Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

São Paulo - Corredor de ônibus na avenida Cidade Jardim beneficia 231 mil pessoas


16:21 19/02/2015

Crédito: Fabio Arantes / SECOM

Novo trecho entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a ponte Roberto Zuccolo é integrado ao corredor Nove de Julho e à faixa exclusiva da rua Tabapuã


O novo trecho de corredor de ônibus da avenida Cidade Jardim, na zona sul, beneficia diariamente 231 mil pessoas. Com 700 metros de extensão, a intervenção aumentou em 73% a velocidade dos 180 ônibus que circulam no local por hora no pico da manhã. O corredor foi instalado à esquerda entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a ponte Roberto Zuccolo e está integrado ao corredor Nove de Julho e à faixa exclusiva na rua Tabapuã. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quinta-feira (19) a intervenção de priorização do transporte público.

A obras receberam investimentos de R$ 8 milhões. Houve instalação de pavimento rígido na faixa à esquerda, revestimento que é mais durável e adequado à circulação dos coletivos. Os passageiros ganharam duas novas paradas de acesso no canteiro central. A via também foi recapeada e houve implantação de nova sinalização. No trecho beneficiado circulam 20 linhas de ônibus.


A implantação da faixa exclusiva na rua Tabapuã reordenou o tráfego dos ônibus da na região, evitando que os ônibus no sentido centro tenham que cruzar à direita na rua Amauri. A faixa beneficia 11 linhas e funciona entre a rua Brigadeiro Haroldo Veloso e a avenida Brigadeiro Faria Lima, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14 h. A via também recebeu recapeamento, além de toda sinalização para a faixa exclusiva. Com instalação da faixa, também foi possível disponibilizar aos passageiros uma parada mais próxima da estação Cidade Jardim da CPTM, ampliando a integração com os trens metropolitanos.


Edital

Durante a visita, Haddad afirmou que em breve a população poderá opinar sobre o próximo edital para contratação dos serviços de transporte na cidade. “O edital deve ir para consulta pública até o fim de março. Nós já fizemos uma consulta pública ano passado, mas como houve alterações por conta da auditoria, nós vamos recolocar em consulta”, afirmou Haddad.

Segundo o secretário Jilmar Tatto, o novo contrato será elaborado até o segundo semestre de 2015. “Nós estamos preparando o projeto básico. A empresa já foi contratada para fazer isso. No processo licitatório, antes de lançar o edital é necessário fazer uma audiência pública. Depois disso, lançamos o edital, que é colocado em consulta pública por um prazo. Então o edital é publicado e a partir daí pode ser elaborado um novo contrato”, disse Tatto.


O novo contrato para o serviço de ônibus na capital integra uma série de medidas para melhoria e priorização do transporte público. Em dezembro de 2014, a Prefeitura divulgou o relatório completo da verificação independente do sistema de transporte, realizada pela empresa Ernst Young. Estas informações deverão servir como base para a estruturação do novo contrato.


O aumento da velocidade e do conforto das viagens de transporte público também têm recebido investimentos, com a criação de mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas e os planos de construção de 150 quilômetros corredores de ônibus. Desde janeiro de 2014, os usuários dos ônibus que circulam pela avenida Nove de Julho já tinham à disposição 1,3 quilômetro de corredor na avenida Cidade Jardim. O novo trecho, visitado nesta manhã, entrou em operação em dezembro de 2014.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5356#ad-image-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário