13/08/14 | 20:37
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou, nesta terça-feira, 12, o trecho conclusivo do primeiro corredor viário do Bus Rapid System (BRS), que corresponde às avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, na zona Norte, composto por 13 plataformas. O prefeito destacou que o BRS é o primeiro passo para se resolver o problema do transporte coletivo da capital.
“Para resolver só com uma tecnologia superior, que pode ser o Bus Rapid Transit (BRT), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneus (VLP). Até lá, estamos fazendo o possível, implantando o BRS gradualmente para que a população se adeque ao sistema sem traumas e melhorando a malha viária da capital. Tudo para dar mais fluidez ao trânsito estrangulado em que hoje vivemos com 6,5 mil carros novos sendo emplacados todos os meses”, afirmou o prefeito.
Ao todo, 41 estações formam essa primeira fase do sistema, compreendendo as avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Autaz Mirim, Camapuã, Noel Nutels e Max Teixeira, além da Alameda Cosme Ferreira. “Essas plataformas são decentes. Não são paradas e sim estações verdadeiras, que proporcionam mais conforto aos usuários. Agora, trabalharemos outras alterações no trânsito da cidade para tornar o transporte coletivo mais eficiente”, completou Arthur.
Quem utiliza o sistema aprovou as melhorias na estrutura das plataformas, que ganharam nova cobertura em estrutura metálica, pintura e sinalização adequada. “É uma mudança muito grande em comparação ao que era antes. Era frequente vermos caminhões arrancando parte da estrutura das antigas plataformas porque foram mal projetadas. Agora, está 100% melhor, com mais segurança e conforto”, destacou o trabalhador autônomo, Edson Allen, de 32 anos.
Faixa exclusiva
Foram investidos, aproximadamente, R$ 1,6 milhões na requalificação das 41 plataformas do BRS. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), três linhas, com 38 ônibus articulados, já estarão atuando no novo trecho do BRS e as faixas exclusivas continuarão a ser implantadas gradualmente.
“O próximo passo é a sinalização com a faixa azul. Alguns trechos serão exclusivos e outros não, terão que ser compartilhados com os demais veículos, mas com prioridade para os ônibus. Trafegando pela esquerda, junto ao canteiro central, é possível dar mais velocidade ao tempo de viagem das linhas, que é a principal reclamação dos usuários”, explicou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.
REPORTAGEM: Alita Falcão
FOTOS: Arlesson Sicsú
Fonte: Prefeitura de Manaus
http://www.manaus.am.gov.br/2014/08/13/prefeitura-conclui-primeiro-corredor-viario-do-brs/