Sprinter à entidade social, repleta de equipamentos esportivos

O Laureus World Sports Award, evento de premiação concedido anualmente aos esportistas de maior destaque de ano, teve sua 13ª edição realizada no dia 11 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro.
Além de celebrar as conquistas dos melhores atletas para o mundo, na ocasião houve a oportunidade de mostrar ações promovidas pela Laureus Sport for Good Foundation, que promove o uso do esporte como ferramenta para a mudança social. A entidade, que atravessa fronteiras para unir pessoas nesse contexto, arrecada fundos para projetos de treinamento e educação a jovens em ambientes desafiadores. Seu lema é“Esporte pelo bem”.
A Mercedes-Benz é uma parceira global da Laureus, desde sua fundação em 2000. Seguindo seus princípios de Responsabilidade Social Corporativa, o Grupo Daimler, do qual a empresa faz parte, apoia e promove os objetivos e os valores deste programa global sem fins lucrativos, com o objetivo de minimizar problemas sociais através do esporte. “Nós cremos na força do esporte para aproximar pessoas de diversas nações e culturas.”, comenta Anders Sundt Jensen.
Nas últimas semanas, a Mercedes-Benz e Franz Beckenbauer pediram chuteiras para doação em toda a Alemanha. O objetivo era colocá-las numa van Sprinter para entregar à entidade Bola pra Frente, no Laureus World Sports Awards. “A resposta da população surpreendeu a todos nós”, diz Anders Sundt Jensen. “Em pouco tempo, mais de 1.350 pares de chuteiras completaram o grande espaço da van Sprinter. Franz Beckenbauer também ficou admirado: “É ótimo que tantas pessoas se separaram de suas chuteiras para possibilitar o esporte a crianças pobres.”
Na entrega do Sprinter, também estavam presentes Carlos Alberto e outros esportistas de ponta, incluindo os Embaixadores Laureus Ruud Gullit e Jens Lehmann, assim como o medalhista de ouro olímpico de vôlei de praia Jonas Reckermann. Franz Beckenbauer resume o encontro emocional com as crianças de rua nas favelas: "Com o Sprinter cheio de artigos esportivos conseguimos proporcionar um sorriso no rosto das crianças do Bola pra Frente. Meu agradecimento a todos que possibilitaram o sucesso desse projeto."
O projeto: Bola pra Frente
O projeto Bola pra Frente, patrocinado pelo tetra campeão brasileiro de futebol, Jorginho, utiliza a modalidade esportiva como meio de mudança social – conforme o princípio da Fundação Laureus Sport for Good, “O esporte tem a força de modificar o mundo” (Nelson Mandela, Laureus World Sports Awards, Mônaco 2000). Em uma área de quase 12.000 metros quadrados, o Bola pra Frente atende crianças de rua entre 6 e 17 anos, com foco no futebol, que é usado como meio de apoiar o desenvolvimento desse público. O grupo aprende a desenvolver o espírito de equipe, disciplina, respeito e determinação. Isso também os ajuda na luta contra a pobreza, discriminação e violência em suas vidas cotidianas.
Van Sprinter Mercedes-Benz
Prático, econômico, seguro – estes são os sinônimos do Sprinter Mercedes-Benz. Com quatro comprimentos e três alturas diferentes, assim como variações de 3,0 até 5,0 t de peso total adicional, o veículo é um verdadeiro polivalente como o furgão, van e também o chassi com cabina, o caminhão basculante e chassis. O Sprinter impressiona tanto as empresas quanto os motoristas. Os operadores se beneficiam de um grande número de variantes, desde a alta eficiência até o baixo consumo de combustível, dos longos intervalos de manutenção e da alta valorização. Os motoristas apreciam a facilidade de manuseio do Sprinter e sua excelente visibilidade, cockpit espaçoso e de fácil manuseio, assim como o alto nível de conforto e sistemas de segurança excepcionais

Publicado em 19 de março de 2013

Fonte: Mercedes Benz

Mercedes-Benz alcança marco de 75.000 peças remanufaturadas vendidas


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  • Linha RENOV é composta por motores, câmbios, embreagens e diversos outros itens remanufaturados para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Sprinter
  • Peças remanufaturadas seguram muitas vantagens ao cliente, como menor custo, qualidade e garantia de fábrica

A Mercedes-Benz do Brasil registrou o marco histórico de venda de 75.000 peças remanufaturadas da linha RENOV, volume acumulado desde 2004, quando esse produto chegou ao mercado. São 34.400 motores, 11.240 câmbios, 21.200 embreagens, além dos demais itens: motores de partida, unidades injetoras, conjuntos de diferencial e turbinas.
“Somente nos últimos dois anos, vendemos cerca de 36.000 peças remanufaturadas. Esse expressivo volume comprova o interesse dos clientes na vantajosa linha RENOV como alternativa para manutenção de seus veículos”, afirma Mauro Santos, gerente de Marketing de Peças da Mercedes-Benz do Brasil.
“A oferta de remanufaturados é uma tendência mundial consolidada que assegura ao cliente uma opção atrativa no momento da troca de peças, com qualidade e garantia de peça nova, a um custo menor”, destaca o executivo. “Isso proporciona uma excelente relação custo/benefício, contribuindo para a maior rentabilidade dos clientes”.
De acordo com Mauro, “o volume de produção de remanufaturados tende a crescer, porque o portfólio da linha RENOV vem sendo ampliado sistematicamente”. Lançada em 2004 com motores mecânicos e eletrônicos, passou a incluir opções de câmbios em 2006, embreagens em 2009, motores de partida, unidades injetoras e conjuntos do diferencial em 2011, além de turbinas em 2012. Em 2013, o portfólio RENOV ficará ainda mais completo.

Vantagens econômicas para os clientes

A linha RENOV da Mercedes-Benz assegura vantagens econômicas para o cliente. O custo do produto, por exemplo, chega a 55% do valor de uma peça nova. A garantia é de 12 meses, sem limite de quilometragem e válida em todo território nacional. Além disso, a peça usada pode ser usada como parte do pagamento do item RENOV, reduzindo de forma significativa o custo da manutenção.
Outro importante benefício desses produtos é a maior disponibilidade do veículo, uma vez que o tempo de parada na oficina é reduzido. E para sua tranquilidade, o cliente conta com a maior rede de concessionários do País, com mais de 200 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional.

Garantia de qualidade na produção

A peça remanufaturada é aquela industrializada pelo próprio fabricante do produto, que conta com experiência, domínio da tecnologia e qualidade para alcançar esse objetivo. Assim, todos os componentes que sofrem desgaste são substituídos por novos ou recuperados até o nível de qualidade exigido.
Com o reaproveitamento das carcaças, o processo gera redução de custos e torna os preços das peças remanufaturadas extremamente atrativos. Para garantir a eficiência e durabilidade do conjunto, o processo de reindustrialização se aplica aos componentes internos e externos. São realizados testes em 100% dos componentes, a fim de antecipar eventuais defeitos.
As peças remanufaturadas RENOV atendem às mesmas especificações de projeto das peças novas. Além disso, o emprego da mais alta tecnologia disponível garante a preservação das características originais de cada produto, o que aumenta o valor de revenda do veículo.
A linha RENOV se destaca ainda pela eficiência em termos ambientais. Com o processo de remanufatura, há uma redução no consumo de novos insumos, bem como no descarte de materiais. Além disso, o motor remanufaturado gera menos emissões.

Publicado em 14 de março de 2013

Fonte: Mercedes Benz

Marcopolo e Daimler investem US$ 20 milhões na expansão de sua fábrica no México


Nova linha irá produzir os ônibus Paradiso e Viaggio 

Caxias do Sul(RS), 26 de março de 2013 –  A Polomex, joint venture entre Marcopolo e Daimler, investiu US$ 20 milhões na expansão de sua fábrica, localizada no município de Garcia, no México. A unidade acaba de inaugurar uma nova linha para produção de ônibus rodoviários dos modelos Paradiso e Viaggio. 
Segundo Rodrigo Pikussa, diretor-geral da Polomex, a nova linha de produção foi inaugurada no dia 6 de março e já começou a montar os modelos Viaggio e Paradiso. “Somos a primeira unidade da Marcopolo fora do Brasil a montar estes veículos por completo. Antes, os ônibus não eram feitos totalmente no México. As carrocerias vinham parcialmente montadas do Brasil e os veículos eram finalizados aqui. Com este investimento, criamos novos postos de trabalho para a comunidade e poderemos expandir a comercialização de modelos rodoviários localmente”, explica o executivo.
Na inauguração, Rodrigo Pikussa e Harold Hauke, vice-presidente da Daimler Vehículos Comerciales do México, receberam o governador do Estado de Nuevo Leon, Rodrigo Medina de la Cruz e outros representantes do governo. O evento contou ainda com a presença dos mil colaboradores que trabalham na Polomex.
Inaugurada em 1999, a Polomex produz ônibus urbanos e rodoviários para o mercado mexicano e recentemente comemorou a marca de 25 mil veículos fabricados. Em 2012, saíram das linhas de fabricação 1.571 unidades, ante as 1.234 do ano anterior, com crescimento de 27,3%.
Fonte: Marcopolo

Paulo Bellini é palestrante no 4º Curso Exame PME


Evento acontece dias 2 e 3 de abril em São Paulo e reúne 1.500 empreendedores 
 Crédito da foto: Júlio Soares

Caxias do Sul(RS), 25 de março de 2013 –  Paulo Bellini, presidente emérito da Marcopolo, é um dos palestrantes convidados para o 4º Curso Exame PME, que será realizado nos dias 2 e 3 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca. O executivo realizará, no dia 3, às 8h, a palestra “Marcopolo - Pessoas constroem a nossa história”, que destaca o papel da motivação e do comprometimento dos seus colaboradores na trajetória de crescimento e internacionalização da Marcopolo.

Uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, a Marcopolo começou como um pequeno negócio com 17 funcionários e hoje possui fábricas nos cinco continentes e emprega mais de 20 mil pessoas. Paulo Bellini lançou recentemente o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” que já está na sua segunda edição.

A publicação é classificada no segmento de Administração e Gestão e representa conteúdo relevante, interessante e enriquecedor como case nacional para empresários, empreendedores, estudantes universitários e a sociedade.
O Curso Exame PME se consolidou como o principal ponto de encontro de empreendedores e reúne mais de 1.500 pequenos e médios empresários de todo o país. Com palestras e debates com especialistas de diversas áreas, visa promover as melhores práticas entre esses profissionais para implementar ações que elevem a rentabilidade e eficiência de seus negócios.
Fonte: Marcopolo

sábado, 30 de março de 2013

Tarifa de ônibus de Praia Grande, SP, sofrerá reajuste neste domingo


Passagem de transporte público custará R$ 3,20.

Reajuste será de 10,34%, percentual abaixo do que a empresa queria.


Do G1 Santos
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Tarifa de ônibus de Praia Grande terá reajuste (Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)
Tarifa de ônibus de Praia Grande terá reajuste.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)
A tarifa do transporte público de Praia Grande, no litoral de São Paulo, sofrerá reajuste a partir deste domingo (31/03/2013). A passagem do ônibus municipal custará R$ 3,20, um aumento de 10,34%. Cartazes informativos explicando a medida foram colocados dentro dos coletivos e nos terminais rodoviários.
Segundo a prefeitura, o índice foi calculado de acordo com critérios estabelecidos pelo contrato de concessão do serviço, como dissídio coletivo dos funcionários da categoria, aumento nacional do óleo diesel e renovação da frota de ônibus, que na cidade tem uma média de tempo de circulação considerada uma das mais baixas do país.
Ainda de acordo com a administração municipal, a Viação Piracicabana queria um aumento de 21,93%, mas segundo estudo realizado pela Secretaria de Transportes (Setransp), e considerando os aumentos indiretos, o valor poderia ter reajuste máximo de 13,79%.

Porto Alegre - Linha Turismo é opção de lazer no feriadão de Páscoa


29/03/2013 18:42:07

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Linha Turismo circulará normalmente nos roteiros Centro e zona Sul
Linha Turismo circulará normalmente nos roteiros Centro e zona Sul
O city tour Linha Turismo circulará normalmente no feriadão de Páscoa, oferecendo os roteiros Centro Histórico e zona Sul como uma opção para quem quiser aproveitar o tempo livre e conhecer um pouco mais a cidade que acaba de completar 241 anos. Na Sexta-Feira Santa, sábado e domingo de Páscoa, 29, 30 e 31, o roteiro zona Sul vai circular sem paradas e terá duas opções de passeios, às 10h30 e às 15h, com embarque unicamente no terminal da Travessa do Carmo.
No roteiro Centro Histórico, as saídas dos ônibus de dois andares ocorrem de hora em hora, entre 9h e 16h, do terminal localizado na Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa. No trajeto, há pontos de parada para embarque e desembarque: na avenida Osvaldo Aranha, junto ao Parque Farroupilha (Redenção); na rua 24 de Outubro, em frente ao Parque Moinhos de Vento (Parcão), e em frente à Fundação Iberê Camargo.
Mudanças - Outro ponto de parada do roteiro Centro Histórico fica na avenida Borges de Medeiros, junto ao Mercado Público, mas precisou ser alterado em função da realização da Feira do Peixe. O embarque e desembarque de passageiros está sendo realizado na parada de ônibus já existente na rua Siqueira Campos, entre as ruas General Câmara e Uruguai. A mudança será mantida até o feriado da Sexta-Feira Santa, 29, quando a Feira do Peixe será encerrada e desmontada. O ponto original de parada junto ao Mercado Público será retomado regularmente nos passeios a partir de sábado, 30.
Ingressos – Na sexta-feira, 29, não haverá venda de ingressos para o Linha Turismo Centro Histórico no posto de venda do Centro de Informações Turísticas (CIT) que funciona no Mercado Público. A compra dos bilhetes pode ser feita nos revendedores localizados no Centro Histórico (Chalé da Praça XV, das 11h às 23h30, aberto nos três dias do feriadão, e no Café do Mercado, loja 103 do Mercado Público, aberto das 8h30 às 12h, na sexta, e das 9h30 às 17h30, no sábado). Também estarão operando a Central de Passagens Linha Turismo (Travessa do Carmo 84, bairro Cidade Baixa) e os revendedores Fundação Iberê Camargo (av. Padre Cacique, 2000), Saúde no Copo (rua 24 de Outubro, 742, bairro Moinhos de Vento) e Café do Brique (Mercado do Bom Fim, loja 01 ). Informações pelo telefone 51 3289-0176.
 
CITs - O Centro de Informação Turística (CIT) da Secretaria Municipal de Turismo instalado no Aeroporto Internacional Salgado Filho funcionará normalmente, das 8h às 22h, durante o feriadão de Páscoa. O CIT Linha Turismo também terá horário regular, das 8h às 18h. O CIT Mercado do Bom Fim abrirá normalmente, das 8h30 às 18h. O CIT Usina do Gasômetro funcionará regularmente, das 9 às 18h. Já o CIT Centro Histórico, localizado no térreo do Mercado Público, funcionará na Sexta-Feira Santa, 29, das 9h às 13h. O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 (opção 5), com atendimento das 8h às 22h.


Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins

Fonte: Portal PMPA

Porto Alegre - Linha temática visita territórios afro-brasileiros


26/03/2013 12:22:04

Foto: Vinícius Boa Nova/Divulgação PMPA
Coletivo circula por regiões reconhecidas como territórios da população negra
Coletivo circula por regiões reconhecidas como territórios da população negra
Foto: Fernanda Correa/Divulgação PMPA
A monitora Fátima orienta o grupo sobre os Territórios Negros
A monitora Fátima orienta o grupo sobre os Territórios Negros
Uma linha de ônibus especial educativa da Cia Carris Porto-Alegrense – “Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre”, projeto desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Direitos Humanos, de Turismo e Procempa, oferece àqueles que embarcam no veículo uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre. O coletivo temático, adaptado e caracterizado especialmente para o trajeto, visita os pontos de referência da população afro-brasileira na Capital sob orientação da monitora Fátima Rosane André.
 
“A linha oferece a oportunidade de ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade. Em 2003, com a sanção da Lei 10.639, o ensino da história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio tornou-se obrigatório no país”, explica o coordenador da linha, Leonardo da Rosa. 
 
O ônibus circula por regiões historicamente reconhecidas como territórios de ocupação e constituição da população negra: o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Campo da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da Avenida Érico Veríssimo), o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luis Garanha) e o Largo Zumbi dos Palmares. 
 
O projeto está aberto a grupos de instituições de ensino e sociedade civil, de terça-feira a sábado, mediante agendamento prévio. Todos aqueles interessados em saber mais sobre a história de Porto Alegre encontram no passeio uma fonte de aprendizado. Para marcar e receber mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Carris pelo fone 3289-2150 e pelo e-mail territorios.negros@carris.com.br.


Texto de: Silvana Martins
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA