A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência fará nas próximas semanas uma série de encontros com usuários cadastrados no serviço do Ônibus Acesso para reunir sugestões para melhoria do atendimento. A primeira reunião aconteceu na sexta-feira (24), na Regional Pinheirinho, que foi a pioneira na oferta do serviço. Lançado em março do ano passado, hoje o Acesso tem 350 usuários na cidade. Estão programadas mais quatro reuniões até o dia 5 de fevereiro.
O ônibus Acesso atende pessoas com deficiência com alto grau de comprometimento, que impossibilita o uso de outro tipo de transporte. No Pinheirinho, o Acesso tem 75 usuários, atendidos por dois ônibus. “Antes da criação do serviço, as famílias tinham grandes dificuldades para transportar seus familiares até clínicas e hospitais para consultas e reabilitação”, diz a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo. Além dela e da equipe da secretaria, participou da reunião o administrador da regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber.
Segundo Mirella, o objetivo dos encontros nas regionais é fazer uma avaliação criteriosa do serviço. O primeiro encontro foi aberto com uma apresentação sobre direitos e deveres dos usuários. Em seguida, foi aberta a roda de conversa com os participantes.
A primeira a falar foi Rosa de Pontes Souza, mãe do pequeno Arthur Miguel Pontes de Souza, de 5 anos, que é usuário do Acesso. “Desde que meu filho tinha um ano eu o levava de transporte coletivo para a fisioterapia, equoterapia e fonoaudióloga. Era uma luta e várias vezes acabei interrompendo o tratamento. Com o Ônibus Acesso, os médicos já dizem que o Arthur é outra criança”, contou Rosa, que agora pode levar o filho aos tratamentos até mesmo em dias de chuva, já que o ônibus apanha os usuários em casa.
Moradora no Campo do Santana, Adriana de Fátima Almeida também se beneficia do serviço. “Meu marido é tetraplégico e por diversas vezes cheguei a desistir de levá-lo para tratamento pois na ambulância eu precisava abraçá-lo para ajudar a conter o controle do tronco durante o deslocamento. Chegou até a cair da cadeira. Ele pesa 90 quilos e tem 1,90m. A partir do Ônibus Acesso tudo melhorou”, conta. O marido de Adriana utiliza o serviço três vezes por semana o serviço. Ela sugeriu a ampliação do espaço para cadeiras de rodas no ônibus
Vários participantes destacaram o bom atendimento prestado pelos atendentes, motoristas e a equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Vários participantes destacaram o bom atendimento prestado pelos atendentes, motoristas e a equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Nesta segunda-feira (27), o encontro acontece na regional Portão. Depois, nas regionais Boa Vista (dia 29/01 às 15h); CIC (dia 30/01 às 15h) e Bairro Novo, no dia 05/02 também às 15h.
Quem pode usar o Acesso
Pessoas com deficiência, com restrições de movimento, autonomia e/ou comportamento, que não conseguem utilizar o transporte comum; com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional e que tenha residência em Curitiba.
Como se cadastrar
A pessoa com deficiência ou seu responsável entra em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa. Leva cópias do documento de identidade e do laudo ou declaração médica da deficiência (emitido até dois anos antes).
A assistente social do CRAS preencherá uma ficha de triagem e encaminhará o pedido para a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Se o pedido se enquadrar nos critérios de uso do Acesso, será emitida uma carteirinha entregue ao usuário, junto com o regulamento do serviço.
O transporte pelo Acesso deve ser agendado com uma semana de antecedência.
Mais informações
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (41) 3363-5236 / E-mail: acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (41) 3363-5236 / E-mail: acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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