Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mostra Histórica da Evolução do Ônibus-Translitoral

Jardineira 1926



Ferry Boat´s Plaza

Mostra Histórica da Evolução do Ônibus
A Translitoral e o Shopping Ferry Boat´s Plaza apresentam a “Mostra Histórica da Evolução do Ônibus”, que acontecerá de 25 de julho a 02 de agosto, no Shopping Ferry Boat´s Plaza, no Guarujá. A mostra é aberta ao público, das 16 às 22 horas, com entrada franca. Leia mais...
Mostrar esta história dá uma idéia de quanto o setor de transportes contribui para o desenvolvimento urbano e para a evolução de nossa sociedade. O evento é uma boa oportunidade para os admiradores e estudiosos da evolução do ônibus ao longo da História, bem como dos vários modelos destes veículos, os busólogos, trocarem informações e ampliarem o conhecimento sobre o assunto.

Busólogos - Eles são loucos por ônibus. Adoram fotografar os veículos estacionados ou cruzando uma via. Por isso, gostam de freqüentar rodoviárias e visitar garagens de empresas de transporte. Arriscam a adivinhar o modelo do veículo, com os olhos fechados, só ouvindo o barulho do motor. São os busólogos - praticantes da busologia, um hobbie que está relacionado a tudo o que se refere aos ônibus que transportam diariamente milhões e milhões de pessoas na grande maioria das cidades do planeta.

Parte do acervo de fotos e objetos que estarão em exposição durante a Mostra, pertencem a membros da Associação de Busólogos do Litoral Paulista - Litoral Bus. Os busólogos da Associação recepcionarão os visitantes, interagindo com o público na visita. Do dia 25 de julho são esperados cerca de 48 busólogos das cidades do Sul de Minas Gerais e cidades do Estado de São Paulo, como: Jacareí, Mogi das Cruzes, Bertioga e Baixada Santista, que aproveitarão a Mostra para se encontrar e trocar informações sobre o assunto. No dia da abertura da Mostra, os busólogos farão um City Tour organizado pela Translitoral pelos principais pontos turísticos do município de Guarujá.

Viaje no tempo com a mostra - Nossos avós, nos anos 20, passeavam numa jardineira, meio ônibus e meio bonde, logo apelidada de ‘mamãe-me-leva’. Uma delas, do ano de 1926, estará em exposição no primeiro piso. Fabricada a partir de um caminhão Chevrolet, esta foi restaurada e pertence à Translitoral Transportes.
Durante a mostra, haverá também a exibição virtual do "Museu Nacional do Transporte" da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O visitante conhecerá um pouco sobre a história e o desenvolvimento do transporte urbano ao longo das civilizações e, especialmente, das cidades brasileiras.
Fotos e painéis – A Translitoral apresentará painéis com imagens e textos sobre a sua atuação no setor, retornando também ao passado. Desde o tempo da locomotiva americana “Maria Fumaça “ que iniciou, em 1893, o primeiro serviço de transporte de passageiros no Guarujá, até a chegada da empresa e a sua atual participação na região.

Haverá painéis fotográficos cedidos pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) que retratam diversos modelos de veículos de suas empresas associadas, desde a sua fundação até os dias atuais.

Dia de São Cristóvão - O dia de abertura do evento, dia 25 de julho, festeja-se o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Por esta razão, neste dia, comemora-se também o Dia do Motorista . A Paróquia Santa Rosa de Lima, do bairro Santa Rosa, no Guarujá, prepara para o domingo, dia 26 de julho, a partir das 17 horas, uma procissão em homenagem ao Dia de São Cristóvão. A procissão será feita com a Jardineira da Translitoral, que irá percorrer as principais ruas do bairro e terá como ponto final, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no Centro de Guarujá.



Informações - O Shopping Ferry-Boat’s Plaza está localizado na Praça das Nações Unidas, s/nº, Vila Lígia, Guarujá, ao lado do ponto de embarque e desembarque das barcas que fazem a travessia para Santos. Além da oportunidade de usufruir a mostra, o local também oferece vista privilegiada das praias santistas e do canal de acesso ao porto.


Crédito da foto e noticia:

Divulgação: Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário