Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

São Carlos - Busalert apresenta mais uma inovação

Qui, 01 de Novembro de 2012




Motoristas dos coletivos são avisados através do sistema de mensagem de texto instalado no ônibus em qual ponto está o deficiente visual ou físico

O sistema Busalert, aplicativo de celular desenvolvido, a pedido da Prefeitura de São Carlos, pelo Grupo Criar com a parceria da empresa de ônibus Athenas Paulista e a empresa Citatti, responsável pelo geoposicionamento e o monitoramento das linhas do transporte coletivo, disponibiliza para a população de São Carlos mais uma inovação. Agora os motoristas são avisados que no ponto de ônibus há um deficiente visual ou físico e também qual é seu nome.

O aviso é mostrado no terminal de texto, disponível nos coletivos da frota municipal, com antecedência de cinco pontos anteriores ao que o deficiente está. Há cada ponto o Sistema emite um lembrete ao motorista. Para que isso aconteça os deficientes devem estar cadastrados no sistema e ter em seus celulares o aplicativo Busalert instalado para que possam realizar a consulta da distância do ônibus do local onde está. O cadastro pode ser feito através dos telefones de atendimento do Grupo Criar: 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000.

Para o prefeito Oswaldo Barba a implantação dessa segunda etapa já estava prevista desde a implantação do Sistema, inclusive a Athenas Paulista já estava treinando os motoristas para operacionalizar os módulos instalados no interior dos veículos. “O sistema proporciona ao usuário mais mobilidade, liberdade de deslocamento e acessibilidade”.

Para o Diretor do Grupo Criar, Sérgio Soares, o Sistema é inovador e respeita o direito do cidadão à mobilidade urbana: “O motorista saberá com antecedência que precisará acionar os equipamentos de acessibilidade instalados nos coletivos, a fim de facilitar a locomoção de um deficiente físico, por exemplo. Estamos muito felizes em oferecer gratuitamente esse Sistema à população de São Carlos, pois nosso grupo nasceu nesta cidade. É uma forma de agradecer pelas oportunidades que tivemos aqui”.

Como funciona o sistema – Prático, gratuito e simples, esse aplicativo, que nasceu inicialmente com o propósito de atender e auxiliar os deficientes visuais foi expandido e também pode ser utilizado pela população em geral e funcionando em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para utilizar o Busalert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME. Para baixar o programa o usuário deverá mandar um torpedo (SMS) de acordo com o sistema operacional de seu celular. Para celulares que rodem jogos ou programas em JAVA deve ser enviada a frase INSTALAR BUSALERT JAVA, para o sistema operacional da Google muito comum nos celulares mais novos a frase é INSTALAR BUSALERT ANDROID e para o sistema tradicional para alguns modelos INSTALAR BUSALERT WINDOWS. Em seguida o Sistema retornará ao usuário uma mensagem com o link para efetuar a instalação, ou o telefone do Suporte, caso tenha alguma dificuldade na instalação.

Os telefones para envio de SMS, de acordo com cada operadora, são: TIM (16) 8168-4444, VIVO (16) 9717-2277, CLARO (16) 9342-7500, OI (16) 8836-8888 e CTBC (16) 9996-6999. O usuário pode escolher qualquer telefone, de qualquer operadora. Em geral, SMS para a mesma operadora costuma ser mais barato. Esta operação é executada apenas uma vez e não há custo para utilizar o Busalert, apenas o uso normal do seu celular. O SMS é enviado apenas uma única vez na instalação.

Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus, onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Vale lembrar que não é necessário estar no ponto para receber esta informação.

Caso o usuário tenha dúvidas ou não consiga instalar o programa ele ainda poderá consultar o Suporte do Grupo Criar pelos telefones 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000, ou acessar o site http://busalert.com.br/. No caso de contato via telefone é importante que se faça a ligação de outro aparelho para poder operar o celular onde será instalado o Busalert.
(01/11/2012)

Fonte: Prefeitura de São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário