A partir do próximo dia 06, duas comunidades, Boracéia e Vista Linda, serão contempladas com mais uma etapa da implantação do Sistema Integrado de Transporte (SIT). A Prefeitura de Bertioga está disponibilizando a circulação de microônibus em seis regiões da Cidade, com linhas alimentadoras do transporte já implantado.
O prefeito de Bertioga, participou de uma viagem pelos bairros para conhecer os percursos e fazer ajustes no trajeto antes do início da operação. Ele esteve acompanhado pelos vereadores Luiz Henrique Capellini, Antônio Rodrigues Filho, Alemão, Márcia Lia, José Feliciano e Edvaldo Alecrim, além dos técnicos da Viação Bertioga, concessionária do serviço na Cidade. Houve um reajuste dos itinerários e o sistema não irá operar no bairro Guaratuba, como havia sido anunciado anteriormente.
O sistema vai funcionar durante um período experimental da seguinte maneira: o usuário vai utilizar o transporte público já existente, até o ponto de ônibus do bairro em que pretende chegar, pagando a passagem, como ocorre atualmente. Na entrada do bairro, ele deve descer do veículo e utilizar um microônibus que vai circular pelas ruas da localidade.
Os usuários poderão utilizar os microônibus gratuitamente, até que a Prefeitura providencie a instalação dos terminais de transbordo, quando, então, será cobrado um bilhete único para a utilização do SIT em todo o Município.
Nessa primeira fase, três regiões serão atendidas: Boracéia, Vista Linda e Centro. Em Boracéia, mais de 10 ruas estão no trajeto, até a região do oleoduto, atendendo praticamente todo o bairro. Na Vista Linda serão atendidas duas áreas, beneficiando os moradores da Chácara Vista Linda. No Centro, a comunidade do Jardim Veleiros será beneficiada, com o trajeto pelas avenidas Vicente de Carvalho e dos Coqueiros, atendendo os usuários da balsa.
Para as próximas fases estão previstos mais três trajetos: Jardim São Lourenço, Riviera de São Lourenço e Vicente de Carvalho II. No Jardim São Lourenço, o veículo vai transitar pela avenida principal, até a orla da praia. A Riviera de São Lourenço será atendida por dois microônibus. Um dos trajetos atende da Avenida Principal, até o Módulo 1, e ou outro até o Módulo 8, beneficiando principalmente os trabalhadores.
O bairro Vicente de Carvalho II também receberá o transporte de microônibus, atendendo cerca de nove ruas. Nesse trajeto também estará incluído o Terminal de Transbordo do Jardim Albatroz. Vale ressaltar que os roteiros serão utilizados de forma experimental e poderão sofrer alterações.
Uma comissão formada por técnicos da Prefeitura e da Viação Bertioga, concessionária do serviço no Município, estudaram os trajetos e circularam por todos eles, procurando trechos que atendessem a maior parte da comunidade dos bairros. O tempo de circulação dos microônibus vai depender do trajeto a ser realizado.
Para o prefeito, o sistema vai beneficiar as comunidades dos bairros levando os ônibus mais próximos das casas, atendendo melhor a população. “Essa é uma antiga reivindicação e que, com a implantação do SIT, vamos poder atender. Por um período experimental a população vai usar e poderemos fazer reajustes”.
SIT
O Sistema Integrado de Transporte contempla também a construção de sete estações de transbordo, no Jardim Albatroz, na Rodoviária da Vista Linda, ambos já concluídos; na Avenida Anchieta, em frente ao Krill Supermercados; no Centro, próximo ao atracadouro da balsa; na Riviera de São Lourenço e em Boracéia.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
DATA: 20/12/13 - ÁREA: Trânsito e Transporte
TEXTO: Ana Cláudia Gomes – FOTOS: Marcos Pertinhes
RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues
Fonte: Prefeitura de Bertioga
Nenhum comentário:
Postar um comentário