102 NOVOS ÔNIBUS MARCOPOLO TORINO EM ANÁPOLIS
Veículos serão utilizados no sistema de transporte urbano da cidade
O Consórcio UrbAN - MOBILIDADE URBANA DE ANÁPOLIS, operador do sistema de transporte urbano, adquiriu 102 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Torino, serão incorporados às frotas das empresas São José do Tocantins e VIACAP e utilizados na cidade de Anápolis, em Goiás.
O UrbAN fechou acordo com a prefeitura de Anápolis para operar o transporte coletivo da cidade
pelos próximos 15 anos, podendo ser renovado por mais 15 anos. As primeiras 58 unidades começaram a operar no final de novembro. O modelo Torino é ideal para o transporte urbano e
proporciona conforto e segurança para os passageiros.
As 102 unidades fornecidas têm três diferentes configurações, com capacidade para 79 passageiros (38 sentados) e 80 passageiros (39 sentados), poltronas de encosto alto, portas eletropneumáticas e sistema multiplex. Desses, 65 ônibus possuem elevador semi-automático, 19 são equipados com elevador semi-automático e sistema de ar-condicionado, e os 18 restantes possuem sistema de ar-condicionado.
Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o Torino é o modelo urbano mais
bem-sucedido em toda a história da indústria brasileira do ônibus. Foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menor custo operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.
O Torino apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema
multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas.
Também conta com iluminação interna em LEDs, novos conjuntos ópticos frontal e traseiro que
incluem luz diurna, que agrega mais segurança no trânsito urbano.
O veículo oferece mais conforto, com maior largura interna e amplo espaço para circulação dos
passageiros e nova decoração. As poltronas são ergonômicas urbanas estofadas com encosto
alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por
botão (sem fio). O modelo dispõe ainda de poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou
deficientes, elevador semiautomático e espaço dedicado para cadeirantes.
Crédito das imagens: Gelson Mello do Costa
Divulgação e Postagem de João M. da Silva
Equipe Litoralbus
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