Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Itamarati 6403 - 0 KM



Carroceria: Marcopolo Torino 2014
Chassi: Mercedes-Benz OF-1721/59 Blue Tec5
Empresa: Itamarati de Ribeirão Preto-SP
Prefixo: 6403
Foto(s): Flávio Oliveira

A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotográficos de Seus Autores  

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

domingo, 24 de agosto de 2014

BRT Transcarioca ganha 9 novas linhas alimentadoras


BRT Transcarioca ganha 9 novas linhas alimentadoras

Na próxima segunda-feira (25/08/2014)), começam a operar nove novas linhas alimentadoras do BRT

Transcarioca. Na última segunda-feira (18), entraram em operação as primeiras quatro linhas, sendo

que três delas fazem integração com a estação Taquara da Transcarioca, e uma com a estação.

As novas nove linhas são:

816A -Capela X Tanque em substituição da 816
Empresa operadora: Litoral Rio

6900A-Méier X Madureira em substituição da 690
Empresa(s) operadora(s): Transurb, Litoral Rio e Redentor

890A - Tanque X Alvorada (via Cidade de Deus) em substituição da 690
Empresa(s) operadora(s): Transurb e Redentor

932A-Gardênia Azul X Tanque em substituição da 732
Empresa(s) operadora(s): Barra

810A-Pontal X Curicica em substituição da 747
Empresa(s) operadora(s): Santa Maria

809A-Curicica X Recreio (via Vargem Grande) em substituição da 749
Empresa(s) operadora(s): Santa Maria

954A-Curicica X Recreio (via Benvindo de Morais) em substituição da SB758
Empresa(s) operadora(s): Santa Maria

875A-Praça Seca X Chácara (Circular) em substituição da 875
Empresa(s) operadora(s): Santa Maria

991-Taquara X Alvorada (via Cidade de Deus) em substituição da 691
Empresa(s) operadora(s): Barra e Redentor

Essas linhas citadas à cima serão as novas linhas alimentadoras que começarão à rodar neta

segunda-feira dia 25 de agosto. Se você quiser saber todas as linhas do Rio vai no site TODAS AS

LINHAS RIO


Foto: João Silva (Andarilho Carioca)
Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)


sábado, 23 de agosto de 2014

Osasco ganha 30 novos ônibus para linhas municipais

06/08/2014



A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, recebeu na manhã do dia 6 de agosto, em frente ao Paço Municipal, 30 novos ônibus que atuarão nas linhas municipais operadas pela Viação Osasco. Os veículos foram supervisionados e liberados para operação pelo prefeito Jorge Lapas.

A ação segue uma determinação da Prefeitura, prevista em contrato, que exige a substituição dos ônibus, após um determinado tempo de uso. O prazo médio nacional é de 10 anos de uso, mas em Osasco esse prazo é de 4,5 anos.  

“Os novos veículos possuem equipamentos de acessibilidade de embarque, com isso, chegamos a um índice de 75% da frota com este mecanismo. Vamos chegar a 100% até o final do ano, conforme está previsto no contrato”, destacou Jorge Lapas.

A nova frota substituirá os ônibus mais antigos da empresa. Os coletivos possuem sistema de filmagem, com captação de imagens através de três câmeras de segurança; bancos com revestimentos duplos e apoio de cabeça mais alto, proporcionando mais conforto e segurança; assentos reservados com identificação de cor; balaústre de sinalização de parada com relevo e identificação de cor; sistema de leads para iluminação no interior do ônibus e no painel de itinerário; elevador motorizado para embarque de deficiente; espaço para cadeirante, sistema de vedação de ruídos interno, entre outros benefícios. 

Durante a apresentação dos coletivos, o diretor de operações da Viação Osasco, Roberto Bertolini frisou a importância da renovação da frota. “É importante mantermos os ônibus novos em operação, primeiro para garantir conforto e segurança aos nossos usuários e segundo para economizar na questão da manutenção”, disse. 
Atualmente, a Viação Osasco conta com uma frota de 175 carros e atende mensalmente 2,2 milhões de passageiros. Cada ônibus roda em média 220 km/dia, dependendo do itinerário. 

Participaram da entrega dos ônibus os secretário municipais André Santiago (Segurança e Controle Urbano); Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais); Roberto Trapp (Comunicação); o presidente da CMTO, Paulo Arnoni;o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Siqueira; os vereadores Josias da Juco e Rogério Silva, além do chefe de tráfego da Viação Osasco, José Estevão da Silva, do diretor-presidente da Viação Osasco, Felipe Ricardo B. Santos e do diretor operacional da Viação Osasco, Roberto Bertolini, entre outras autoridades.


Crédito: Olga Liotta (texto) Ivan Cruz SECOM/PMO (fotos)
Fonte: Prefeitura de Osasco
http://www.osasco.sp.gov.br/

Campina Grande - Prefeito entrega novos ônibus coletivos e assegura renovação de 20% da frota

agosto 20, 2014

onibus_coletivos

romero_onibus

Os usuários do sistema de transporte coletivo de Campina Grande receberam nesta terça-feira, 19 de agosto, dez novos ônibus que passaram a fazer parte da frota do município. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões (cerca de R$ 400 mil por ônibus) e representa o início do processo de renovação de 20% da frota local, composta atualmente por 220 veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros.
Os novos veículos, que pertencem à empresa Transnacional, do Grupo A. Cândido, foram entregues no pátio em frente à Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), com as presenças do prefeito Romero Rodrigues, diretores do Grupo A. Cândido e membros do Conselho Municipal de Transporte Público (COMUTP).
O prefeito Romero Rodrigues lembrou que a aquisição desses novos veículos estava assegurada pelas empresas do transporte coletivo desde julho passado, em atendimento às exigências do COMUTP. “Desde o início da gestão havia o compromisso de renovação da frota, o que foi garantido quando da última reunião do Conselho. Quando decidiu-se pelo reajuste da tarifa, houve o compromisso, acordado com os empresários do sistema de transporte coletivo, de renovação da frota “, declarou Romero.
onibus_coletivosSegundo Romero Rodrigues, além dos dez veículos entregues nesta terça-feira, outros dez coletivos zero quilômetro serão entregues à população de Campina Grande nos próximos meses, garantindo a renovação de 20% da frota atual. Além de veículos novos, haverá ainda neste ano a entrega de 13 ônibus seminovos. “Gradativamente, será feita a renovação da frota”, disse o prefeito.
Na opinião de Socorro Nascimento, membro da União Campinense de Equipes Sociais (UCES) e do COMUTP, a aquisição desses novos veículos comprova a abertura de diálogo entre a PMCG, por meio da STTP, e as empresas que fazem o transporte de passageiros da cidade. “O prefeito Romero Rodrigues dá acesso para que possamos trabalhar de igual para igual, tirando a visão de que a COMUTP trabalha apenas para o reajuste de passagem, mas mostrando à população que a COMUTP trabalha em favor da melhoria do transporte público para a população”, declarou.
Os dez novos veículos entregues dispõem de equipamentos que facilitam o acesso de usuários que apresentam deficiência física, a exemplo dos cadeirantes. Todos os veículos serão abastecidos com o óleo diesel S10, cujas análises comprovaram ser menos poluente que outros disponíveis no mercado, além de permitir uma melhor ignição do automóvel.
O diretor executivo da Comtranslegal, Anchieta Bernardino, disse que a renovação da frota oferecerá ao usuário um serviço mais rápido e eficiente. Os próximos dez ônibus que serão entregues ainda neste ano, segundo Anchieta, deverão ser da empresa Nacional. Há ainda estudos para viabilizar o financiamento de veículos novos para empresas de menor porte que integram o sistema de transporte coletivo.
Fonte: Prefeitura Campina Grande
http://pmcg.org.br/prefeito-entrega-novos-onibus-coletivos-e-assegura-renovacao-de-20-da-frota/

Transporte coletivo de Passos ganha novos ônibus

Passos, 22 de agosto de 2014.

Image
O diretor da Cisne, Élio Marques, e Ataíde Vilela durante a apresentação dos veículos

O transporte coletivo de Passos ganhou três novos ônibus nesta sexta-feira, para aumentar a qualidade e a capacidade do serviço, segundo a concessionária do setor, a empresa Cisne. Os veículos foram apresentados ao prefeito Ataíde Vilela, em frente ao prédio da Prefeitura, à Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), e irão substituir três ônibus menores, levando 52% a mais de passageiros.
    Segundo o diretor administrativo da empresa, Élio Moreira Marques, os novos ônibus devem aumentar a velocidade operacional, proporcionando uma melhoria na  qualidade do transporte na cidade e um crescimento em capacidade. “Com isso, a rotatividade entre as pessoas será maior. Nós precisamos ganhar tempo para cumprir o circuito completo”, afirmou.

    O prefeito Ataíde Vilela aproveitou a apresentação dos ônibus para cobrar da empresa a cobertura dos bairros que hoje estão sem linha de circular e disse que o transporte coletivo faz parte do plano municipal de mobilidade urbana.
    “Nós estamos passando para a empresa os bairros que não estão sendo assistidos com linhas do transporte coletivo. Com o plano de mobilidade urbana, nós iremos melhorar o transporte em geral para todos os transeuntes, ou seja, os motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres”, explicou. 

Fonte: Prefeitura de Passos
http://www.passos.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3625

Manaus - Prefeitura conclui primeiro corredor viário do BRS

13/08/14 | 20:37

platbrs2

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou, nesta terça-feira, 12, o trecho conclusivo do primeiro corredor viário do Bus Rapid System (BRS), que corresponde às avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, na zona Norte, composto por 13 plataformas. O prefeito destacou que o BRS é o primeiro passo para se resolver o problema do transporte coletivo da capital.

“Para resolver só com uma tecnologia superior, que pode ser o Bus Rapid Transit (BRT), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneus (VLP). Até lá, estamos fazendo o possível, implantando o BRS gradualmente para que a população se adeque ao sistema sem traumas e melhorando a malha viária da capital. Tudo para dar mais fluidez ao trânsito estrangulado em que hoje vivemos com 6,5 mil carros novos sendo emplacados todos os meses”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 41 estações formam essa primeira fase do sistema, compreendendo as avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Autaz Mirim, Camapuã, Noel Nutels e Max Teixeira, além da Alameda Cosme Ferreira. “Essas plataformas são decentes. Não são paradas e sim estações verdadeiras, que proporcionam mais conforto aos usuários. Agora, trabalharemos outras alterações no trânsito da cidade para tornar o transporte coletivo mais eficiente”, completou Arthur.

Quem utiliza o sistema aprovou as melhorias na estrutura das plataformas, que ganharam nova cobertura em estrutura metálica, pintura e sinalização adequada. “É uma mudança muito grande em comparação ao que era antes. Era frequente vermos caminhões arrancando parte da estrutura das antigas plataformas porque foram mal projetadas. Agora, está 100% melhor, com mais segurança e conforto”, destacou o trabalhador autônomo, Edson Allen, de 32 anos.

Faixa exclusiva
Foram investidos, aproximadamente, R$ 1,6 milhões na requalificação das 41 plataformas do BRS. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), três linhas, com 38 ônibus articulados, já estarão atuando no novo trecho do BRS e as faixas exclusivas continuarão a ser implantadas gradualmente.

“O próximo passo é a sinalização com a faixa azul. Alguns trechos serão exclusivos e outros não, terão que ser compartilhados com os demais veículos, mas com prioridade para os ônibus. Trafegando pela esquerda, junto ao canteiro central, é possível dar mais velocidade ao tempo de viagem das linhas, que é a principal reclamação dos usuários”, explicou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

REPORTAGEM: Alita Falcão
FOTOS: Arlesson Sicsú
Fonte: Prefeitura de Manaus
http://www.manaus.am.gov.br/2014/08/13/prefeitura-conclui-primeiro-corredor-viario-do-brs/

Peruíbe recebe oito micro-ônibus novos para compor a frota do transporte municipal

17 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADO ÀS 12H40 
POR: #SANTAPORTAL




PERUÍBE - Os moradores de Peruíbe contam com reforço no transporte público municipal. No sábado (16), oito novos micro-ônibus foram disponibilizados e apresentados pela empresa Estrela Maior, responsável pelo serviço na cidade.

Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência física e possuem poltronas reservadas para gestantes e idosos.Uma cerimônia foi realizada em frente a prefeitura, e após a solenidade, as autoridades presentes e convidados participaram de umtest drive nos novos veículos.

Essa aquisição atende ao Plano de Melhorias no Transporte Público, de acordo com as solicitações da Administração Municipal à empresa.

Fonte: Santa Portal
http://santaportal.com.br/4846-frota-municipal-de-peruibe-recebe-oito-novos-micro-onibus

Ônibus elétrico será testado no transporte coletivo de Curitiba a partir de setembro

19/08/2014 09:33:00

principal

A Urbs vai iniciar em setembro um período de testes com um ônibus movido exclusivamente a eletricidade. Os testes serão feitos ao longo de três meses a partir do final de setembro, para verificação da performance do ônibus em diferentes linhas do sistema de transporte coletivo da cidade.
O ônibus, produzido pela chinesa BYD, tem um consumo de energia 75% menor do que um veículo similar movido a diesel e, segundo a empresa, é totalmente silencioso, não poluente e confortável para o usuário.
O ônibus pode rodar até 250 quilômetros sem uma nova recarga e a operação de carga de energia é feita em quatro horas. O veículo é do tipo Padron, o mesmo adotado em Curitiba para o sistema Linha Direta, os ônibus conhecidos como Ligeirinhos.
O modelo que será testado em Curitiba, segundo o diretor de Marketing da BYD, Adalberto Maluf Filho, foi produzido na China, mas será fabricado no Brasil a partir do ano que vem pela unidade da empresa em Campinas (SP). A BYD vai produzir no Brasil chassis de ônibus 100% elétricos.
“Temos muito interesse em estar em Curitiba, cidade que exerce um papel de liderança muito grande na área de transporte coletivo e mobilidade”, afirma Adalberto Maluf. “Curitiba tem um histórico importante no transporte e novos projetos de mobilidade que confirmam esta liderança. É importante que nosso ônibus seja testado aqui”, afirma.
O ônibus elétrico da BYD está sendo testado em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília e três cidades do interior de São Paulo: Sorocaba, Piracicaba e Campinas. “Os resultados têm sido satisfatórios, mas testá-lo em Curitiba é essencial”, afirma o diretor de Marketing da BID.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/onibus-eletrico-sera-testado-no-transporte-coletivo-de-curitiba-a-partir-de-setembro/33853

Campinas tem mais uma edição do Passe Lazer neste domingo

22/08/2014 - 11:08


Crédito: Divulgação

A próxima edição do Passe Lazer em Campinas será no domingo, dia 24 de agosto. Com o benefício, o usuário do transporte público coletivo de Campinas paga a metade da tarifa pela viagem. A passagem de ônibus cai para R$ 1,65. Nos dias normais, o custo é de R$ 3,30.

O Passe Lazer vale para pagamento com o cartão do Bilhete Único Comum. O Bilhete Único ainda proporciona a vantagem da integração, onde o usuário pode fazer até duas integrações (utilizar três ônibus), num período de 2h, pagando apenas uma tarifa. Também vale para pagamento em dinheiro, mas é bom lembrar que no dia 1º de outubro essa opção de pagamento não será mais aceita dentro dos veículos.

O benefício não vale para quem tem o Bilhete Único Escolar, que já possui 60% de desconto no valor da tarifa; e, também, para quem tem o Bilhete Único Vale-Transporte, por ser um valor antecipado que a empresa empregadora presta ao funcionário, para seu deslocamento ao trabalho. Quem tem o cartão de Bilhete Único Idoso ou Gratuito não paga a tarifa de ônibus.

A cobrança indevida da tarifa de ônibus, nos dias de Passe Lazer, deve ser denunciada para a Emdec, pelo telefone (19) 3772-1517. É importante anotar o horário, linha e prefixo do veículo.

Fonte: Prefeitura de Campinas
http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=24235

São Paulo - M’Boi Mirim é beneficiado com obras de mobilidade urbana, drenagem e habitação

09:52 20/08/2014


Atualmente, estão andamento na região obras do corredor de ônibus e duplicação na avenida M’Boi Mirim, pontes sobre o córrego Embu Mirim, canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, além de sistema viário com ciclovia e três viadutos


Uma das subprefeituras com maior número de moradores de acordo com o Censo 2010, com quase 565 mil habitantes, a região do M’Boi Mirim, na zona sul, vem se transformando com uma série de investimentos feitos pela Prefeitura de São Paulo desde o início de 2013. Atualmente estão andamento três grandes obras nas áreas de mobilidade urbana e drenagem, que somam mais de R$ 700 milhões em investimentos. Além disso, a região também está sendo beneficiada pela produção de moradias com mais de 2,6 mil unidades contratadas e pelo Programa de Reurbanização de Favelas, que vai beneficiar mais de 8,5 mil famílias. A região ganhou ainda mais 1,5 mil novos pontos de iluminação desde o ano passado.


A primeira obra da atual gestão no M’Boi Mirim foi iniciada em fevereiro do ano passado e engloba a canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, além da construção de um sistema viário na região. Com investimentos de R$ 600 milhões, a obra prevê a canalização do Ponte Baixa, desde o canal do Guarapiranga até a estrada M' Boi Mirim, totalizando cerca de 3 quilômetros. O córrego está sendo ampliado de 4 metros de largura para 16,5 metros, com trechos em canal aberto e outros em galerias retangulares fechadas, com 3,5 metros de altura. A medida representa um aumento de vazão de quatro vezes a capacidade.



Já o córrego Jardim Letícia, que é afluente da margem esquerda do córrego Ponte Baixa, será canalizado em uma extensão de 900 metros, com a implantação de um parque linear na extensão da canalização. Estão previstas ainda obras viárias com a execução de vias ao lado do canal, com ciclovias e áreas verdes, entre a avenida Guido Caloi e a rua Daniel Klein, em um trecho de aproximadamente 3 quilômetros. Três viadutos de interligação – dois na ligação com a Guido Caloi e um no início do trecho na ligação com avenida M'boi Mirim – também fazem parte das obras. As obras deverão ser entregues no primeiro semestre de 2016.



Transporte público
A área com maior volume de intervenções e investimentos da Prefeitura no M’Boi Mirim é a mobilidade urbana, com uma obra em andamento e outras seis futuras. 



Com extensão de 8 quilômetros, o corredor M’boi Mirim tem investimentos de R$ 99 milhões e foi iniciado em novembro do ano passado. A via para ônibus passa pela estrada do M’ Boi Mirim e avenida Guarapiranga, desde o terminal Jardim Ângela até a Estação de Transferência Vitor Manzini. O espaço contará com piso de concreto, paradas à esquerda, novos e modernos abrigos, com a implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi. A obra deverá ser entregue em 2015.



Obras de outros cinco corredores de ônibus na estrada da Baronesa, avenida Guarapiranga-Guaravituba, M’Boi Mirim-Estrada da Cachoeirinha, Carlos Caldeira Filho e Belmira Marin também estão previstas para serem iniciadas pela atual gestão. As obras, que somam mais de 26 quilômetros de novos corredores, têm investimentos previstos de quase R$ 1,7 bilhão. M’Boi Mirim deverá ganhar um terminal urbano no Jardim Ângela com um novo acesso.



Obras viárias
Também iniciadas em novembro do ano passado, as obras de duplicação da estrada do M’Boi Mirim entre a rua Isabel de Oliveira e a estrada da Baronesa, incluindo entroncamento com a estrada da Cachoeirinha, estão adiantadas. Das duas pontes que serão construídas sobre o rio Embu Mirim, uma já foi entregue em abril deste ano e a segunda deverá ser inaugurada até o fim deste ano. As obras das pontes contam com investimentos de R$ 16,3 milhões.



Habitação
Outra área que também vem recebendo investimentos da Prefeitura na região do M’Boi Mirim é a habitação. Atualmente 880 novas unidades habitacionais estão em obras na região, das quais 132 já foram concluídas pela Secretaria Municipal da Habitação. Outras 2.618 novas moradias estão já contratadas e 560 em fase de projeto. No Programa de Urbanização de Favelas, mais de 8.524 mil famílias da região serão beneficiadas.



Iluminação
A região também recebeu melhorias na iluminação com mais de 1.507 pontos novos implantados pela Departamento de Iluminação Pública (Ilume), além da modernização de 458 pontos, substituindo lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3576

Praia Grande - Linha de ônibus tem horário de funcionamento ampliado

Linha 97 terá primeira saída do Terminal Tude Bastos às 7h28
21/8/2014 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
A linha de ônibus municipal 97, que faz o trajeto entre o Terminal Rodoviário Tude Bastos e o Shopping Litoral Plaza, em Praia Grande, tem seu horário de funcionamento ampliado a partir desta quinta-feira (21). A primeira saída do ônibus, que antes acontecia às 8h30, agora é realizada às 7h28. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), responsável pela ação, a mudança beneficiará funcionários do centro comercial e de usuários do Poupatempo, localizado no espaço.

Serviço - Sugestões, solicitações, reclamações e informações relacionadas a transporte público municipal podem ser feitas pelo telefone 3491-6064 ou pelo email setransp@praiagrande.sp.gov.br. A Setransp fica localizada dentro do Terminal Tude Bastos (Avenida do Trabalhador, 2, Bairro Sítio do Campo), e o atendimento a população acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h30.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Cubatão - CMT realiza blitz nos veículos do Transporte Alternativo

20/08/2014


Apenas dois veículos do sistema apresentaram problemas
 
A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 20, uma blitz de fiscalização nos veículos do Transporte Alternativo na Ponte do Rio Cubatão. A ação teve como objetivo verificar a condição dos veículos do sistema, funcionamento do elevador para deficientes, pontualidade do serviço e documentações.

De acordo com o diretor Operacional da CMT, Uziel Gonçalves, dois dos 30 veículos vistoriados foram tirados do serviço devido a problemas no elevador. "Eles só voltam para a linha depois de arrumarem o equipamento e passar por um novo teste feito pela autarquia", explicou. Não houve outro tipo de problema durante a verificação.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMT
Texto: Victor Andrade Graça - Mtb 44.186/SP
Companhia Municipal de TransitoFonte: Prefeitura de Cubatãohttp://www.cubatao.sp.gov.br/noticias/8978-cmt-realiza-blitz-nos-veiculos-do-transporte-alternativo/#.U_kJq_mwJz4

Santos - Projeto do Teleférico é apresentado aos moradores dos morros

12AGO

Dúvidas e questionamentos sobre a implantação do Sistema de Teleféricos nos morros da cidade foram dirimidas nesta segunda-feira (11) à noite pelo presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves Lima Jr., durante reunião realizada no Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro do São Bento. O encontro reuniu lideranças e moradores daquela região. Um vídeo foi exibido mostrando o funcionamento do sistema do modal.
Os moradores conheceram o projeto em detalhes. O teleférico fará um percurso de 4 km de extensão a uma velocidade de 17km/h, transportando 1000 passageiros/hora em cada sentido e cerca de 12 mil por dia. Serão 66 cabines (para oito pessoas) e cinco estações dotadas de completa infraestrutura: Valongo, São Bento, Vila Progresso, Nova Cintra e Caneleira. O tempo de viagem durará 15 minutos.
“O sistema vai agilizar o deslocamento dos moradores dos morros e será integrado a um pacote maior de obras de mobilidade urbana, do qual fazem parte também corredores de ônibus ligando o Centro Histórico à Zona Noroeste, uma ponte no Rio São Jorge entre São Manoel e Piratininga e um viaduto na Av. Martins Fontes, o que beneficiará cerca de 200 mil pessoas”, destacou o presidente da CET.
Licitação
A prefeitura, conforme ressaltou, deverá enviar documentos e o RAP (Relatório Ambiental Prévio) à Cetesb até setembro. “Após a aprovação das análises, vamos iniciar o processo licitatório. As obras deverão ter início até o final de 2016, com prazo de 24 meses para execução. O financiado será com verba do PAC Mobilidade Médias Cidades.
Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves, salientou a clareza do projeto quanto às negociações com os moradores e a preservação do meio ambiente. “Realizaremos reuniões e já iniciamos as conversações com alguns moradores da área. Todos serão respeitados quanto aos seus direitos”.
Expectativa
Os moradores da Vila Progresso, Ozéias Silva (residente há 48 anos) e Maria das Graças Alves do Santos (há quase 30 anos) estão entusiasmados com o projeto. “Acho uma evolução para a comunidade dos morros, já que o teleférico vai permitir uma integração mais rápida com as demais regiões da cidade e outros benefícios”, disse Ozéias.
“Além do transporte e mais urbanização, o teleférico servirá como atração turística, já que a vista do morro sobre a cidade é linda”, completou Maria das Graças.
Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/noticia/909726/projeto-do-telef-rico-apresentado-aos-moradores-dos-morros

Santos - Grupo técnico é criado para elaborar Plano Municipal de Mobilidade Urbana

14AGO

Estudos, levantamentos e relatórios técnicos; promoção de debates, discussões e de articulação para troca de experiências; realização de audiências e consultas públicas. Estes são alguns dos objetivos do Grupo Técnico de Trabalho para Elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, instituído por meio do decreto nº 6.880, publicado no último dia 12 no Diário Oficial.
O grupo será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e composto por dois representantes do Gabinete do Prefeito, três da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e dois da Secretaria de Infraestrutura e Edificações. E mais: um da pasta de Meio Ambiente; outro de Assuntos Portuários e Marítimos; um da Secretaria de Defesa da Cidadania, e três da CET.
Os membros ainda serão nomeados em portaria, com indicação do coordenador do grupo, que poderá convidar para as reuniões representantes dos órgãos federais, estaduais e municipais, além de entidades privadas e ONG’s.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves, a primeira reunião será dia 25, para tratar dos planos estratégicos de trabalho, que envolvem: diagnóstico, avaliação das ações de mobilidade já em discussão, como teleférico VLT, corredores de ônibus e túneis. “O trabalho também envolverá as ações específicas de trânsito, mas sobretudo como fazer um diagnóstico que possa nortear iniciativas e estratégias”, disse.

Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/noticia/912142/grupo-t-cnico-criado-para-elaborar-plano-municipal-de-mobilidade-urbana

Santos - Comissão definirá licitação dos corredores de ônibus

15AGO

A construção de dois corredores de ônibus ligando a região Central à Zona Noroeste, com extensão total de 21 km, será definida pela Comissão Especial e Transitória criada pela prefeitura por meio do decreto n° 6.879, publicado no Diário Oficial do último dia 11. O grupo definirá sobre as etapas do procedimento licitatório, na modalidade concorrência, para a escolha da empresa responsável pelo projeto executivo e execução das obras.
A comissão é vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), reunindo integrantes desta pasta, além da secretaria de Gestão (Seges) e CET - órgão responsável pela elaboração do projeto básico. A presidência está a cargo da chefe do Departamento de Licitações (Delis), Mariana Cavaleiro.
Proposta
Estão previstas duas faixas exclusivas e preferenciais de ônibus. O trecho 1 é formado pelas avenidas Visconde de São Leopoldo, Martins Fontes, Getúlio Vargas e Nossa Senhora de Fátima, totalizando aproximadamente 11 quilômetros.
Já no trecho 2 estão inclusas as seguintes vias: Jovino de Melo, José Dias de Moraes, Cristiano Solano, Zelnor Paiva de Magalhães, Hugo Maia, Álvaro Guimarães, Manoel Ferramenta Junior, Afonso Schmidt, Laurindo Chaves, prolongando-se até os bairros do Piratininga e São Manoel, com trajeto de aproximadamente 10 quilômetros.
Os recursos são provenientes do programa PAC Médias Cidades, do governo federal, financiado pela Caixa Econômica Federal. A melhoria da mobilidade urbana será realizada pela priorização do transporte público em relação ao transporte individual, proporcionando um deslocamento mais rápido entre a Região Central e a Zona Noroeste.
Com esta medida será assegurada significativa melhora da mobilidade urbana em diversos bairros da Zona Noroeste, especialmente no Santa Maria, Bom Retiro, Rádio Clube, Castelo, Areia Branca, São Jorge e Caneleira.

Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/noticia/913144/comiss-o-definir-licita-o-dos-corredores-de-nibus

Santos - Castramóvel atende na Área Continental

21AGO

Atualizado em: 21 ago 2014 às 09h
O Castramóvel estará em Monte Cabrão, Área Continental, nesta segunda-feira (25), para cirurgias gratuitas de castração animal previamente marcadas. O atendimento será a partir da 9h. Donos de animais que não conseguiram vaga para atendimento terão nova oportunidade em setembro. É que no próximo mês a unidade móvel da prefeitura voltará à região: estará dia 11 em Caruara e dia 25 em Monte Cabrão.
Para animais de Caruara, o agendamento tem início no próximo dia 2, a partir das 9h, na praça Encarnacion Alves Corpas s/nº. Já em Monte Cabrão, começa no dia 16, na Praça Principal s/nº. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3268-1255, das 9h às 15h, na Administração Regional da Área Continental.
A estimativa da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Semam), é atender cerca de 20 animais em cada bairro.
Para atendimento, cães e gatos devem estar em jejum completo (sem água e comida) a partir das 23h do dia anterior. No caso de cachorros, é preciso levar colar protetor, toalha ou cobertor.
Os gatos, em caixa transporte ou carrinho de feira, com toalha ou cobertor. O Castramóvel, entregue pela Prefeitura no final de junho, já realizou mais de 150 procedimentos. O veículo é equipado com mesas cirúrgicas, pia e ar-condicionado.
Foto: Susan Hortas

Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/noticia/920440/castram-vel-atende-na-rea-continental

MAN vende 46 novos chassis Volksbus ao Equador

  • 13.08.2014

Fotos: arquivo Intrans

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, fornecerá 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. A entrega será feita por meio do importador local da marca no país, a Intrans. 

Junto com as novas unidades, o pacote negociado pela montadora conta ainda com contrato de manutenção exclusivo para os novos ônibus, treinamento especial de operadores e mecânicos e uma área especial localizada dentro da cooperativa com a oferta de peças e acessórios que atenderão às novas unidades, sob a responsabilidade do importador. 

“A escolha dos novos ônibus se deu devido ao baixo custo de manutenção das unidades firmado por meio do exclusivo contrato de manutenção que oferecemos aos responsáveis pela cooperativa de ônibus de Guayaquil. Além disso, a robustez e o desempenho de nossas unidades foram fatores relevantes na decisão pela marca Volkswagen”, afirma Ricardo Albuquerque, gerente executivo de Vendas Internacionais da MAN Latin America. 

O primeiro lote de 16 unidades já se encontra em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus serão entregues até o mês de setembro e circularão pelos distritos de Orquídeas e Samborondón. 

A cooperativa José Joaquin de Olmedo atualmente é a maior cooperativa de ônibus da cidade de Guayaquil e conta com aproximadamente 100 ônibus em circulação. As cooperativas Gran Colombia e Pascoales serão as próximas a receber novas unidades Volksbus nos próximos dias.

Fonte: MAN Latin America
http://www.man-la.com/sala-de-imprensa/33-noticia-sem-categoria/20624-man-vende-46-novos-chassis-volksbus-ao-equador