Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 16 de maio de 2015

Campinas recebe 41 novos ônibus articulados e acessíveis

06/05/2015 - 15:36


Foto: Jonas mostra os novos ônbus | 
Crédito: Luiz Granzotto

Em mais uma ação de renovação da frota de ônibus que atende o transporte público coletivo do município, Campinas acaba de receber 41 novos veículos. Todos os ônibus, adquiridos pela empresa VB Transportes e Turismos Ltda., são articulados e acessíveis. Essa é a maior entrega de ônibus articulados do Governo Jonas Donizette. A capacidade de transporte de passageiros é 60% maior do que um veículo convencional. O investimento é da ordem de R$ 34 milhões.

A apresentação dos novos ônibus foi realizada no final da manhã desta quarta-feira, dia 6 de maio, na Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães). Na gestão do prefeito Jonas Donizette já são 324 novos veículos incorporados ao sistema; e a acessibilidade da frota atinge a marca de 75,6%.

É sempre uma alegria muito grande quando a gente pode entregar equipamentos que vão ajudar a população. Esses veículos atendem bairros da periferia da cidade e nós vamos avançando na melhoria da qualidade do transporte público em Campinas”, disse o prefeito Jonas durante o evento.

Além do prefeito, também participaram da cerimônia o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, secretários municipais, vereadores, empresários do setor de transporte, representantes de conselhos e lideranças municipais e operadores do sistema.

Esses veículos têm maior número de assentos e podem transportar mais passageiros, com qualidade superior e custo compatível com o serviço prestado. Vamos aproveitar bem esse presente que a cidade está ganhando e continuar uma das principais batalhas da Administração municipal, de melhorar o serviço de transporte”, revelou Carlos Barreiro.

Atendimento

A renovação da frota beneficia 22 mil passageiros por dia, de três linhas do sistema de transporte público coletivo de Campinas. Essas linhas percorrem os eixos da Avenida das Amoreiras e Rodovia Santos Dumont.
As linhas favorecidas são: 1.17 – DIC VI; 1.31 – Terminal Vida Nova; e 1.90 – Jardim São Domingos.

Todos os veículos são acessíveis, dotados de elevador para cadeira de rodas, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais para idosos, obesos, gestantes e mães com criança de colo.

Os veículos articulados têm capacidade para transportar 114 passageiros, sendo 67 sentados e 47 em pé. Um veículo convencional transporta 72 passageiros. A oferta de transporte de passageiros do veículo articulado é de quase 60% a mais sobre o convencional.

Transporte público

Com esses novos veículos, o sistema de transporte público coletivo de Campinas tem 1.236 ônibus em operação. Desse total, 935 são acessíveis (75,6% da frota).

A idade média da frota é de 4,3 anos. Campinas possui 205 linhas de ônibus municipais. Elas atendem quatro áreas:

- Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras, Campo Belo e Aeroporto de Viracopos.

- Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.

- Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição.

- Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Jambeiro e Estrada Velha de Indaiatuba.

Nos últimos 12 meses, o sistema registrou uma média de 634 mil passagens na catraca por dia útil. São 15,6 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 233 mil usuários (pessoas).

Fonte: Prefeitura de Campinas
http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=26819

Nenhum comentário:

Postar um comentário