Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Real Expresso



Real Expresso

Carroceria: Marcopolo Paradiso
Prefixos: 2809 e 2803

A empresa foi fundada em 16 de outubro de 1953, na cidade de Uberlândia-MG com o nome de REAL AUTOPEÇAS, dedicando-se inicialmente ao transporte de passageiros com linhas pioneiras dentro do triângulo mineiro e à comercialização de veículos, peças e acessórios.


A sua frota era então de seis veículos e a REAL AUTOPEÇAS evoluiu até transformar-se em uma transportadora de passageiros de linhas mais longas, ligando o triângulo mineiro à Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, entre outras cidades.

Com mais de 50 veículos e precisando crescer em função da própria evolução do mercado, recebeu como sócio em 1965, o Sr. JOSÉ AUGUSTO PINHEIRO, que já era proprietário desde 1959 da VIAÇÃO SÃO CRISTÓVÃO, com 16 veículos.

Iniciava-se uma nova fase de expansão, simbolicamente representada pela mudança do nome, em 1973, para REAL EXPRESSO.
Posteriormente a empresa dividiu-se em duas:
REAL EXPRESSO e NACIONAL EXPRESSO, com composições acionárias diferentes e independentes, ficando, então, com 75 veículos e as linhas São Paulo-Brasília, Uberlândia-Brasília, Uberaba-São Paulo e Goiânia-Belo Horizonte, além de outras de menor expressão.

Com uma gestão inovadora para o setor, a REAL EXPRESSO contratou em 1967 uma empresa de consultoria dinamarquesa de nome INSTALATION, para apoiar a reorganização das atividades.

A consultoria resultou em processos de organização de tráfego, formação própria de motoristas, instalações de tacógrafos, construção de pontos de apoio e limites à jornada de trabalho dos motoristas, adoção de suspensão a ar e de motores turbinados e de manutenção preventiva.

A empresa soube aproveitar o processo de crescimento econômico e populacional do centro-oeste brasileiro, optando finalmente pela mudança de sua sede para Brasília em 1981, logo depois de separar as atividades de cargas com a criação da REAL ENCOMENDAS E CARGAS.

A partir da vitória em concorrência pública para exploração da linha Brasília-Porto Alegre, a REAL EXPRESSO procurou incorporar outras linhas e empresas do setor, visando a redução de custos operacionais pela maior escala.

A sua última aquisição visou atender a expansão para o Nordeste com a incorporação da VIAÇÃO ALTO PARAÍSO, em janeiro de 1996.

Assim, a REAL EXPRESSO atua hoje integrando o Centro-Oeste a praticamente todas as regiões do Brasil.

Conheça a Real Expresso:
http://www.realexpresso.com.br

Texto extraído do site da empresa:
http://www.realexpresso.com.br
Fotos:Izaias e Gabriel Corrêa
Divulgação: Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário