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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MAN inicia atuação no Brasil com um "supercaminhão"

DCI | 24/09/2010

"O aquecimento do mercado interno associado à alta demanda de tradicionais clientes da Volkswagen Caminhões por veículos superpesados fizeram com que a MAN decidisse trazer para o Brasil o seu primeiro caminhão", afirma o presidente para a América Latina da MAN, Roberto Cortes. Segundo ele, o veículo será produzido na fábrica de Resende (RJ) e terá, inicialmente baixo índice de nacionalização. "Em cerca de 24 meses, o caminhão terá 60% de nacionalização", explica.

"O novo caminhão será comercializado a partir do primeiro semestre de 2011", diz. Fabricado na Alemanha, o primeiro caminhão da marca MAN no Brasil já conta com 300 unidades vendidas e uma carteira com clientes como "Júlio Simões e Arcom", afirma Cortes. Segundo o executivo, existem ainda 200 pedidos "praticamente fechados".

O investimento para adequar a linha de produção de Resende ao novo caminhão, importação de peças e divulgação do novo caminhão foi de R$ 100 milhões.

O presidente da MAN na América Latina fez questão de frisar que a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus não será substituída. "Mas agora as concessionárias da VW contarão com o caminhão super pesado da MAN ", explica Roberto Cortes. Ele afirma ainda que, inicialmente, a empresa só trará este tipo de caminhão para o Brasil.

"O próximo passo, será a entrada no mercado com os ônibus MAN ".


Cenário

A MAN aponta o cenário positivo da economia brasileira como um dos fatores para o lançamento do caminhão super pesado no País. "O crescimento da construção civil, além de novos investimentos em infraestrutura, justificam a intensificação da nossa presença no Brasil", diz Cortes.

O caminhão da MAN , modelo TGX , deve complementar a linha de veículos da empresa na América Latina, que hoje conta com os modelos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus." Nossa empresa se mantém na liderança em vendas de caminhões no Brasil há quase oito anos consecutivos, além de ser hoje a maior exportadora brasileira desse produto", afirma Cortes.

O grupo MAN é uma das empresas líderes no setor de veículos comerciais, motores e engenharia mecânica da Europa, com um faturamento anual de aproximadamente 12 bilhões de euros, contando globalmente com cerca de 47 mil colaboradores. A MAN é fornecedora de caminhões, ônibus e motores a diesel, assim como turbomáquinas.

Brasil

A MAN está presente no Brasil desde que assumiu o controle da divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen, há quase dois anos. Entre janeiro e agosto de 2010, a companhia vendeu 44.800 caminhões e ônibus, 54% a mais que no mesmo período do ano anterior. A MAN agora espera vender no mínimo 60.000 unidades no ano todo. Quase 36.000 unidades foram vendidas de abril a dezembro de 2009.

A MAN na América Latina introduziu um terceiro turno em março de 2010 para aumentar sua capacidade de produção de 50.000 para 72.000 chassis de caminhões e ônibus por ano e alavancar as oportunidades de mercado. "A economia brasileira está num caminho de crescimento estável. O mercado de caminhões também é suportado pelo impacto avançado da norma de emissão Euro V, que entra em vigor em 2012, especialmente já que a idade média da frota atual está um pouco alta em 17 anos," explica o presidente da MAN na América Latina . Ele acrescentou também que os programas de investimento do governo, partes dos quais foram recentemente estendidos até o final de 2010, têm sido estímulos adicionais.

A participação de mercado da MAN na América Latiba era de 33,5% em agosto de 2010. O lançamento dos caminhões extra-pesados da marca MAN com mais de 370 hp para o ano de 2011 também permitirá que a MAN conquiste outro segmento do mercado na América do Sul.

Roberto Cortes afirma ainda que a MAN da América Latina lidera as vendas brasileiras de caminhões desde 2003, e está consolidando sua presença em toda a região, graças as fábricas de Resende, no Brasil, e em Querétaro, no México. "Somos uma empresa dinâmica, com uma capacidade de produção de 80 mil unidades por ano. E já oferecemos um portfólio de produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus a mais de 30 países"

O Brasil também é um mercado chave do futuro para as soluções da planta de energia da MAN

Diesel & Turbo, bem como suas turbinas e compressores. Um contrato avaliado em 300 milhões de euros para fornecer seis plantas de energia com motores e equipamentos foi firmado no início do ano.

Fonte:http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/imprensa/noticias.asp?id=8153

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