Um grupo de servidores municipais de diversas secretarias e das administrações regionais da Prefeitura de Curitiba esteve nesta terça-feira (21) na Urbs, empresa que gerencia o transporte da cidade, para conhecer mais de perto o funcionamento deste sistema.
A apresentação feita para os servidores é a mesma preparada para estudantes e entidades da sociedade civil e tem o objetivo aproximar a administração desse serviço e a comunidade.
O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, detalhou as mudanças realizadas na Urbs a partir do ano passado, com base no plano de governo da atual gestão da Prefeitura.
“Buscamos uma governança mais participativa, de acordo com o plano adotado pelo prefeito Gustavo Fruet a partir de janeiro de 2013 e o projeto ´Conhecendo a Urbs´ tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pela Urbs e seus desafios institucionais”, explica o presidente da Urbs.
A Urbs foi criada em 1963, como empresa responsável por obras e saneamento. Em 1986, já sem a atribuição anterior, passou a responder pelo gerenciamento do transporte coletivo e, em 1997 também pelo trânsito, com a criação da Diretoria de Trânsito, Diretran - extinta em 2011, quando foi criada a Secretaria Municipal de Trânsito.
Segundo Silva Júnior, representando 1% do total da frota motorizada da cidade, os 1.945 ônibus do transporte coletivo respondem por 45% dos deslocamentos da cidade. O transporte individual, que representa 82% da frota motorizada, responde por 22% dos deslocamentos, um pouco mais, apenas, do que o percentual de deslocamentos feitos a pé, de 20%.
O presidente da Urbs destacou também a extinção de duas diretorias – Jurídica e de Planejamento e Desenvolvimento - e a criação da diretoria de Urbanização, com maior número de atribuições.
Além do transporte coletivo, uma das atribuições da Urbs é o gerenciamento e fiscalização do transporte comercial – táxi, escolar, fretamento e motofrete – e quase 1,5 mil equipamentos urbanos. Entre os equipamentos, estão a Rodoviária, terminais de transporte, Rua 24 Horas, Shopping Popular, Mercado Central da Praça Rui Barbosa, Centro de Eventos do Parque Barigui, espaços comerciais em equipamentos públicos, bancas de jornais e revistas, floriculturas e sanitários, além de terrenos remanescentes da época em que a Urbs respondia também por obras de infraestrutura.
“Para quem trabalha no dia a dia da comunidade, é importante conhecer essa estrutura, conhecer a história da Urbs, as inovações e melhorias, pois a população quer saber”, diz o administrador da Regional Cajuru, Francisco Caetano Martin.
Encontros semelhantes foram realizados, por exemplo, com integrantes do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Associação Comercial do Paraná (ACP). O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, que também integra o Conselho de Administração da Urbs, lembrou que o projeto é importante para aproximar as discussões e importância do transporte coletivo para a comunidade. “As pessoas passaram a entender o papel da Urbs, quais suas atribuições e os serviços oferecidos que vão muito mais além do que a circulação de ônibus pela cidade”, lembra.
CCO
Em uma sala na Rodoviária, diante de um telão, fiscais da Urbs podem acompanhar ao vivo de 89 câmeras instaladas em ruas e avenidas da cidade e de 622 câmeras instaladas em terminais e estações tubo. Equipados com GPS e computadores de bordo, os ônibus são acompanhados em telas de trabalho que permitem comunicação com os motoristas em tempo real, quando o ônibus está parado no semáforo, no terminal ou no ponto.
“Assim, é possível saber se o ônibus está circulando dentro do horário, se está atrasado ou ainda adiantado", explica o presidente da Urbs.
Os servidores ainda acompanharam o funcionamento 1140 semáforos espalhados pela cidade, além de como é possível fazer contato direto com os fiscais da Urbs que estão em circulação pela cidade.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/gerenciamento-do-transporte-e-detalhado-para-administradores-e-servidores/34498
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