Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 29 de julho de 2018

Novidades

 Rápido Brasil 1004

Ultra 2297


Ambos são Busscar Vissta Buss 360 sobre chassi Mercedes-Benz O-500RS Blue Tec5  ano de fabricação 2018. 

Fotos:  Carbuss (Divulgação)

domingo, 22 de julho de 2018

Trólebus santista modernizado

 Trólebus Mafersa, 
com a pintura dos primeiros veículos do sistema de Santos,
 na garagem da Metra, em São Bernardo do Campo.

 Interior do veículo, 
quando foi modernizado entre 2008 e 2009

Traseira, com os equipamentos da tração



Rara imagem de trólebus de Santos

Modelo Mafersa, que foi revitalizado em São Bernardo do Campo, deveria operar com a primeira pintura do sistema do Litoral Paulista

ADAMO BAZANI

O sistema de Santos, no Litoral Paulista, é um dos poucos onde os trólebus ainda resistem no Brasil. Atualmente, são apenas três sistemas com os ônibus elétricos conectados à rede aérea.

E, no caso da Baixada Santista, a palavra é resistência mesmo. Enquanto na capital paulista, há 200 veículos em operação, com estimativa de aumento da frota para aproveitar toda a rede existente e, no Corredor ABD (entre a cidade de São Paulo e municípios do ABC), a operação com os trólebus é considerada modelo, em Santos são apenas seis veículos (nem todos operam ao mesmo tempo). A única linha com trólebus em Santos é a 20 (Praça Mauá/Praça da Independência), mantida por apelo turístico e de história, após a atuação de grupos em defesa dos transportes limpos e memorialistas.

A Viação Piracicabana, concessionária do sistema municipal de Santos, textualmente já demonstrou que não tem interesse em trólebus. Os veículos são de propriedade da CET-Companhia de Engenharia de Tráfego, da prefeitura, e operados pela Piracicabana.
Não fosse isso, os trólebus em Santos poderiam já não existir mais.

A imagem que ilustra esta matéria não é comum. Trata-se de um dos trólebus Mafersa/Villares, do último lote de seis veículos deste tipo, comprado em 1988, mas com uma pintura diferenciada e num lugar pouco visto pela maioria do usuários.

Na ocasião da fotografia, o trólebus estava no pátio da EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em 2008, onde fica a garagem da empresa Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD. O ônibus, em janeiro de 2009 foi modernizado pela Eletra, empresa de tecnologia para trólebus, modelos híbridos e elétricos à bateria, que pertence ao Grupo ABC, que também é proprietário da Metra.

A imagem foi feita pelo administrador de contratos da Eletra, José Antônio do Nascimento, que lembra que o intuito da pintura era fazer uma homenagem ao primeiro modelo de trólebus que circulou por Santos, os Fiat Alfa Romeu italianos, cujas primeiras cinco unidades, chegaram ao Porto de Santos, em 6 de junho de 1963, no navio “Lloyd Guatemala”.





Segundo o site Memória Santista, a primeira linha de trólebus da cidade fazia o seguinte trajeto.

Ida – rua Martim Afonso, esquina com João Pessoa; rua João Pessoa; rua da Constituição; Praça Champagnat; rua Carvalho de Mendonça; avenida Washington Luiz; rua Embaixador Pedro de Toledo; avenida Epitácio Pessoa e avenida Almirante Cochrane.

Volta – avenida Almirante Cochrane; avenida Epitácio Pessoa; rua Embaixador Pedro de Toledo; avenida Washington Luiz; rua Carvalho de Mendonça; Praça Champagnat; rua da Constituição; rua Bittencourt; rua Martim Afonso, esquina com João Pessoa.

A frota total deste modelo chegou a ter 50 unidades.

O valor das imagens, segundo José Antônio do Nascimento, é que pouco tempo depois de pintar o trólebus, a prefeitura desistiu de adotar o padrão visual.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Fonte: Diario do Transporte

Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

sábado, 21 de julho de 2018

Fotos de Hoje

 Empresa de Transportes Andorinha
Prefixo: 6275
Marcopolo G7 Paradiso 1200
Mercedes-Benz O-500RSD Blue Tec5

 Breda 4195 no Turno 3 da Yara Brasil
Marcopolo G7 Viaggio 1050 - MB OF-1721 Blue Tec5

 Breda 4317 - Escolar Seduc
Marcopolo Ideale - MB OF-1721 Blue Tec5

 Cconttur 2905 
Volare DW9 Euro V - motor: Mercedes-Benz Blue Tect




 Piracicabana Cubatão 704
Marcopolo Senior G6 Rodoviário
Mercedes-Benz LO-916 Blue Tec5

 Piracicabana Cubatão 4372
Marcopolo Ideale com Ar Condicionado
Mercedes-Benz OF-1721  Blue Tec5

Reunidas Paulista - 164008
Marcopolo G7 Paradiso 1200
Mercedes-Benz O-500RS Blue Tec5



Local das fotos: Santos-SP
Data: 21/07/2018



Fotos e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

terça-feira, 17 de julho de 2018

Cometa 18500













Cometa 18500


Empresa: Viação Cometa S/A
Prefixo: 18500
Carroceria: Marcopolo G7 Paradiso 1200
Chassi: Scania K360B4X2
Ano de fabricação: 2018
Local: São Paulo-SP (Garagem)
Data: julho de 2018



Fotos enviadas por Renato Augusto Ferrari
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

BR Mobilidade BS adquire novos ônibus







Desde o dia 13 de julho do corrente ano, estão chegando na garagem base 1 (Jockey Clube em São Vicente-SP),  NOVOS ÔNIBUS para BR Mobilidade Baixada Santista, de prefixos série 78xx. São Marcopolo Torino S (a Marcopolo não usa mais o "S" ) de 13,20m com novo sistema de elevador na porta central. O elevador fica debaixo do piso do ônibus. O chassi são Mercedes-Benz OF-1721 Blue Tec5.  As fotos são de autoria desconhecida.




Divulgação e Postagem de João M. da Silva
Equipe Litoralbus

domingo, 8 de julho de 2018

Busdoor


Foto e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

BR Mobilidade Baixada Santista 7211


Empresa: BR Mobilidade Baixada Santista
Serviço: Linhas Metropolitanas EMTU
Prefixo:  7211
Carroceria: Marcopolo Torino 2007 fabr. 2011
Chassi: Mercedes-Benz OF-1418/52
ano de fabricação: 2011
Local: Santos-SP (José Menino)

Nota: Automóvel particular entrou debaixo do ônibus


Foto e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Átilis da Raio Express



Empresa: Raito Express
Carroceria: Caio Induscar Atilis
Chassi: Mercedes-Benz
Local: Santos-SP
Av.Afonso Pena x Canal 4


Fotos e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus




Caravellas 10 a serviço da Santos Brasil



Empresa: Caravellas Transportes e Turismo
Serviço: Santos Brasil
Prefixo: 10
Carroceria: Marcopolo Torino S
Chassi: Mercedes-Benz
Local: Cubatão-SP (Jardim Casqueiro)


Fotos e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus