Empresa concessionária do Transporte Coletivo conta hoje com quatro motoristas mulheres que começaram como cobradoras
Uma das políticas adotadas pela Administração Municipal de Cubatão, dando prioridade para a contratação de mulheres e do primeiro emprego nas prestadoras de serviço público, continua dando resultados. A Viação Translíder, empresa concessionária do Transporte Coletivo de passageiros na Cidade, conta hoje em seu quadro de funcionários 15 mulheres motoristas. Mas o dado importante é que quatro delas começaram na empresa como cobradores e receberam a oportunidade para a mudança de função.
Patrícia Emília de Almeida (foto), de 25 anos, conseguiu essa transferência. Ela começou a trabalhar no serviço de transporte público como cobradora, em meados de 2010. "Logo quando entrei, comecei a observar o trabalho dos motoristas, me interessei e comecei a perguntar como era o serviço deles".
Após seis meses, Patrícia começou a procurar o que era necessário para poder dirigir veículos do tipo. "Foi aí que fui fazer as aulas e tirar minha habilitação para veículos de transporte de passageiros".
Patrícia explica que continuou seu trabalho de cobradora, sempre observando e aprendendo com os motoristas, até o dia que a chance apareceu. "Vi que abriu vaga para motorista e a empresa me deu a oportunidade de fazer o teste e passei. Além disso, eles continuam me dando apoio para que eu exerça minha nova profissão".
Ela começou na função no dia 25 de julho do ano passado. Nesta data comemora-se o Dia de São Cristóvão, que é o santo protetor dos motoristas, e por isto também é considerado como o dia desta profissão.
"Comemoro aniversário na nova função no mesmo dia dos motoristas. Foi uma coincidência interessante, até porque me identifiquei demais com meu 'novo' trabalho. Tomara que este seja o primeiro de muitos anos como motorista", finaliza Patrícia.
Serviço de Transporte - Cubatão mudou seu sistema de transporte coletivo de passageiros em meados de 2009. Entre várias melhorias, como o aumento de linhas, veículos novos e maior acessibilidade, a volta dos cobradores nos ônibus foi um marco nesta mudança. Além de ser dada prioridade para contratação de mulheres e o primeiro emprego, a volta destes profissionais também acabou com a dupla função exercida pelos motoristas, que precisavam, além de dirigir o veículo, realizar a cobrança das passagens.
Hoje, a Viação Translíder conta com cerca de 120 cobradoras e 15 motoristas mulheres, do total de mais de 160 motoristas, contando o Transporte Coletivo e o Escolar.
Dia do motorista - Comemora-se o Dia do Motorista em 25 de julho porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro deste profissional do volante. Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo".
Certa vez foi carregar um menino e, como a criança ficava cada vez mais pesada, disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes e dos condutores de veículos, tanto profissionais quanto amadores.
20130725 - CMT - Dia do Motorista - VAC
Assessoria CMT
Texto: Victor Andrade Graça
Patrícia Emília de Almeida - motorista CMT
Fotos: Victor Andrade Graça
Fonte: Prefeitura de Cubatão
http://www.cubatao.sp.gov.br/noticias/7438-cobradoras-recebem-oportunidade-como-motoristas-no-transporte-publico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário