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terça-feira, 30 de julho de 2013

Belo Horizonte - Integração entre BH e região metropolitana será beneficiada com novas obras de mobilidade

Publicado em 29/07/2013 18:28:00




O vetor sul da capital receberá novas intervenções que contribuirão com o trânsito naquela região. Por meio de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado será possível implantar um viaduto de transposição na BR-356, no sentido Belo Horizonte/Nova Lima, obra na qual serão investidos R$ 13 milhões. O prefeito Marcio Lacerda participou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, na Cidade Administrativa, da cerimônia na qual o governador Antonio Anastasia assinou a liberação dos recursos para a construção do empreendimento, que contou ainda com o lançamento do Projeto de Manifestação de Interesse (PMI), referente ao trecho Leste do Anel Viário da Região Metropolitana, que será publicado ainda nesta semana no Diário Oficial do Estado.
Um novo viaduto facilitará o acesso a Nova Lima e beneficiará diretamente 120 mil pessoas que passam pela região, cujo tempo de deslocamento será diminuído. A ligação entre a BR-356 e a MG-030 terá 190 metros de extensão e 8 metros de largura, divididos em duas faixas de tráfego, tem capacidade de suportar a circulação de 4 mil veículos nos momentos de maior demanda e cerca de 36 mil ao longo do dia. Pelo convênio assinado, serão investidos R$ 13 milhões para a construção do viaduto, dos quais 10% serão desembolsados pela administração municipal, sendo o restante de responsabilidade do Estado. No começo do ano a mesma região foi beneficiada com a construção da trincheira que recebe tráfego no sentido Nova Lima/Belo Horizonte.
“Já existe um projeto e, portanto, ela poderá ser licitada rapidamente. É possível que iniciemos essas obras ainda neste ano. Penso que com essa proximidade entre as esferas de governo estamos dando hoje mais um passo importante para a melhoria da qualidade da mobilidade na região”, assinalou o prefeito Marcio Lacerda durante o evento. O governador Antonio Anastasia destacou a importância do entrosamento entre estado e município. “É a construção de um viaduto importante na zona sul de Belo Horizonte, de acesso à estrada que leva a Nova Lima e, também para toda aquela região, hoje muito populosa. É um viaduto que a Prefeitura já vinha solicitando há mais tempo e teve a autorização do Governo Federal para fazê-lo. Tenho certeza que terá um fluxo melhor de veículos naquela região”, afirmou.
O novo viaduto será determinante para consolidação do Complexo Viário Sul, conjunto de obras que ligam duas rodovias da região. Ele é parte importante para a ampliação da capacidade do sistema, retirando do atual trevo um considerável número de veículos que atualmente utilizam a interseção. O Complexo Viário Sul irá desafogar o trânsito e melhorar o acesso ao Belvedere, já que não será mais necessário passar pelo bairro.

Rodoanel
Também nesta segunda-feira, dia 29, na Cidade Administrativa, foi lançado o Projeto de Manifestação de Interesse (PMI) que permitirá a realização de estudos de viabilidade e implantação do Rodoanel Leste, que ligará Betim a Ravena, passando por Sabará. “Esse trecho do Rodoanel Leste ligará a região de Olhos d’Água às BRs 262 e 381, passando por trás da Serra do Curral”, especificou o prefeito Marcio Lacerda. Para a realização do empreendimento, o poder público contará com a participação da iniciativa privada. O traçado e o modelo de negócio serão pontos relevantes que vão ser discutidos no PMI. “O mercado, baseado nas especificações do órgão estadual competente, vai propor as possíveis soluções dos pontos de vista técnico, econômico e financeiro, além de mobilidade”, concluiu o prefeito.
A PBH, tendo em vista a competência do Estado na integração metropolitana solicitou a condução da parceria com os municípios envolvidos e a realização dos estudos necessários ao Rodoanel Leste, de forma a manter a coerência com aqueles realizados pelo Governo do Estado no Rodoanel Norte. A construção do novo anel viário na região de Belo Horizonte está prevista para ser feita em três segmentos: o Rodoanel Norte, ligando a BR-381, em Betim, a Ravena, e de responsabilidade do Estado; o Rodoanel Sul, conectando Betim e a BR-040, próximo ao bairro Olhos d’Água, de competência federal; e o Rodoanel Leste, que possibilita o fechamento dessas conexões pelo sentido leste, a ser realizado pela Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

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