A partir de amanhã, a avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, será reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo. Com a mudança, algumas linhas terão o itinerário alterado e os pontos na avenida serão reativados. Os quarteirões liberados para o transporte coletivo correspondem à área onde estão sendo executadas as obras de implantação do BRT. A liberação faz parte do cronograma de obras do BRT na área central, que estão sendo executadas pela Sudecap. Somente os ônibus poderão circular nesse trecho liberado da avenida. Será permitido o trânsito local de veículos particulares nesses quarteirões apenas para acesso às garagens e estacionamentos.
Trinta e oito linhas de ônibus (32 linhas gerenciadas pela BHTrans e 6 pelo DER-MG) terão seus itinerários e/ou pontos de embarque e desembarque modificados em função da liberação da avenida Santos Dumont. Cartazes serão afixados nos pontos de embarque e desembarque e no interior dos ônibus para informar os usuários sobre as alterações. Monitores da BHTrans irão distribuir 50 mil informativos para orientação aos passageiros, pedestres, motoristas, comerciantes e operadores do transporte coletivo na região.
Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, com essa medida, a Prefeitura de Belo Horizonte está cumprindo a promessa feita aos comerciantes e entidades representativas de suspender os trabalhos no mês de dezembro para facilitar o acesso das pessoas que desejam realizar compras no período do Natal. “O momento é de alento para os comerciantes. E é importante lembrar que, com o BRT em funcionamento, o número de ônibus será racionalizado, mas o volume de passageiros aumentará em torno de 75%. Assim, a área central terá duas vias requalificadas, revitalizadas, e funcionando como se fosse um verdadeiro shopping center a céu aberto”, comentou. Em janeiro as obras serão retomadas. De acordo com Ramon Cesar, as obras ficarão totalmente suspensas, mas como os trabalhos estão adiantados, isso não representará prejuízo no cronograma final.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira, as obras estarão prontas até o final de 2013. “Em janeiro, serão iniciadas as obras na avenida Paraná, onde usaremos novas técnicas para mapear o subsolo e, com isso, teremos maior agilidade na execução dos trabalhos”, afirmou. O secretário disse que a Sudecap e a BHTrans estão trabalhando em equilíbrio para minimizar os impactos, deixando espaço para pedestres e para que as obras sejam realizadas sem problemas.
Trinta e oito linhas de ônibus (32 linhas gerenciadas pela BHTrans e 6 pelo DER-MG) terão seus itinerários e/ou pontos de embarque e desembarque modificados em função da liberação da avenida Santos Dumont. Cartazes serão afixados nos pontos de embarque e desembarque e no interior dos ônibus para informar os usuários sobre as alterações. Monitores da BHTrans irão distribuir 50 mil informativos para orientação aos passageiros, pedestres, motoristas, comerciantes e operadores do transporte coletivo na região.
Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, com essa medida, a Prefeitura de Belo Horizonte está cumprindo a promessa feita aos comerciantes e entidades representativas de suspender os trabalhos no mês de dezembro para facilitar o acesso das pessoas que desejam realizar compras no período do Natal. “O momento é de alento para os comerciantes. E é importante lembrar que, com o BRT em funcionamento, o número de ônibus será racionalizado, mas o volume de passageiros aumentará em torno de 75%. Assim, a área central terá duas vias requalificadas, revitalizadas, e funcionando como se fosse um verdadeiro shopping center a céu aberto”, comentou. Em janeiro as obras serão retomadas. De acordo com Ramon Cesar, as obras ficarão totalmente suspensas, mas como os trabalhos estão adiantados, isso não representará prejuízo no cronograma final.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira, as obras estarão prontas até o final de 2013. “Em janeiro, serão iniciadas as obras na avenida Paraná, onde usaremos novas técnicas para mapear o subsolo e, com isso, teremos maior agilidade na execução dos trabalhos”, afirmou. O secretário disse que a Sudecap e a BHTrans estão trabalhando em equilíbrio para minimizar os impactos, deixando espaço para pedestres e para que as obras sejam realizadas sem problemas.
Detalhes das alterações de trânsito
• Para os veículos que circulam pela rua Rio de Janeiro não é permitido atravessar a avenida Santos Dumont, já que as faixas de trânsito da avenida próximas ao canteiro central estão interditadas.
• Nos quarteirões da rua Rio de Janeiro, entre a rua Guaicurus e avenida Santos Dumont e entre rua dos Caetés e avenida Santos Dumont, será permitido somente trânsito local.
• No cruzamento da rua Espírito Santo com a avenida Santos Dumont o trânsito será normalizado. Na fase de obras, estava operando apenas em meia pista.
• Nos quarteirões da rua Rio de Janeiro, entre a rua Guaicurus e avenida Santos Dumont e entre rua dos Caetés e avenida Santos Dumont, será permitido somente trânsito local.
• No cruzamento da rua Espírito Santo com a avenida Santos Dumont o trânsito será normalizado. Na fase de obras, estava operando apenas em meia pista.
BRT
O BRT, o transporte rápido por ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos (avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e avenida Cristiano Machado) e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.
Nessa primeira fase, o pavimento asfáltico da avenida Santos Dumont foi substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. Através da implantação do BRT na área central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.
O BRT, o transporte rápido por ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos (avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e avenida Cristiano Machado) e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.
Nessa primeira fase, o pavimento asfáltico da avenida Santos Dumont foi substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. Através da implantação do BRT na área central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
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