Em janeiro de 2012, com a entrega de mais 11 veículos novos, Guarujá alcança 87% da sua frota operacional totalmente adaptada aos portadores de necessidades especiais. Nos últimos 24 meses, a empresa renovou a sua frota com a entrega de 76 novos ônibus adaptados ao transporte coletivo municipal. Com a aquisição desses veículos a idade média da frota é de 3 anos, o que representa mais conforto e segurança ao cliente.
Segundo o Estudo Mobilize 2011, do portal Mobilize Brasil, Curitiba (PR) tem o percentual de 92% da frota acessível; Belo Horizonte (MG) tem 70%; Rio de Janeiro (RJ) com 60% e São Paulo tem 44% dos ônibus acessíveis. Esses números têm como base o mês de novembro de 2011.
A empresa sabe da importância do serviço de transporte para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, com estes novos ônibus, 96% das viagens são realizadas no domingo e feriados com veículos adaptados; aos sábados 91% e nos dias úteis 86% das partidas são realizadas com ônibus totalmente acessíveis. Ano a ano é possível verificar o aumento na oferta de viagens adaptadas, conforme gráfico abaixo.
Os terminais de ônibus de Vicente de Carvalho e Ferry Boat também são totalmente acessíveis e possuem rampas que facilitam acesso às bilheterias, sanitários, telefone público e plataformas de embarque e desembarque.
Tecnologia – Além da mais avançada tecnologia em chassis e carroceria, a Translitoral adquiriu os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade e controle de partida automático (que bloqueia as portas se o veículo estiver em movimento). Os novos ônibus também contam com câmeras de vigilância e GPS para melhor controle da operação e segurança aos usuários.
A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas oferecem uma maior durabilidade e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de serem ecologicamente corretas.
Qualidade do ar – No dia 1º de janeiro completou um ano que os veículos da frota da Translitoral são abastecidos com o Diesel S-50 (50 partículas de enxofre por grama no ar), atendendo a Resolução nº 43/2008 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em algumas regiões do Brasil, é utilizado o diesel S-1800 (1800 partículas de enxofre por grama no ar).
O diesel S-50 tem 90% a menos de enxofre em sua composição. Este novo combustível traz benefícios ambientais contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos.
Motor eletrônico – O conceito ecológico está evidenciado no motor dos ônibus, que reduz em 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional. Todos os novos e modernos veículos são dotados de motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico”.
Serviço de Atendimento ao Cliente – a Translitoral mantém a linha 3344-3004 para atender os usuários, de segunda a sábado, das 7 horas às 19 horas.
Fonte: Translitoral
Nenhum comentário:
Postar um comentário