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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

São Paulo - Ampliação do rodízio será discutida no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte

13:33:03 09/01/2014




CET apresentou nesta quinta-feira (9) uma proposta de ampliação da área geográfica do rodízio municipal de veículos. Estudo propõe a inclusão de 371 quilômetros de vias na atual área de restrição.


A Companhia de Engenharia de Tráfego apresentou nesta quinta-feira (9) um estudo sobre a ampliação da área geográfica do rodízio municipal de veículos. A proposta de inclusão de 371 km de vias na atual área de restrição será discutida no dia 15 de janeiro no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. A ampliação atingiria vias arteriais dos bairros, como a avenida Aricanduva, a Radial Leste e avenida Brás Leme.
A proposta foi elaborada a partir de simulação computadorizada de diferentes cenários e fluxos de veículos. “Das várias simulações, como ampliar o número de placas, estender para a cidade toda ou mesmo acabar com o rodízio, o que mais se adequou às necessidades da cidade, o que trouxe mais conforto para os motoristas, foi a ampliação do rodízio nas grandes avenidas da cidade”, explicou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
O rodízio permaneceria com as mesmas regras: dois finais de placa diariamente ficam proibidos de circular na área de restrição, de segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h. A mudança seria a inclusão de 35 novos eixos (cerca de 400 vias) na área de rodízio, que atualmente abrange 150 quilômetros quadrados  do Centro Expandido.
A maior parte das vias incluídas são classificadas como Via Arterial Tipo I, que fazem ligação entre os bairros e possibilitam macros deslocamentos. Essas avenidas possuem pista dupla, duas ou mais faixas de tráfego por sentido e interseção. Para não prejudicar a circulação entre os bairros, seria permitido cruzar e circular por pequenos trechos das vias com restrição.
Com a maior capilaridade do rodízio, a simulação mostrou que haveria um ganho de 8,5% na velocidade média na cidade (de 18,9 km/h para 20,5 km/h), com diminuição de 13% na lentidão. Nas vias arteriais, o ganho de velocidade registrado é maior, de cerca de 12%, somado a 20,3% de diminuição de filas. Na Marginal Pinheiros, o fluxo de veículos se tornaria 7,5% mais rápido e os motoristas enfrentariam filas 8,2% menores.
Para a implantação da ampliação, a CET prepara novo esquema de sinalização vertical e horizontal, além da instalação de aparelhos de fiscalização eletrônica em 2500 novas faixas, em todas as vias. A implantação das mudanças ocorreria entre março e abril de 2014.
Com a apresentação do estudo, o objetivo da Prefeitura é que a proposta seja discutida pela sociedade. “Podem aparecer sugestões no conselho. É importante ouvir a opinião dos especialistas e dos usuários de carros”, afirmou Tatto. 
SimulaçãoPara chegar à proposta apresentada nesta manhã, a CET simulou por meio de um software as condições de circulação de veículos na Grande São Paulo.  A simulação leva em conta variantes como o tempo de percurso em situação de fluxo livre, o volume de veículos e a demanda sem rodízio. Os computadores então calculam a eficiência de diferentes medidas de engenharia de tráfego, os custos e os benefícios de cada situação.
Clique aqui para ver a apresentação sobre o estudo.

Fotos em alta resolução.
 Crédito: Fábio Arantes/Secom

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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