Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.
domingo, 28 de fevereiro de 2016
Piracicabana CUE-2103 em 3 fases
Piracicabana 7073 (EMTU), depois 3008 (Praia Grande) e atual 6431 (Blumenau-SC) - Torino Longo 13,20m de 3 portas - Mercedes OF-1722 ano 2010. Fotos de Izaías Corrêa, Thiago Russo e Estevão Emilio Ronchi.
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Santana do Paraíso-MG recebe ônibus escolares
Santana do Paraíso-MG em fevereiro de 2016 recebeu 3 novos ônibus para o serviço escolar. São Mercedes-Benz Bluetec5 sob carroceria Caio Induscar Apache Vip IV. Fotos: Speed Bus Minas
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)
Cometa 15128 em Cubatão-SP
Ônibus da Cometa de prefixo 15128 na Av Washington Luiz, em Cubatão/SP às 06h40 do dia 26 de fevereiro de 2016 vindo da Rodoviaria local, indo para Rodoviária de Santos/SP. Este ônibus segundo o indicador no letreiro, saiu às 20:15 do dai 25 de Belo Horizonte/MG. Foto de João Manoel d Silva (Equipe Litoralbus)
Foto de João Victor Marques (Ônibus Brasil) do mesmo ônibus em Belo Horizonte/MG
Carroceria: Marcopolo G7 Paradiso 1200
Chassi: Mercedes-Benz O-500RSD Bluetec5
Ano de fabricação: 2015
Empresa: Viação Cometa S/A
Site: http://www.viacaocometa.com.br/pt/
Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
VLT da Baixada Santista, já em operação comercial, gerou 1.500 empregos em três anos
VLT da Baixada Santista, já em operação comercial, gerou 1.500 empregos em três anos
O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos elétrico do Brasil opera comercialmente desde 31 de janeiro na Baixada Santista e já gerou 1.500 empregos diretos e indiretos - entre obras civis, projetos, veículos e sistemas - desde 2013, ano em que foram iniciadas as obras do primeiro trecho. No segundo semestre de 2016, quando o Centro de Controle Operacional (CCO) e o pátio de manutenção - localizados na região do porto de Santos - estiverem concluídos, serão mais 200 empregos diretos gerados, entre vagas de perfil técnico e administrativo.
O governo do Estado de São Paulo investiu R$ 1,5 bilhão no empreendimento, com financiamento parcial da CEF e Banco do Brasil. O investimento no CCO foi de R$ 313 milhões.
Desde o início da operação comercial, quatro veículos transportaram 20 mil usuários num trecho de 6,5km entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Ao todo, serão 22 VLTs a serem entregues até o início de 2017 pelo Consórcio Tremvia, associação da espanhola Vossloh com a brasileira TTrans. Doze deles já estão na Baixada Santista. Na fase de testes, entre abril de 2015 e janeiro último, foram transportados cerca de 90 mil usuários.
As 15 estações previstas no trecho de 11km ficarão prontas até julho de 2016.
Gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado está implementando na região por meio da parceria público-privada com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista.
O SIM será complementado pela reestruturação do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para a melhoria da mobilidade entre os nove municípios da Baixada e trazendo ganhos de qualidade de vida ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental.
Atualizado em: 25/02/2016 11:42:25
Fonte: E.M.T.U. - http://www.emtu.sp.gov.br
O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos elétrico do Brasil opera comercialmente desde 31 de janeiro na Baixada Santista e já gerou 1.500 empregos diretos e indiretos - entre obras civis, projetos, veículos e sistemas - desde 2013, ano em que foram iniciadas as obras do primeiro trecho. No segundo semestre de 2016, quando o Centro de Controle Operacional (CCO) e o pátio de manutenção - localizados na região do porto de Santos - estiverem concluídos, serão mais 200 empregos diretos gerados, entre vagas de perfil técnico e administrativo.
O governo do Estado de São Paulo investiu R$ 1,5 bilhão no empreendimento, com financiamento parcial da CEF e Banco do Brasil. O investimento no CCO foi de R$ 313 milhões.
Desde o início da operação comercial, quatro veículos transportaram 20 mil usuários num trecho de 6,5km entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Ao todo, serão 22 VLTs a serem entregues até o início de 2017 pelo Consórcio Tremvia, associação da espanhola Vossloh com a brasileira TTrans. Doze deles já estão na Baixada Santista. Na fase de testes, entre abril de 2015 e janeiro último, foram transportados cerca de 90 mil usuários.
As 15 estações previstas no trecho de 11km ficarão prontas até julho de 2016.
Gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado está implementando na região por meio da parceria público-privada com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista.
O SIM será complementado pela reestruturação do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para a melhoria da mobilidade entre os nove municípios da Baixada e trazendo ganhos de qualidade de vida ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental.
Atualizado em: 25/02/2016 11:42:25
Fonte: E.M.T.U. - http://www.emtu.sp.gov.br
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Linhas da Piracicabana de Blumenau
Piracicabana de Blumenau
desde 26/01/2016
Horário de Ônibus
http://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/seterb/pagina/horario-onibus
Linhas:
Confira abaixo as linhas que estão em funcionamento.
OBSERVAÇÃO: as linhas 507 e 704 tiveram trajeto alterado em virtude do reordenamento do
itinerário.
Troncais
Troncal 10 - Via Rua São Paulo
Troncal 11 - Via Dois de Setembro
Troncal 12 - Via Escola Agrícola
Troncal 15 - Via Ponte Tamarindo
Troncal 17 - Via Rua das Missões
Troncal 30 - Via Gov. Jorge Lacerda
Troncal 31 - Via Rua dos Caçadores
Troncal 32 - Via Água Verde
Alimentadoras
101 - Fidélis
102 - Margem Esquerda
104 - Vila Itoupava
106 - Itoupava Central
109 - Erich Belz
110 - Saxônia
111 - Santa Clara
112 - Botuverá
120 - Jardim Germânico
122 - Via Moinho
123 - Itoupavazinha
124 - Felipe Bauler
125 - Franz Volles
126 - Libertadores
151 - Testo Salto
152 - Ribeirão Schelter
153 - Salto do Norte
154 - Divisa Indaial
155 - Badenfurt
158 - Oscar Dickmann
210 - Madrugueira - Via Rua São Paulo
214 - Cidadão III
231 - Madrugueira - Via Rua dos Caçadores
300 - Interbairros - Via Rua Bahia
301 - Girassol
302 - Ristow
303 - Franz Müller
305 - Hermann Kratz
308 - Bernardo Reiter
310 - Interbairros II - Via Água Verde
311 - Dona Edith
312 - Hermann Barthel
401 - Emílio Tallmann
402 - Rui Barbosa
403 - Progresso
404 - Nova Rússia
405 - Jordão
406 - Leopoldo Heringer (atende também André Nicoletti e Santa Terezinha)
407 - Manoel Salvador
408 - André Nicoletti (somente Guilherme Sestrem e Guarapari)
409 - Santa Maria
421 - Belo Horizonte
422 - Rua Brusque
423 - Grevsmuehl
501 - Bom Retiro
504 - Araranguá
505 - Itapuí / Eng. Odebrecht
506 - Pastor O. Hesse/ Garuva
507 - Vorstadt (Antiga Bela Vista - Irá operar até Malwee)
508 - República Argentina
509 - Zendron
510 - Oscar Burger
511 - Santa Fé
601 - Fortaleza
602 - Fritz Koegler
603 - Tribess
604 - São João
605 - Rodoviária
606 - Romário Badia
607 - Nova Esperança
616 - 25 de Julho
702 - Vila Nova
703 - Ribeirão Branco
704 - Passo Manso (mudou para o Terminal Proeb)
705 - Ponte Salto
707 - Concórdia
708 - Coripós
709 - Boa Vista
901 - Divinópolis
902 - Loteamento Primavera
903 - Eça de Queiroz
904 - Lúcio Esteves
Fotos: Osvaldo Sagaz e Divulgação
Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Volvo entrega as vinte primeiras unidades de ônibus de 14 metros com motor dianteiro
Volvo entrega as vinte primeiras unidades de ônibus de 14 metros com motor dianteiro.
Diante de um cenário de crise econômica e de retração de vendas de veículos pesados, a Volvo aposta numa nova versão de ônibus que pode ajudar a minimizar o quadro atual. Trata-se do veículo de motor dianteiro B270F, de 14 metros de comprimento e dois eixos, que pode ser usado em serviços metropolitanos ou rodoviários intermunicipais de curtas e médias distâncias.
O B270F foi um dos responsáveis pelo aumento das vendas de ônibus da Volvo desde 2012 e pelos ganhos de posições no ranking das montadoras de veículos de grande porte.
Com o modelo, a Volvo quer atender a uma demanda de mercado que precisa de ônibus que tenham um custo inferior de aquisição e manutenção e uma maior capacidade de atendimento. O modelo pode receber carrocerias de ônibus com até quatro lugares a mais em versões com ou sem banheiro na comparação com os tradicionais veículos de dois eixos com 13,2 metros ou 13,6 metros.
“Somos a única montadora a oferecer esta opção para veículos com motor dianteiro. O aumento da capacidade de passageiros se traduz em aumento da rentabilidade para os nossos clientes” – afirmou em nota o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.
Segundo a Volvo, as primeiras empresas que compraram o B270F de 14 metros foram a Sucesso Transportes, de Belém, no Pará; com 10 unidades; e a Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no Paraná com outros 10 ônibus.
A Sucesso Transporte destinou os veículo para transporte rodoviário intermunicipal de curta distância. A capacidade de cada ônibus é de 53 passageiros.
“Os novos veículos, com maior capacidade de transporte, trazem ganhos tanto para nossos clientes quanto para a empresa. Aumentamos a oferta de lugares aos passageiros e também a rentabilidade da operação”, disse na nota o presidente da empresa Sucesso Transporte, Luis Mendes.
Já ônibus da Princesa dos Campos oferecem 52 lugares cada e operam em viagens de curta distância entre cidades próximas e regiões metropolitanas.
A empresa decidiu substituir parte frota de ônibus metropolitanos com características urbanas pelo modelo rodoviário.
O modelo tem suspensão a ar, o que segundo a Volvo amplia o conforto e a segurança.
“O chassi de motor dianteiro da Volvo é reconhecido no mercado pelo baixo custo operacional. O motor de 270 cv permite manter a velocidade mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. O motor de seis cilindros é ideal para o uso de ar condicionado, pois apresenta menor esforço e menores rotações, sem perdas para a operação. O modelo é ainda produzido com um tipo aço especial, o que o torna o mais leve e mais robusto do mercado no segmento de semipesados.” – complementa a Volvo.
Matéria original: http://goo.gl/eEka44
Foto: Volvo - Divulgação
Matéria: Adamo Bazani (Blog Ponto de Ônibus)
Postagem: João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)
24 de fevereiro de 2016
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Mascarello Gran Micro 2011 a 2015
Mascarello Gran Micro no pátio da Volkswagem em São Bernardo do Campo. O interessante da foto que saiu desfocada, mas vale como registro, é que são dois Gran Micro de versões diferentes, a atual do lado esquerdo e a versão anterior do lado direito. Foto: João Manoel da Silva
Mascarello Gran Micro modelo 2011 sobre chassi Volkswagem 9.150 EOD na fabríca da encarroçadora em Cascavel-PR . Foto de Felipe Din.
Mascarello Gran Micro modelo 2012 fotografado por Gabriel Brito na Fetransrio 2012
Mascarello Gran Micro modelo 2013 fabricação 2015 sobre chassi MAN-Volkswagem 9.l60 Plus ano 2015, fotografado por Henrique Santos.
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equiipe Litoralbus
domingo, 21 de fevereiro de 2016
Viação Camilo 490
Carroceria: Marcopolo Torino 1999 ou GV2 (articulado),
Chassi: Mercedes-Benz OF-1721 (Euro 3),
Empresa: Viação São Camilo, em Santo André- SP
Foto: Adamo Bazani
A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores
Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Viação Paraiba Ltda destaque
Duas coisa muito legais para reparar:
1º Reparem as alturas dos ônibus, as diferenças delas rs.
2º Em qual cidade do Brasil você tem onibus de um mesmo fabricante, em plena atividade, sendo um deles de da década de 1970/80 e outro de 2000/2010... Onde? Onde ? Onde?
Esse lugar existe, e é Paraíba do Sul/RJ.
Ônibus na foto
Na frente: Caio Induscar Apache VipII, atrás Caio Gabriela II, ambos sobre chassi Mercedes-Benz
Foto: João Silva (Andarilho Carioca)
Divulgação e Postagem: João M. da Silva
Equipe Litoralbus
Piracicabana Novos 8605 e 8607
Novos ônibus da Viação Piracicabana EMTU já chegaram, e estão na garagem da Base 1 (Jockey Clube) em São Vicente-SP. São Mercedes-Benz OF-1519/52 Bluetec5 sob carroceria Marcopolo New Torino ou Torino 2014 como queiram. As fotos são de Marcelo Nunes (Ônibus Brasil).
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Viaduto Santo Amaro bloqueado por tempo indeterminado
Viaduto Santo Amaro bloqueado por tempo indeterminado
Estima-se em 5% a chance de recuperação do viaduto", afirmou. O viaduto foi danificado após um acidente envolvendo dois caminhões que causou uma explosão e fogo na Avenida dos Bandeirantes, no sábado (13/02/2016).
A Prefeitura depende de laudos técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) para definir se vai demolir ou reformar a estrutura. Os documentos devem ser apresentados até sexta-feira (19/02/2016). Só depois poderão ser definidos prazos para a resolução do problema.
Engenheiros da Prefeitura disseram ao prefeito que o fogo atingiu a marca de 1.000 ºC. “Pode ter comprometido definitivamente a estrutura de concreto. Se isso aconteceu, teremos que demolir sobretudo a parte central do viaduto e substituir talvez por uma nova tecnologia que seja mais rápida a substituição”, afirmou.
O Viaduto Santo Amaro está bloqueado nos dois sentidos, por tempo indeterminado, para a passagem de veículos. O acesso de pedestres está permitido.
Um escoramento metálico foi colocado sob a estrutura no fim de semana como medida de segurança enquanto a Prefeitura define o que será feito no local.
O viaduto também foi lavado com hidrojato para remover restos de concreto soltos devido ao incêndio. Quanto aos danos, o departamento jurídico irá avaliar se cabe ressarcimento por parte do motorista que causou o acidente.
Fonte: G1
Fotos: Wherter Santana
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