A partir desta sexta-feira, a fila da balsa em Guarujá começa a funcionar do lado esquerdo da Avenida Adhemar de Barros. Com a alteração, o motorista que for pegar a balsa nas primeiras horas da manhã desta sexta já terá que se manter do lado esquerdo. Aqueles que seguirão para as vias do bairro deverão ficar do lado direito. A mudança é em caráter experimental por 90 dias e, neste período, será possível verificar se a mudança agradou ou não, moradores, comerciantes e usuários.
Segundo a Prefeitura, para evitar confusão por parte dos usuários, a Diretoria de Trânsito e Transporte Público do Município (Ditran) prosseguiu, nesta quinta-feira, com a distribuição de panfletos informando a alteração.
A diretora da Ditran, Quetlin Scalioni, disse que a expectativa é que a mudança atinja o objetivo proposto, “dando melhor fluidez ao trânsito, acesso dos veículos aos comércios e às ruas do bairro, para o usuário do transporte coletivo tenha mais segurança ao embarcar e desembarcar do ônibus, além de dificultar a ação dos furões da fila da balsa, aguarda.
Semáforos
Conforme acertado entre a Administração Municipal e a Dersa, quando o semáforo estiver aberto para entrada e saída da balsa, o que dá acesso aos motoristas que seguirão para a Rua do Estaleiro ficará fechado e vice-versa, evitando, assim, congestionamento e buzinaço.
Ainda conforme a Prefeitura, as razões consideradas para a mudança da fila foram: facilitar o acesso aos bairros, permitir aos motoristas que estacionem mais facilmente, já que a faixa da direita esta rá livre, dificultar que furem a fila, melhorar a fluidez no trânsito, agilizar o transporte coletivo e dar mais segurança aos pedestres que utilizam este serviço.
Para que os motoristas não se confundam, foram colocadas faixas em locais estratégicos e providenciada instalação da sinalização semafórica, vertical e horizontal.
Consulta popular
A mudança ficou decidida após consulta pública realizada pela Administração entre usuários da balsa com carros de placa de Guarujá, comerciantes da Avenida Adhemar de Barros e moradores das ruas do Jardim dos Pássaros. No total, 568 votos a favor da mudança, 377 contra e cinco nulos. A alteração já vinha sendo estudada pelo Governo Municipal há seis meses.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=132549&idDepartamento=5&idCategoria=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário