20/01/2014 17:55:08
A comissão técnica da prefeitura e do Governo do Estado, que está trabalhando na avaliação do projeto do MetrôPoa, realizou uma reunião para discussão e deliberação do pedido, feito pelas empresas que estão trabalhando no projeto, para prorrogar o prazo de entrega dos estudos e projetos. A data definitiva ficou para o dia 10 de abril de 2014.
Conforme solicitação das empresas, a necessidade de prorrogação se justifica em função do maior detalhamento de planilhas, cálculo dos investimentos na execução da obra e custos de operação e manutenção, estudos de demanda de passageiros e matrizes de risco, entre outros estudos que abrangem as áreas de engenharia, econômico-financeira e jurídica.
Após a data, a comissão técnica avaliará os projetos recebidos para subsidiar o futuro Edital de Licitação e Minuta de Contrato da Parceria Público-Privada (PPP), que irá definir o vencedor da PPP, responsável pelo projeto executivo, obra, operação e manutenção do Metrô.
Será qualificado o projeto de metrô subterrâneo mais adequado, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. O projeto deve considerar as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo, métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, segurança, acessibilidade e informação ao usuário, concepção de terminais, estações de integração com ônibus e outros modais.
Investimentos
O investimento da Prefeitura totalizará R$ 1,385 bilhão, somando R$ 690 milhões em financiamento para a execução da obra, R$ 195 milhões para as desapropriações e R$ 500 milhões em 25 parcelas de R$ 20 milhões, como contraprestação do serviço durante a operação. O Governo do Estado fará aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamento, o parceiro privado com R$ 1,303 bilhão e o Governo Federal destinará R$ 1,770 bilhão a fundo perdido. O investimento total do projeto é orçado em R$ 4,8 bilhões para execução das obras.
R$0,69 bilhões - Prefeitura Municipal
R$1,08 bilhões - Governo do Estado
R$1,77 bilhões - Governo Federal
TOTAL de Aportes Públicos - R$3,54 bilhões
R$1,30 bilhões - Aporte do Privado
TOTAL do investimento na obra = R$4,84 bilhões
Critérios de seleção
• Disponibilidade: maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência);
• Eficiência: menor tempo de viagem e etapas do processo de deslocamento (informação, acesso, pagamento, espera, deslocamento, transbordo e desembarque);
• Acessibilidade: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais;
• Atendimento: infraestrutura de atendimento, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário;
• Conforto: melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços;
• Informação: recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, estações, acessos, no entorno e à distância.
• Segurança: planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
Texto de: Cleber Moreira
Edição de: Gilmar Martins
Fonte: Portal PMPA
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