14/01/2014 09:49:55
Foto: Bruno Santos/Divulgação PMPA
No ano passado, equipe realizou performance teatral nos ônibus no Dia do Cobrador
A Carris celebra nesta quarta-feira, 15, o Dia do Cobrador. Para marcar a data e homenagear esses trabalhadores, durante todo o dia, várias equipes de profissionais de diferentes unidades da Carris estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e irão promover intervenções-surpresa envolvendo a tripulação e passageiros no interior dos coletivos. A data foi institucionalizada em 2001 pela companhia, que a comemora desde 2002. A ação faz parte dos esforços para reconhecer e valorizar os profissionais que estão na linha de frente de trabalho, em contato diário e direto com os usuários do transporte público coletivo. Atualmente, 690 cobradores trabalham na Carris. Destes, 396 são homens e 294 são mulheres.
Treinamento - Antes de iniciarem as atividades, os cobradores recebem 50 horas de treinamento teórico e outras 8 horas de trabalho monitorado. Além do treinamento de integração, estes colaboradores recebem continuamente qualificações de atendimento ao usuário. Esses profissionais, assim como os demais colaboradores que ingressam na Carris, recebem qualificações contínuas de atendimento ao usuário, com destaque para o treinamento Excelência no Atendimento Carris, que oferece aos profissionais orientações com o objetivo de qualificar e padronizar o atendimento – objetivando conscientizar sobre a importância de ser cordial, ter empatia e oferecer informações corretas ao passageiro.
História da profissão - Os cobradores são conhecidos dos usuários de transporte coletivo desde a época dos bondes. Desde 1873, ano seguinte ao da fundação da empresa, período de início das atividades destes veículos elétricos, os cobradores eram conhecidos como condutores ou trocadores e auxiliavam o motorista, que na época chamava-se motorneiro, na hora da partida do veículo. Eles realizavam a cobrança da passagem, avisavam quando os passageiros estavam sentados e, nas paradas, alertavam quando todos haviam descido e o motorneiro podia seguir adiante.
Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA
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