Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

C.R.P.I. - Guarujá-SP - Ônibus Novo





Caio Vitória



As 250 crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá-SP (CRPI) receberam um presente no dia 17 de março mde 2009. Um ônibus novo e adaptado, doado pela Translitoral. A entrega do veículo aconteceu na sede da instituição, na Praia do Tombo, em Guarujá.

C.R.P.I
HISTÓRIA

A parceria entre a Translitoral e o CRPI já existe há mais de 25 anos. Antes deste novo ônibus, a empresa já havia cedido outro veículo à instituição. E mais: faz a manutenção permanente de dois ônibus do CRPI, cuidando das revisões periódicas e da higienização. Além disso, todo o combustível utilizado é garantido pela empresa. Para a Translitoral, a parceria com o CRPI é uma honra e um privilégio.

O CRPI foi fundado em 23 de agosto de 1963 pela bailarina Steffi Leonore Asch, falecida no final da década de 1990. Após uma queda durante uma apresentação, ela ficou com uma deficiência em uma das pernas, o que a impediu de continuar sua carreira profissional. Com isso, Steffi fez cursos sobre reabilitação na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo).

Em Guarujá, onde seus pais moravam, ela conheceu um menino com paralisia cerebral e resolveu ajudar, voluntariamente, em sua reabilitação física. Com o tempo, passou a atender outras crianças e jovens com deficiências físicas e neurológicas. Inicialmente, este atendimento era realizado em uma edícula no fundo da casa de seus pais. Até que a ex-bailarina usou um terreno de sua família para construir a sede do CRPI, local em que está até hoje.

Atualmente, a instituição atende, gratuitamente, 250 meninos e meninas de 0 a 18 anos de idade, com deficiências física, auditiva, neurológica e múltiplas. Além de manter uma escola de educação especial, também proporciona atendimento multidisciplinar visando a reabilitação e a inclusão social. O serviço inclui profissionais das áreas de educação, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, medicina, odontologia e assistência social.

Texto extraído do site da Translitoral
Fotos: João Manoel da Silva

Um comentário:

  1. muito lindo esse Ônibus. ele está totalmente modificado mudou a cor de azul pra amarelo, mudou o slogan de CRPI, cuidado crianças. essa foto me fez lembrar quando eu andava nos antigos ônibus do CRPI: o caio Gabriela (1987-1991), caio amélia (1991 -1996) e Thamco falcão adaptado pra cadeirantes ano 1986 (1996-1998).


    gostaria de ver a foto desses ônibus antigos do CRPI.
    obrigado

    ResponderExcluir