A Prefeitura de Caxias do Sul planeja a contratação de uma empresa para a execução de serviços de recuperação, manutenção e conservação das 49 estações de ônibus em 14 ruas do centro e de bairros do entorno. Capitaneado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o objetivo do processo licitatório é permitir que os terminais passem por melhorias na infraestrutura e na segurança dos usuários do transporte coletivo urbano, levando mais conforto e comodidade à comunidade. O edital está em fase de elaboração na Central de Licitações (Cenlic).
De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a avaliação da pasta é que os terminais carecem de manutenção, uma vez que se encontram em mau estado de conservação e limpeza, com desgaste na pintura e com diversas partes quebradas. Também estão previstas ações para melhorar as estruturas das estações e a iluminação dos locais, com a substituição de lâmpadas, por exemplo. “Estamos empenhados em oferecer mais conforto ao usuário do transporte coletivo e isso passa pela qualidade das nossas paradas. Muitas delas estão precisando de manutenção e esse investimento levará mais conforto e segurança ao usuário”, afirma.
A contratação da empresa, por 12 meses, está orçada em R$ 670 mil e será financiada com recursos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran). Previsto no edital de concessão do serviço desde 2000, o fundo recebe 1% do faturamento bruto da empresa concessionária do transporte público na cidade e a prefeitura investe, conforme prevê a lei, em melhorias no serviço. É deste mesmo fundo que são custeadas a manutenção das Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta.
Abrigos nos bairros
A comunidade pode solicitar à SMTTM a instalação de coberturas nas paradas de ônibus nos bairros. Basta protocolar o pedido na pasta, localizada na rua Moreira Cesar, 1666, bairro Pio X. O horário de atendimento é das 10h às 16h. A demanda passará por análise e, posteriormente, deverá ser instalado o equipamento. Entretanto, segundo o secretário Cristiano, nem sempre os moradores desejam que a parada receba essa cobertura. “Já aconteceu de instalarmos uma cobertura em uma semana e, na outra, nos pedirem para retirar. Muitos moradores, vizinhos desses terminais, acham que isso é problema, que levará mais insegurança, e acaba sendo um investimento que muitas vezes não está nas ruas por decisão da comunidade”, reforça.
Foto por Leonardo Portella
Localização das paradas
- Avenida Júlio de Castilhos (entre a Conselheiro Dantas e a Humberto de Campos)
- Avenida Itália (próximo às ruas Teixeira Mendes e La Salle)
- Avenida Rossetti (próximo à rua Moreira Cesar)
- Rua Sinimbu (próximo às ruas Coronel Flores, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Pedro Tomasi, Vereador Mario Pezzi, Treze de Maio, Angelina Michelon, Moreira Cesar e Marquês do Herval)
- Rua Pinheiro Machado (próximo às ruas Vereador Mário Pezzi, Andrade Neves, Borges de Medeiros, Moreira Cesar, Feijó Junior, Dr. Bozano, Henrique Cia, Visconde de Pelotas e Marechal Floriano)
- Rua Treze de Maio (próximo à rua Pinheiro Machado)
- Pio XII (próximo às ruas Evaristo de Antoni e Ângelo Chiarello)
- Rua Moreira Cesar (próximo às ruas Balduino D’Arrigo, Mariana Prezzi, Guilherme Adamatti, Ernesto Alves, Pinheiro Machado com a Bento Gonçalves, Avelino Adamatti e José de Carli)
- Rua Garibaldi (próximo às ruas Dal Canalle, Dezoito do Forte e Antônio Prado)
- Rua Marechal Floriano (próximo às ruas Tronca, Antônio Prado, Dezoito do Forte, Sinimbu, Pinheiro Machado, Ernesto Alves, José Soares de Oliveira e Isidoro Mari)
- Rua Visconde de Pelotas (próximo às ruas Carlos Dutra Viana e Duque de Caxias)
- Rua Bento Gonçalves (próximo às ruas Visconde de Pelotas, Dr. Montaury e Marechal Floriano)
- Rua Feijó Júnior (próximo à avenida Júlio de Castilhos)
- Rua Dr. Montaury (entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado)
Assessoria de Imprensa - SMTTM
Fonte: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário