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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Praia Grande - Aumento da frota e infraestrutura cicloviária marcaram gestão no Trânsito

Notícia do dia 12/11/2012

Edmilson Lelo
Projeto segue até dia 30 de novembro

Por Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

Secretário Eduardo Rodrigues Xavier faz balanço da administração


Com enfoque na orientação de condutores de veículos e pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setransp) realizou diversas campanhas e ações de fiscalização na Cidade ao longo dos últimos quatro anos. Há menos de dois meses para o final da atual gestão, o secretário da pasta, Eduardo Rodrigues Xavier, fez um balanço das atividades, investimentos na área, resultado das ações realizadas e do crescimento no número da frota.

De 2009 a outubro de 2012, o número de veículos emplacados em Praia Grande tem apresentado média de crescimento de aproximadamente 12,6% ao ano. No primeiro ano de gestão, eram 73.691 veículos; em 2010, 84.161; 94.377 em 2011 e, em dez meses deste ano, Praia Grande apresenta frota de aproximadamente 102 mil veículos.

O secretário destacou também a queda no número de acidentes de trânsito na Cidade: 1.943, em 2009; 2.049, em 2010; e 1.758, em 2011, este último o menor número registrado em seis anos. “E em 2012, não deve ser diferente, pois, de janeiro a julho, foram registradas 993 ocorrências. Este valor é 7% menor que o mesmo período do ano anterior”. Ainda segundo o secretário, o índice é ainda melhor se levado em conta o aumento da frota de veículos na Cidade. “Por exemplo, em 2011, a frota aumentou 12,1% e os acidentes diminuíram 14,2%, comparados a 2010. E a tendência é isto se repetir este ano”, afirmou Xavier.

Entre os índices que mais caíram nos últimos anos está o número de ocorrências de trânsito envolvendo ciclistas. Em 2009, foram 182 acidentes; em 2010, 177; e, no ano passado, 78. O secretário aponta as campanhas educativas voltadas para ciclistas como principais motivos para a queda. “Em 2010, iniciamos o projeto Ciclista Cidadão, que consiste no cadastro de proprietários de bicicletas residentes na cidade. Atualmente, contamos com informações de mais de 17 mil ciclistas no nosso banco de dados”.

Ainda de acordo com o secretário, as ações de educação no trânsito voltadas aos usuários de bicicleta mostram resultados positivos quando aliadas à infraestrutura cicloviária. “Praia Grande tem reconhecimento nacional na área, pois está entre as cinco cidades do Brasil com maior número de ciclovias. E, atualmente, é a primeira no Estado com esta infraestrutura”, explicou Eduardo Xavier. Em 2009, Praia Grande contava com 68,5 km de ciclovias, passando para 72,2 em 2010; 76,567, em 2011 e, atualmente, a Cidade tem 78,9 km de vias exclusivas para o uso de ciclistas.

Durante a atual gestão, a Prefeitura assinou contrato de cinco anos, após término de processo licitatório, com a empresa Viação Piracicabana para a concessão do transporte público na Cidade. Entre as melhorias, estão as reformas dos Terminais Rodoviários Tatico e Tude Bastos (ambas já iniciadas), melhoria e reforço na frota de veículos e a construção de novas estações de transbordo de passageiros nos bairros Antártica e Samambaia, esse em fase final de planejamento junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Ainda na área de transporte, Eduardo Xavier explicou algumas melhorias previstas no contrato. “Já está sendo iniciado um sistema de monitoramento eletrônico nos veículos, através de GPS e câmeras de vídeo. Os painéis com os horários de chegada dos ônibus já estão instalados no Terminal Tude Bastos e estão funcionando como um projeto piloto. Se tudo der certo, já no primeiro bimestre de 2013, iniciaremos o monitoramento completo”. Com o serviço, através de uma central de inteligência, a Setransp receberá as informações do posicionamento dos veículos em tempo real. “As ações melhorarão e redistribuirão o acesso ao transporte público municipal, diminuindo, assim, o tempo de espera e a demanda de passageiros por veículo, que tem uma média de 2 milhões de passageiros ao mês”, afirmou.(g.n)

E para melhorar o trabalho de orientação e fiscalização de trânsito nas vias da Cidade, em 2012, a Prefeitura realizou concurso público para a contratação de cerca de 50 novos agentes de trânsito. “Além do processo seletivo, os candidatos passaram por curso preparatório. Com isso, conseguimos preparar estes agentes para desenvolver o trabalho com excelência, ficando na conscientização de pedestres e condutores de veículos, e não a autuação”. Conforme Eduardo Xavier, o serviço agora é realizado com mais eficiência. “Antes, contávamos com 3 ou 4 agentes trabalhando por dia no plantão. Hoje, podemos trabalhar com o número de 10 a 15 agentes por plantão”, afirmou.

Xavier completa que Praia Grande tem um trabalho diferenciado na área de trânsito e transporte. “Além da fiscalização e orientação realizadas nas vias da Cidade, sempre buscando a queda no número de acidentes, tratamos como prioridade a educação no trânsito para crianças e adultos”. O secretário complementou ainda que o resultado deste trabalho tem sido a maior segurança no trânsito de Praia Grande. “E temos muito ainda o que melhorar, mas tenho certeza que estamos no caminho certo”, completou.

Confira áudio da entrevista completa com o secretário de trânsito e transporte Eduardo Rodrigues Xavier, com o balanço da atual administração municipal, no site da Rádio do Paço. E acesse as fotografias da entrevista, clicadas pelo fotógrafo Edmilson Lelo, no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande



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