Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CET abre licitação do transporte com exigência de melhorias








CET abre licitação do transporte com exigência de melhorias

Mais qualidade, conforto e modernidade no sistema de transporte coletivo municipal. Essas são as principais exigências da Prefeitura para melhorar ainda mais o serviço para os próximos oito anos, e integram o edital de licitação que a CET publicou nesta quinta-feira (12).

A licitação será na modalidade concorrência, vencendo a empresa que, atendendo às exigências, apresentar o menor valor de tarifa, condição inédita para licitações desse tipo de serviço na Cidade. O objetivo é estimular a disputa entre as empresas visando a melhor oferta.

A sessão pública ocorrerá em 16 de março, às 9h, na sede da CET. No último certame, em 2006, a disputa era pela melhor proposta técnica. Para início da operação, tudo o que foi conquistado nos últimos anos será mantido.

Toda a frota, composta por 299 ônibus, deverá iniciar o serviço com 100% de acessibilidade a portadores de deficiência física, internet sem fio (wi-fi) e Sistema Integrado de Supervisão e Monitoramento de Ônibus (SISMO).

Além disso, pelo menos 150 veículos já serão imediatamente disponibilizados com equipamentos de ar condicionado e dotados de infraestrutura para instalação de mídia eletrônica no seu interior.

A idade média da frota não poderá ser superior a três anos no primeiro ano de operação. A linha 20 permanecerá ativa com seis trólebus. Pelo novo contrato, serão exigidos o fornecimento e a implantação de 150 novos abrigos de passageiros e 400 marcos de parada metálicos, com nova padronização visual.

Modicidade

O novo contrato incorpora aspectos até então inéditos, como a viabilidade de gestão na modicidade tarifária. No edital e no contrato de permissão há possibilidade de concessão de subsídio financeiro para o serviço – equivalente a até 25% do valor anual arrecadado com o repasse ao município do IPVA. O montante será utilizado quando houver disponibilidade orçamentária, a fim de assegurar a modicidade (preço acessível) da tarifa para o usuário e preservar o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

Integração

A reestruturação do sistema e a integração temporal e tarifária, previstas para ocorrerem neste ano, estão consideradas no edital. A integração permitirá que o passageiro, utilizando o cartão transporte, desembarque em qualquer ponto de parada e mude de ônibus, dentro de um determinado período, sem precisar pagar outra passagem.

Foto: Rogério Bomfim

 Fontes:

Divulgação e Postagem: Joao Manoel
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário