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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Volvo produz chassi 500 quilos mais leve

03 de Setembro de 2010


Aço LNE50 é aliado da montadora


As montadoras de caminhões e ônibus a cada dia vêm intensificando o desenvolvimento de tecnologias globais na busca incessante do veículo perfeito, cujos atributos possam auxiliar economicamente as operações do cliente final. Uma delas é a Volvo Bus, que tem aplicado componentes mais leves em seus chassis visando reduzir custos, principalmente os do “vilão” combustível.

A caixa de câmbio I-Shift com estrutura de alumínio, uma nova arquitetura eletrônica embarcada EBEA2 – que eliminou grande quantidade de fios, fusíveis e relês – e sistemas de freios são os atores que compõem o time de equipamentos leves aplicados no B12R 8x2, chassi rodoviário lançado no início de agosto pela fabricante sueca.

No entanto, Gilcarlo Prosdócimo, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America, destaca o LNE50, um tipo diferenciado de aço como a principal solução desenvolvida pela montadora para deixar o veículo mais leve. A partir de sua incorporação, o peso total do chassi foi reduzido em 500 quilos.

Chassi traz outros componentes leves como a caixa de câmbio I-Shift“O nosso chassi – mesmo com as variantes como rodas de aço e retarder - pesa em torno de 7.700 quilos, enquanto que os fabricados pela concorrência possuem peso acima de 8.200 quilos. Esse fator tem sido fundamental para os clientes que podem obter redução de até 1,5% no consumo de combustível”, revela o executivo.

Segundo Prosdócimo, esse percentual é aparentemente ínfimo, mas se transforma em algo muito maior quando comparado com a quantidade de quilômetros que cada ônibus roda por mês. “Redução de 1,5% no consumo torna-se um número considerável, exatamente pela quantidade de combustível que é gasto pela frota e pela quilometragem que o ônibus faz. Eles nunca param”, justifica o engenheiro.

Prosdócimo destacou, entretanto, que o ganho no consumo de combustível dependerá da operação realizada pelo cliente, pois cada um possui uma aplicação diferenciada, rotas distintas e maneiras diferentes de administrar suas frotas.

Gilcarlo Prosdócimo, engenheiro de vendas da Volvo BusMais benefícios

Com um chassi mais leve, o transportador rodoviário ganha em outras frentes importantes. “Devido ao peso total da carroceria, os veículos têm dificuldade na hora de passar pelas balanças rodoviárias. Além disso, com um chassi mais leve o cliente consegue colocar mais bancos em sua configuração e elevar o espaço no compartimento de bagagens”, prossegue o executivo da Volvo.

Questionado sobre a interferência da leveza na segurança do ônibus, Prosdócimo acrescentou que toda tecnologia aplicada pela Volvo visam ampliar a segurança e não diminuir. De 2010 até 2011, a montadora sueca deverá investir R$ US$ 220 milhões no desenvolvimento de novos produtos, o que inclui novas tecnologias e aprimoramento das já existentes.


Fonte: Webtranspo

http://www.webtranspo.com.br/home/passageiros

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