História
A 1ª linha, puxada por burros, ia do Centro até a Barra do Boqueirão e começou a circular em 9 de outubro de 1871, exatamente um ano antes de um bonde circular na capital do Estado de São Paulo. Em 1904 o serviço foi absorvido pela The City of Santos Improvements Company, que também era concessionária dos serviços de luz, força e gás em Santos.
A Companhia deu novo impulso ao transporte, que até então era desenvolvido por tração animal ou vapor, inaugurando em 28 de abril de 1909 o serviço eletrificado de bonde.
Em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, pois, com a guerra, os preços internacionais para compra de novos transportes se tornaram inacessíveis.
Em 21 de dezembro de 1951 foi formado o Serviço Municipal de Transporte, que absorveu as linhas e o acervo de veículos, imóveis e outros bens da Cia. City, passando a operar o serviço em Santos. Em 1956, alguns bondes passaram a ser fechados, para evitar a evasão de receita. A partir de 1964, começa a discussão pela desativação do serviço. As dificuldades para manutenção dos veículos e as facilidades do transporte a diesel, que ofereciam maior mobilidade a um custo mais baixo, culminaram na finalização do serviço.
E foi no dia 28 de fevereiro de 1971, que, pela última vez, o veículo de prefixo 258, que servia a linha 42, foi recolhido à garagem.
A Companhia deu novo impulso ao transporte, que até então era desenvolvido por tração animal ou vapor, inaugurando em 28 de abril de 1909 o serviço eletrificado de bonde.
Em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, pois, com a guerra, os preços internacionais para compra de novos transportes se tornaram inacessíveis.
Em 21 de dezembro de 1951 foi formado o Serviço Municipal de Transporte, que absorveu as linhas e o acervo de veículos, imóveis e outros bens da Cia. City, passando a operar o serviço em Santos. Em 1956, alguns bondes passaram a ser fechados, para evitar a evasão de receita. A partir de 1964, começa a discussão pela desativação do serviço. As dificuldades para manutenção dos veículos e as facilidades do transporte a diesel, que ofereciam maior mobilidade a um custo mais baixo, culminaram na finalização do serviço.
E foi no dia 28 de fevereiro de 1971, que, pela última vez, o veículo de prefixo 258, que servia a linha 42, foi recolhido à garagem.
Novo Trajeto do Bonde Turístico nos dias atuais:
O percurso hoje existente está sendo triplicado, passando por 40 pontos de interesse cultural, turístico e cívico do Centro, com previsão de atrair um número ainda maior de passageiros. O trajeto vai ganhar 3.200 metros de linha, passando de 1,7 km para quase 5 km.
NOVO TRAJETO:
A linha construída formará um novo anel, interligado ao que já existe. Veja o roteiro completo:
R.Vasconcelos Tavares
R.Amador Bueno
R.Frei Gaspar
Av. São Francisco
Pça Correia de Melo
R. Bittencourt
R.Brás Cubas
R.Visc. do Rio Branco
R.Constituição
R. General Câmara
Praça Mauá
R. do Comércio
Largo Marquês de Monte Alegre
Rua Tuiuty
Pça. Barão do Rio Branco
Pça da República
R. Augusto Severo
R. Cidade de Toledo.
Confira o novo trajeto pelo Google Maps (clique aqui)
PONTOS VISITADOS
Biblioteca Municipal Alberto de Sousa
Palácio Saturnino de Brito (Sabesp)
Edifício do antigo Desinfectório
Escola Barnabé
Estação funicular para o Monte Serrat
Escadaria do Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat
Fonte do Itororó
Antiga sede da Companhia de Águas do Itororó
Corpo de Bombeiros (Castelinho)
Sociedade Humanitária
Fórum
Catedral
Teatro Coliseu
Monumento do Soldado Constitucionalista
Casa do Trem
Outeiro de Santa Catarina e praça lateral
Sede do Jornal A Tribuna.
Praça Mauá
Palácio José Bonifácio
Monumento de Bartolomeu de Gusmão
Igreja do Rosário
Antigo edifício dos Correios
Casas da Frontaria Azulejada
Santuário do Valongo
Estação Ferroviária
Ruínas dos casarões do Valongo
Armazéns 1 a 4
Casa Rosada
Bolsa Oficial de Café
Associação Comercial
Edifício de recepção dos Imigrantes
Igreja do Carmo
Pantheon dos Andradas
Monumento a Gaffrée Guinle
Edifício dos Correios
Alfândega
Monumento a Brás Cubas
Mesa de Rendas
Venha conhecer o centro histórico de Santos-SP no Bonde Turístico
Mais informações no site:
"Texto extraído do site acima"
Fotos: Gabriel e Izaias Corrêa
Divulgação: Litoralbus
Nenhum comentário:
Postar um comentário