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sábado, 23 de março de 2013

Delegação paulista vem a Curitiba conhecer a rede integrada de transporte

19/03/2013 17:51:00

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Técnicos em transporte e desenvolvimento urbano do município de Mogi Mirim (SP) passaram boa parte desta terça-feira (19) conhecendo o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Recebidos pelo presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, ele assistiram a uma apresentação sobre a Rede Integrada de Transporte e se mostraram particularmente interessados na tarifa única e na integração metropolitana que envolve 13 municípios da região.
À tarde, percorreram vários pontos da cidade utilizando ônibus para conhecer de perto o funcionamento do sistema. Trocando de ônibus em diferentes pontos, os técnicos paulistas puderam ver na prática o que significa a integração do transporte, que tem como espinha dorsal o sistema Expresso atualmente conhecido como BRT, ônibus de trânsito rápido que circula em vias exclusivas.
O diretor do departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Mogi Mirim, Wilson Rogério da Silva, afirma que voltará cheio de ideias. “Gostamos muito de Curitiba. O planejamento urbano é sensacional e isso vem historicamente. Uma cidade que cresça de forma ordenada é o que todos esperam em um município como o nosso”. O diretor gostou da eficiência dos biarticulados e do Ligeirão, ônibus do sistema Expresso. “Queremos levar modelos de transporte também, mas principalmente a maneira estratégica como foram pensadas as canaletas”.
Para a assessora técnica do departamento de Trânsito e Transporte de Mogi, Dulcelena Pereira dos Santos, um sistema organizado contribui para promover a cidadania dos usuários. “O transporte público vem com uma ideia de inclusão social. As pessoas aprendem a se respeitar neste ambiente”, disse. Também integraram a comitiva a assessora administrativa Bianca Antunes Xavier e a desenhista técnica Daniele Souza de Oliveira, que trabalha no projeto do primeiro terminal de ônibus de Mogi Mirim.
Visitantes
Somente neste ano,  estiveram na Urbs, fazendo esta mesma programação, delegações da China, da Suécia, da Universidade de Lyon (França), de Ribeirão Preto (SP), de Niterói (RJ), de Recife (PE) e da Universidade De Paul, de Chicago (EUA), numa média de uma delegação por semana.
Ao longo do ano passado, 96 delegações, 61 delas do exterior, visitaram o sistema de transporte de Curitiba e buscaram informações técnicas junto à Área de Informações Corporativas da Urbs. Por outro lado, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba foi tema em dez congressos, seminários e simpósios no país e no exterior.
A primeira comitiva a visitar o sistema de transporte em 2013 foi das cidades de Tianjin, Shandong, Zhangzhou e Pequim (China), que viajou ao Brasil exclusivamente para conhecer o sistema de transporte de Curitiba. O foco de mais interesse, desta visita, em 15 de janeiro, foi operação e gerenciamento do sistema e a utilização do chamado B100 (100% biodiesel) que atualmente abastece 32 ônibus da cidade – a frota de Ligeirões e seis articulados da linha Circular Sul. No mês passado, outra comitiva de especialistas chineses em transporte, agora de Lanzhou, veio conhecer o sistema para embasar estudos para implantação do BRT na cidade,
Estudantes também são parte de destaque nas visitas ao sistema. A procura tem sido tão grande que, há três anos a Urbs deu início, em parceria com Ippuc e na sequência outras áreas da Prefeitura, a um ciclo de estudos sobre transporte e desenvolvimento urbano, exclusivo para universitários, que acontece duas vezes por ano. Neste ano, estiveram em Curitiba universitários da Suécia, França e Estados Unidos.
Neste mês de março, uma delegação da JICA, agência de cooperação japonesa, participou de quatro apresentações técnicas sobre estrutura, operação e fiscalização e controle operacional do transporte coletivo, além de combustíveis alternativos, serviços de táxi e fretamentos. O curso da JICA é coordenado pelo Ippuc e neste ano teve ênfase em mobilidade e transporte público.
RIT
A Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana com uma tarifa única e que permite a troca de quantos ônibus forem necessários sem pagar outra passagem. A RIT tem 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil e conta coma frota de 1.920 ônibus que representam menos de 1% da frota total de veículos de Curitiba e Região Metropolitana.
A Rede Integrada de Transporte atende 73% da demanda por transporte na Região Metropolitana e 94% de Curitiba. A infra estrutura da é formada por 81 quilômetros de canaletas exclusivas, 30 terminais de transporte (nove metropolitanos), 364 estações tubo e 9,5 mil pontos de parada.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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