A Estação Rodoferroviária de Curitiba completou 40 anos de funcionamento na última terça-feira (13). Com área de 72.160 metros quadrados – 25,6 mil deles de área construída -, além dos 10 mil metros quadrados de área verde, o terminal é a principal referência para quem chega ou sai da cidade em um dos ônibus das 35 empresas que atendem linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais.
Desde sua instalação, conforme os decretos 184, de 1972, e 90, de 1976, a Prefeitura de Curitiba delegou à Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, as atribuições de operar e administrar o terminal rodoviário.
Desde sua instalação, conforme os decretos 184, de 1972, e 90, de 1976, a Prefeitura de Curitiba delegou à Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, as atribuições de operar e administrar o terminal rodoviário.
Projetado pelo já falecido arquiteto Rubens Meister, o complexo foi construído às margens da avenida Presidente Affonso Camargo pela Construtora Pussoli Ltda, dividido em três alas – interestadual, estadual e ferroviária, além do prédio central, em formato de cubo, hoje ocupado pela direção da Urbs. A primeira saída de um ônibus rodoviário do novo terminal foi numa quinta-feira, 26 de outubro de 1972, mas a inauguração oficial foi numa quarta-feira, 13 de novembro do mesmo ano.
Até então, o Terminal Guadalupe, na rua João Negrão, inaugurado em 1958 pelo então prefeito Ney Aminthas de Barros Braga, era o ponto de chegada e saída de ônibus rodoviários. O novo complexo então construído no antigo bairro Capanema, hoje Jardim Botânico, dispunha de uma completa infraestrutura então inédita na cidade, dispondo de um total de 50 plataformas – 25 na ala interestadual, e outras 25 na ala estadual, além de lanchonetes, restaurantes e serviços – casa lotérica, posto da Polícia Militar, bancas de revistas, lojas de artigos para presentes e lembranças.
“Ao completar 40 anos, o terminal passa pela sua primeira grande revitalização. Considerado pela Urbs uma pequena cidade que precisa ser bem administrada 24 horas por dia para atender as cerca de dez mil pessoas que diariamente circulam embarcam em aproximadamente 350 ônibus com direção aos mais diversos destinos”, diz o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Urbs, Fabiano Braga Côrtes Júnior. Os trabalhos, que fazem parte da preparação para a Copa do Mundo da FIFA 2014, devem estar concluídos em setembro de 2013.
O que muda – A revitalização da Rodoferroviária de Curitiba será feita a partir da adequação do sistema viário do entorno e da mudança de uso e melhor aproveitamento de espaços. O passo inicial foi dado em 21 de junho deste ano, quando, em Brasília, a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e o prefeito Luciano Ducci assinaram o termo de cessão do terreno da Rodoferroviária ao Município de Curitiba. O projeto de revitalização do terminal é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), preservando-se, porém, o projeto original de Rubens Meister.
Quando concluídos os trabalhos, os usuários contarão com 16 conjuntos sanitários (oito masculinos e oito femininos, além de mais oito entre deficientes físicos e fraldário), 560 assentos na área de embarque, praça de alimentação climatizada com 142 metros quadrados, novos estacionamentos, além de um restaurante para 56 pessoas. As salas de espera, conforme projeto do Ippuc, serão climatizadas, oferecendo completo conforto e comodidade aos passageiros.
A sala de embarque será na parte interna do piso térreo, e terá acesso exclusivo e climatizada, controlada por catracas com leitura por código de barras. Atualmente esses embarques ficam acumulados perto dos ônibus e a aglomeração de pessoas é muito grande na véspera de feriados ou no período de férias.
Na parte térrea externa, hoje ocupada pelos guichês das empresas de ônibus, serão instalados pontos de comércio e serviços. A venda de bilhetes passa a ser feita no piso superior. Quando os trabalhos de revitalização estiverem concluídos, os usuários poderão contar com quatro elevadores capazes de transportar os passageiros e suas bagagens, bem como quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória que será para uso de pessoas com deficiência.
Outras mudanças – Além da sala de embarque separada, haverá uma área exclusiva para desembarque com plataforma para 10 ônibus, sem acesso aos que se dirigem ao embarque. Além de uma central telefônica concentrada e de espaço exclusivo em que serão instalados 10 caixas eletrônicos, acompanhantes dos que viajam ou chegam contarão com espaços exclusivos de estar fora da área de embarque.
Além de uma nova central de informações, a Rodoferroviária revitalizada contará também com cafeteria e revistaria instaladas tanto em espaços exclusivos de embarque como fora deles. O espaço comercial englobará uma farmácia e mais sete espaços com cerca de 35 metros quadrados cada, no pavimento térreo.
A administração do terminal também ganha espaço novo, devendo ser readequados os espaços a serem ocupados pela Polícia Militar, o Juizado de Menores, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e organismos afins.
Área externa – Dentro do programa de revitalização da Rodoferroviária está também a área externa repaginada, com estacionamento dotado de 278 vagas, além de outras nove para deficientes e 63 vagas rotativas. Os táxis ocuparão um espaço mais separado da entrada dos carros. Todo o paisagismo do terminal também será revitalizado, enquanto um novo estacionamento, subterrâneo, sob a avenida Presidente Affonso Camargo, contará com 450 vagas. O projeto prevê ainda a criação de uma ciclovia defronte ao terminal, e a instalação de um bicicletário no complexo rodoviário.
Infraestrutura – A grande revitalização que ocorre quando a Rodoferroviária completa 40 anos, prevê, conforme o projeto do Ippuc, várias intervenções na infraestrutura, como a cobertura, substituindo-se as atuais telhas de amianto por um novo material com isolamento térmico e acústico. Até o término dos trabalhos já terão sido reformadas as instalações elétricas, hidráulicas, de sonorização, da rede de fiação, com troca também das caixas de som e da iluminação em geral. Outro benefício será o do reaproveitmento das águas pluviais.
Em todo o complexo serão instaladas telas e monitores, nas áreas comuns, a exemplo dos aeroportos, para divulgação dos horários de saída e chegada dos ônibus. Esse serviço será interligado ao já existente sistema de operação de plataformas. As mensagens e serviços, futuramente, serão repassadas aos passageiros e demais usuários em diversas línguas.
Eventuais quedas de energia elétrica serão contornadas com a instalação de um moderno grupo de geradores capaz de atender todo o terminal. Além da nova e moderna comunicação visual, que permitirá ao viajante encontrar rapidamente os serviços disponíveis, os novos relógios instalados nas plataformas serão digitais.
Números – A Rodoferroviária de Curitiba ocupa endereço estratégico, porque o acesso ao terminal é feito fácil e rapidamente por intermédio do Sistema Integrado de Transporte. Quem desembarca no Aeroporto Internacional Affonso Pena, no vizinho município de São José dos Pinhais, chega à rodoviária com ajuda de ônibus executivos que ligam os dois terminais, ou com o ônibus Linha Direta Aeroporto – o popular Ligeirinho -, que sai do terminal aeroviário e para na estação-tubo Rodoferroviária, que fica na esquina da avenida Sete de Setembro e a rua Mariano Torres, a 100 metros dos ônibus rodoviários. Da rodoviária também não há qualquer dificuldade em chegar ao centro da cidade e à vasta rede hoteleira.
As empresas interestaduais atendem 62 linhas; as intermunicipais, ou seja, as que operam exclusivamente dentro do Paraná, 85 linhas, e as internacionais, cinco linhas com seis horários/dia de forma alternada. Há ainda outras 36 linhas em trânsito.
Em novembro de 1972, quando a Rodoferroviária foi inaugurada, dando início às operações em substituição ao velho Terminal Guadalupe, o movimento, de 13 a 30 daquele mês, somou 22.007 saídas, 18.717 chegadas, 361 ônibus em trânsito, totalizando 41.085 coletivos. No mesmo período houve 403.640 embarques, 459.627 desembarques, 8.009 pessoas em trânsito, totalizando 961.276 passageiros. Em 40 anos de funcionamento, o maior movimento de ônibus na Rodoferroviária verificou-se em 1987, quando 394.045 coletivos chegaram e saíram do terminal. O movimento recorde de embarques, desembarques e pessoas em trânsito também foi apurado em 1987, contabilizando 11,5 milhões de passageiros.
Até então, o Terminal Guadalupe, na rua João Negrão, inaugurado em 1958 pelo então prefeito Ney Aminthas de Barros Braga, era o ponto de chegada e saída de ônibus rodoviários. O novo complexo então construído no antigo bairro Capanema, hoje Jardim Botânico, dispunha de uma completa infraestrutura então inédita na cidade, dispondo de um total de 50 plataformas – 25 na ala interestadual, e outras 25 na ala estadual, além de lanchonetes, restaurantes e serviços – casa lotérica, posto da Polícia Militar, bancas de revistas, lojas de artigos para presentes e lembranças.
“Ao completar 40 anos, o terminal passa pela sua primeira grande revitalização. Considerado pela Urbs uma pequena cidade que precisa ser bem administrada 24 horas por dia para atender as cerca de dez mil pessoas que diariamente circulam embarcam em aproximadamente 350 ônibus com direção aos mais diversos destinos”, diz o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Urbs, Fabiano Braga Côrtes Júnior. Os trabalhos, que fazem parte da preparação para a Copa do Mundo da FIFA 2014, devem estar concluídos em setembro de 2013.
O que muda – A revitalização da Rodoferroviária de Curitiba será feita a partir da adequação do sistema viário do entorno e da mudança de uso e melhor aproveitamento de espaços. O passo inicial foi dado em 21 de junho deste ano, quando, em Brasília, a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e o prefeito Luciano Ducci assinaram o termo de cessão do terreno da Rodoferroviária ao Município de Curitiba. O projeto de revitalização do terminal é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), preservando-se, porém, o projeto original de Rubens Meister.
Quando concluídos os trabalhos, os usuários contarão com 16 conjuntos sanitários (oito masculinos e oito femininos, além de mais oito entre deficientes físicos e fraldário), 560 assentos na área de embarque, praça de alimentação climatizada com 142 metros quadrados, novos estacionamentos, além de um restaurante para 56 pessoas. As salas de espera, conforme projeto do Ippuc, serão climatizadas, oferecendo completo conforto e comodidade aos passageiros.
A sala de embarque será na parte interna do piso térreo, e terá acesso exclusivo e climatizada, controlada por catracas com leitura por código de barras. Atualmente esses embarques ficam acumulados perto dos ônibus e a aglomeração de pessoas é muito grande na véspera de feriados ou no período de férias.
Na parte térrea externa, hoje ocupada pelos guichês das empresas de ônibus, serão instalados pontos de comércio e serviços. A venda de bilhetes passa a ser feita no piso superior. Quando os trabalhos de revitalização estiverem concluídos, os usuários poderão contar com quatro elevadores capazes de transportar os passageiros e suas bagagens, bem como quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória que será para uso de pessoas com deficiência.
Outras mudanças – Além da sala de embarque separada, haverá uma área exclusiva para desembarque com plataforma para 10 ônibus, sem acesso aos que se dirigem ao embarque. Além de uma central telefônica concentrada e de espaço exclusivo em que serão instalados 10 caixas eletrônicos, acompanhantes dos que viajam ou chegam contarão com espaços exclusivos de estar fora da área de embarque.
Além de uma nova central de informações, a Rodoferroviária revitalizada contará também com cafeteria e revistaria instaladas tanto em espaços exclusivos de embarque como fora deles. O espaço comercial englobará uma farmácia e mais sete espaços com cerca de 35 metros quadrados cada, no pavimento térreo.
A administração do terminal também ganha espaço novo, devendo ser readequados os espaços a serem ocupados pela Polícia Militar, o Juizado de Menores, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e organismos afins.
Área externa – Dentro do programa de revitalização da Rodoferroviária está também a área externa repaginada, com estacionamento dotado de 278 vagas, além de outras nove para deficientes e 63 vagas rotativas. Os táxis ocuparão um espaço mais separado da entrada dos carros. Todo o paisagismo do terminal também será revitalizado, enquanto um novo estacionamento, subterrâneo, sob a avenida Presidente Affonso Camargo, contará com 450 vagas. O projeto prevê ainda a criação de uma ciclovia defronte ao terminal, e a instalação de um bicicletário no complexo rodoviário.
Infraestrutura – A grande revitalização que ocorre quando a Rodoferroviária completa 40 anos, prevê, conforme o projeto do Ippuc, várias intervenções na infraestrutura, como a cobertura, substituindo-se as atuais telhas de amianto por um novo material com isolamento térmico e acústico. Até o término dos trabalhos já terão sido reformadas as instalações elétricas, hidráulicas, de sonorização, da rede de fiação, com troca também das caixas de som e da iluminação em geral. Outro benefício será o do reaproveitmento das águas pluviais.
Em todo o complexo serão instaladas telas e monitores, nas áreas comuns, a exemplo dos aeroportos, para divulgação dos horários de saída e chegada dos ônibus. Esse serviço será interligado ao já existente sistema de operação de plataformas. As mensagens e serviços, futuramente, serão repassadas aos passageiros e demais usuários em diversas línguas.
Eventuais quedas de energia elétrica serão contornadas com a instalação de um moderno grupo de geradores capaz de atender todo o terminal. Além da nova e moderna comunicação visual, que permitirá ao viajante encontrar rapidamente os serviços disponíveis, os novos relógios instalados nas plataformas serão digitais.
Números – A Rodoferroviária de Curitiba ocupa endereço estratégico, porque o acesso ao terminal é feito fácil e rapidamente por intermédio do Sistema Integrado de Transporte. Quem desembarca no Aeroporto Internacional Affonso Pena, no vizinho município de São José dos Pinhais, chega à rodoviária com ajuda de ônibus executivos que ligam os dois terminais, ou com o ônibus Linha Direta Aeroporto – o popular Ligeirinho -, que sai do terminal aeroviário e para na estação-tubo Rodoferroviária, que fica na esquina da avenida Sete de Setembro e a rua Mariano Torres, a 100 metros dos ônibus rodoviários. Da rodoviária também não há qualquer dificuldade em chegar ao centro da cidade e à vasta rede hoteleira.
As empresas interestaduais atendem 62 linhas; as intermunicipais, ou seja, as que operam exclusivamente dentro do Paraná, 85 linhas, e as internacionais, cinco linhas com seis horários/dia de forma alternada. Há ainda outras 36 linhas em trânsito.
Em novembro de 1972, quando a Rodoferroviária foi inaugurada, dando início às operações em substituição ao velho Terminal Guadalupe, o movimento, de 13 a 30 daquele mês, somou 22.007 saídas, 18.717 chegadas, 361 ônibus em trânsito, totalizando 41.085 coletivos. No mesmo período houve 403.640 embarques, 459.627 desembarques, 8.009 pessoas em trânsito, totalizando 961.276 passageiros. Em 40 anos de funcionamento, o maior movimento de ônibus na Rodoferroviária verificou-se em 1987, quando 394.045 coletivos chegaram e saíram do terminal. O movimento recorde de embarques, desembarques e pessoas em trânsito também foi apurado em 1987, contabilizando 11,5 milhões de passageiros.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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